Logística durante feriados: como as datas impactam o setor

Logística durante feriados e seu impacto no setor
Aqui você encontra

Nesse artigo falamos sobre a logística durante feriados e como essas datas afetam o setor logístico.


Os feriados sempre foram uma faca de dois gumes para o setor logístico.

Ao mesmo tempo que as demandas em feriados específicos aumentam consideravelmente, sendo uma boa oportunidade para vender, se a logística da empresa não estiver preparada para suprir essa alta de pedidos, não atender a expectativa do consumidor pode ser um problema.

Alguns feriados de maior impacto na logística:

  • Carnaval;
  • Dia do consumidor; 
  • Dia das mães;
  • Dia dos namorados; 
  • Dia das crianças;
  • Black Friday; 
  • Natal;
  • Ano Novo.

Abaixo, falaremos sobre as principais e mais importantes datas para a logística.

1 → Porque ficar de olho nos feriados 

Feriados extendidos

No Brasil, temos feriados espalhados ao longo do ano que afetam bastante a logística.

No carnaval, por exemplo: durante 4 dias, ou mais, dependendo da cidade, muitos fornecedores fecham as portas. 

Alguns produtos de consumo bem específicos são os que sofrem uma alta de demanda já uma semana antes da data festiva.

A alta procura por bebidas, por exemplo, é uma constante.

Alguns comércios chegam a relatar ruptura de  produtos.

Cidades do interior, entre todas, são as mais afetadas pelos carnavais de rua e por isso, é importante que estejam preparadas com antecedência para a data.

O impacto na logística de varejo

Há certas datas em que a logística do varejo é a mais afetada.

Nesses períodos, as buscas aumentam bastante, como mostram alguns dados do relatório desenvolvido pela AlliN em parceria com a Left. 

No dia do consumidor de 2021, o e-commerce, por exemplo, vendeu R$ 6,3 bilhões logo na primeira quinzena de março.

Isso indica um aumento de 85% comparado ao ano anterior.

Já nos dias das mães, é interessante observar que há uma alta procura por itens específicos como:

  • roupas;
  • calçados;
  • perfumes;
  • eletrodomésticos;
  • flores;
  • cosméticos. 

Outra particularidade voltada para o setor logístico, é que há toda uma atenção voltada para a qualidade, por ser uma data sensível às famílias. 

Não é de bom tom deixar que produtos mais delicados como perfumes e eletrodomésticos sofram quaisquer danos no transporte até chegar às mães.

Esse cuidado faz da logística de armazenagem e da logística de transporte, peças fundamentais para que a data seja promissora para o comércio.

Semelhante ao dia das mães, onde nichos específicos de mercadorias sofrem uma alta procura, no dia dos namorados temos ainda alguns adicionais com bebidas e pelúcias.

Alguns detalhes também são interessantes de se observar, como na pesquisa feita pela Mind Miners a serviço do Grupo Globo a respeito do dia dos namorados, que passou de 2022.

A pesquisa apontava que as mulheres tinham uma intenção de compra planejada com pelo menos um mês de antecedência, enquanto os homens deixavam para realizar a compra na mesma data.

Seguindo essa linha, enquanto as mulheres preferem presentear com roupas, os homens optam por flores ou chocolates.

É claro que não podemos levar dados assim ao extremo, pois o país é imenso e populoso, mas ter indicadores como esses é importante para o setor logístico se preparar adequadamente e já entender a intenção de compra dos possíveis clientes.

Nos dados apurados pela Serasa Experian, na semana que antecedeu o dia das crianças em 2022, as vendas aumentaram 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior em que foram gastos pelos consumidores cerca de R$ 10,93 bilhões.

Além disso, a data teve o melhor desempenho nos últimos 10 anos, com um aumento de 7,7% em relação a 2012.

Final de ano

A Black Friday, que é realizada na última sexta-feira do mês de novembro, é conhecida pelos descontos significativos dos mais diversos produtos em todos os tipos de comércio, tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.

Aqui no Brasil ela ocorre desde 2010 e seu recorde foi em 2018, quando somente as vendas do e-commerce juntas, foram responsáveis por R$ 2,1 bilhões.

Para o e-commerce que possui uma logística própria, é muito importante verificar com antecedência as condições das frotas de veículos e garantir que estejam preparados para acompanhar as demandas da Black Friday e o restante do fim de ano.

Em dezembro, com apenas cinco dias que as separam, o Natal e o Ano Novo encerram o ano comercial com chave de ouro, pegando ainda um pouco do embalo da Black Friday do mês anterior.

Não há nicho específico, há mercadorias de todos os tipos, preços e gostos para serem vendidas.

O Ano Novo embora não seja uma data que usemos para presentear e sim para comemorar com a família, junto ao Natal, impacta demais a logística.

É uma semana de constante movimentação nesse setor, e se pararmos pra pensar, o próprio mês já inicia de um jeito atípico.

A logística precisa se preparar com algumas semanas de antecedência para a alta demanda do Natal que por contemplar todo tipo de área e produto, exige da gestão logística uma atenção bem maior em todas as áreas, desde o armazém até a saída para o transporte.

Quando chega o ano novo, algo semelhante ao que ocorre no carnaval se repete: as viagens.

É uma época de encerramento onde tudo que as pessoas querem é sair de férias para rever familiares em outras regiões. 

A venda de combustível e também de bebidas dispara, fazendo com que ter uma distribuição e um planejamento de estoque respectivamente, façam a diferença.

2 → Logística durante feriados chineses 

Ano Novo Chinês e Golden Week

Você pode até se perguntar por que feriados do outro lado do planeta afetariam nossa logística, mas acredite, afetam e muito.

Quando falamos da China, onde o alto volume de contêineres entrando e saindo do país é enorme e boa parte das mercadorias que vendemos aqui vêm lá, é certo que qualquer alteração no calendário chinês irá impactar o comércio nacional.

De todos os feriados, os mais significativos são o Ano Novo chinês e a Golden Week.

O Ano Novo chinês não tem uma data fixa, pois depende do calendário lunar, mas geralmente acontece entre os meses de janeiro e fevereiro. 

Nesse período, as atividades comerciais são suspensas e isso gera um impacto direto nos portos da China, consequentemente afetando o recebimento de mercadorias aqui no Brasil.

Já a Golden Week é uma semana inteira de comemoração patriota realizada na China do dia 1 ao dia 7 de outubro, em homenagem à fundação da República Popular da China, com objetivo de estimular o turismo e reconhecimento da independência chinesa, oficializada no fim da década de 40.

Os importadores mais experientes e acostumados com essas épocas, geralmente já se previnem adiantando os pedidos o máximo que podem, garantindo assim uma entrega anterior ao início das festividades chinesas e um estoque que aguente o período ocioso que as embarcações passam.

O aumento dos custos de frete também é uma consequência, pois temos um excesso de cargas somado à falta de espaço nos navios e uma disponibilidade de transporte bem reduzida. 

3 → Como atender as altas demandas 

Agora que conhecemos os principais feriados que afetam a logística brasileira, vamos falar um pouco sobre quais os melhores passos para poder minimizar o impacto deixado por essas datas.

Faça um planejamento 

Ficar de olho nas datas festivas, tanto internacionais quanto nacionais é o básico para qualquer gestor logístico que queira se preparar para atender as demandas sem atrasos.

Da parte comercial, o planejamento focado em promoções deve ser uma das primeiras coisas a se pensar, analisando não apenas o mercado como um todo (incluindo concorrentes) como também o histórico da empresa nos últimos anos em determinado feriado.

Ter uma base de dados de fácil acesso em que esses dados sejam disponibilizados para os responsáveis, já facilita bastante esse planejamento estratégico.

Do ponto de vista logístico, é importante que o setor também esteja alinhado com o comercial, para que não haja o famoso “passo maior que a perna”.

Lembrem-se que são datas onde o transporte sofre com congestionamentos e isso deve ser levado em conta antes de planejar operações de proporções maiores do que realmente a empresa possa arcar, assim como as limitações impostas pelos próprios feriados.

Cuide do controle de estoque 

O armazenamento é um dos mais importantes fatores que contribuem para que a logística não se perca quando essas datas aparecem.

A primeira coisa a se fazer é registrar por ordem do calendário as próximas datas e definir quais devem ser priorizadas pela alta quantidade de pedidos.

Ter um software que auxilie a gestão do estoque também facilita e muito as coisas. Como já falamos outras vezes aqui, o WMS é o seu melhor companheiro dentro da logística de armazenagem. 

O software de gestão de armazém auxilia em todas as atividades internas do estoque, incluindo:

  • distribuição;
  • geração de relatórios;
  • separação de mercadorias;
  • documentação para despacho;
  • recebimento;
  • armazenagem;
  • separação;
  • Expedição.

Lembrando que o pátio logístico também é uma área de profundo interesse para o gestor em datas sazonais de vendas, pois é a ponte entre o armazém e o transporte, podendo agilizar as coisas economizando tempo e ganhando produtividade.

Para isso, ter um YMS como o Maestro, é importante para seguir o fluxo sem problemas no caminho. 

O YMS cuida da gestão de pátio e os processos que a compõem, como agendamento de docas (evitando filas de veículos), monitoramento das operações de ponta a ponta, entre vários outros indicadores que servem para acompanhar em tempo real o produto, o motorista e o veículo no pátio. 

A integração do software com um WMS é o que faz dessas ferramentas, uma ajuda indispensável para qualquer gestor logístico em feriados de alta demanda comercial.

Busque parceiros logísticos 

Por fim, buscar por parceiros logísticos que possam ajudar nessas datas específicas onde talvez a demanda seja maior do que sua empresa possa suprir, é uma boa alternativa para não deixar de vender e nem abaixar a qualidade oferecida ao consumidor.

Nesse artigo, por exemplo, falamos sobre os modelos de frete, incluindo o de subcontratação, onde uma empresa aciona uma outra transportadora para “terceirizar” o frete e todo o serviço de entregas.

Isso tem se tornado bem comum quando a empresa não pode suprir por conta própria todas as entregas previstas.

Da mesma forma, operadores logísticos são outra alternativa bem requisitada hoje em dia.

São empresas responsáveis por assumir a responsabilidade sobre uma ou todas as etapas da Supply Chain.

Basicamente, empresas que terceirizam todo o serviço de logística de uma outra empresa.


As datas comemorativas são importantes para quem compra e para quem vende.

Como consumidores, nós queremos a melhor qualidade pagando o menor preço possível e dentro do prazo mínimo de recebimento.

Como profissionais do ramo da logística, nós queremos eficiência, economia de tempo e a satisfação do cliente, coisas que automaticamente culminam em lucro e sucesso.

Recorrer ao auxílio de outras empresas e também às ferramentas tecnológicas de gestão, são opções mais do que viáveis nessas datas movimentadas, da mesma forma que compreender a situação atual do comércio, identificar seus problemas e vantagens, também faz diferença ao colocar em prática aquele planejamento feito com meses de antecedência.

A logística e a área comercial andam lado a lado, basta integrá-las.