Trackage Consultoria Logística: a consultoria especializada para a sua operação logística
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A Consultoria Logística é uma ferramenta de análise usada para identificar problemas e buscar soluções que se encaixem no perfil do cliente.
A Trackage, pioneira em Gestão de Pátio no país, agora também oferece um serviço completo de consultoria logística que irá mapear completamente o seu fluxo logístico.
Neste artigo, você entenderá como o Trackage Consultoria Logística funciona.
1 → O que é o Trackage Consultoria Logística
O Trackage Consultoria Logística é uma avaliação completa da logística de uma empresa, com o objetivo de identificar oportunidade para melhorias e otimizações.
Envolve a análise de todos os aspectos da cadeia de suprimentos, incluindo estoque, transporte, armazenamento, Gestão de Pátio, processamento de pedidos e gerenciamento de informações.
Por meio do Trackage Consultoria Logística, é possível identificar os pontos fracos em suas operações e desenvolver um plano para melhorá-los.
Isso pode levar a uma redução nos custos operacionais, aprimoramentos nos níveis de serviço ao cliente e a um aumento na eficiência geral da empresa.
Para Renato Vieira, CPO e Co-founder da Trackage, a consultoria serve para que o cliente não precise investir em algo que não faça sentido para a realidade dos seus problemas.
“A consultoria é justamente para receitarmos algo que realmente se adeque à necessidade do cliente, fazer um entendimento sobre o fluxo da empresa e entregar o que eles precisam”, ressalta Renato.
2 → Quais etapas integram o Trackage Consultoria Logística
Pré-entrevista
A etapa de pré-entrevista envolve a identificação das principais partes interessadas na empresa, incluindo os departamentos envolvidos na operação logística, os fornecedores, os clientes e outras partes externas relevantes.
É importante que a equipe da consultoria logística tenha uma compreensão clara das expectativas e necessidades dessas partes interessadas.
Esta etapa pode ser realizada tanto presencialmente quanto online, é aqui que as ideias são alinhadas entre o cliente e os responsáveis por fazer a consultoria, sendo repassado o roteiro inicial das ações que serão tomadas ao longo de todo o processo.
Visita na operação
É na etapa de visitas que a equipe do consultoria logística pode observar as atividades de recebimento, armazenamento, manuseio, transporte e entrega de produtos e materiais.
Eles podem entrevistar funcionários da empresa envolvidos nessas atividades e entender suas funções, processos e desafios.
Também podem ser realizadas observações e medições das condições de armazenamento e do fluxo de materiais.
Aqui, a equipe da consultoria logística documenta todas as informações relevantes obtidas durante as visitas às operações da empresa. Essas informações podem incluir dados sobre o desempenho logístico, tais como:
o tempo de ciclo de pedido;
o tempo de espera em filas de carregamento ou descarregamento;
o nível de estoque;
a taxa de erro na preparação de pedidos;
outros indicadores de desempenho logístico.
Avaliação de processos logísticos
Como o nome sugere, é aqui onde a equipe de consultoria analisa os processos e fluxos de trabalho logísticos atuais do cliente, identificando ineficiências, gargalos e possíveis melhorias no fluxo AS (Agregação de Suprimentos) e IS (Intensificação de Serviços).
Como resultado das análises (que já podem começar a ser feitas nas primeiras visitas da equipe nas operações da empresa), geramos um mapeamento dos processos e fluxos de trabalho, com identificação de ineficiências e oportunidades de melhoria.
Análise de dados
A análise de dados permite que a equipe de consultoria compreenda melhor os padrões e as tendências das operações logísticas da empresa e tome decisões baseadas em evidências.
Aqui, analisamos os softwares utilizados pelo cliente para a gestão logística, como WMS, TMS, YMS, roteirizadores e todo tipo de auxílio tecnológico que a empresa possa utilizar na rotina das operações.
Essa análise serve, inclusive, para identificarmos a real necessidade e eficiência que determinados softwares podem ou não estar entregando, podendo resultar em uma economia gerada pela descoberta de outras necessidades e exclusão de ferramentas que não se adequam necessariamente ao momento e aos problemas atuais do cliente.
Os resultados da análise de dados podem ser usados para desenvolver soluções de melhoria logística, como reduzir tempos de ciclo, aumentar a precisão das entregas, otimizar rotas de transporte e melhorar o gerenciamento de estoques.
Análise SWOT
A análise SWOT é uma ferramenta amplamente utilizada na gestão estratégica de empresas para avaliar a situação atual e futura da organização, considerando fatores internos e externos.
SWOT é um acrônimo para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
A análise SWOT envolve a identificação e a avaliação dos fatores que influenciam o desempenho da organização em cada uma dessas quatro áreas.
As forças e fraquezas referem-se a fatores internos, ou seja, as características da própria organização, como recursos, competências, habilidades e deficiências.
Já as oportunidades e ameaças são fatores externos, ou seja, condições do ambiente externo que podem afetar positiva ou negativamente a organização, como a concorrência, mudanças regulatórias, tendências de mercado, entre outros.
Na análise SWOT, são identificadas áreas que a empresa possui vantagens competitivas (forças) e áreas que precisam melhorar (fraquezas), bem como oportunidades de mercado que podem ser exploradas e possíveis ameaças que precisam ser monitoradas.
A partir dessas informações, a equipe pode desenvolver para a empresa estratégias para capitalizar suas forças, mitigar suas fraquezas, aproveitar as oportunidades e lidar com as ameaças.
Relatório
Tendo como base todas as etapas de análise anteriores, o relatório é detalhado com resultados da consultoria, incluindo principais desafios e oportunidades. Este relatório servirá como base para a definição do escopo e desenvolvimento de soluções específicas para a empresa, apresentado de forma clara e acessível para os gestores.
Apresentação do diagnóstico
A etapa final de toda consultoria logística. Após todas as etapas terem sido executadas e os dados necessários extraídos, o diagnóstico é apresentado aos gestores, líderes e tomadores de decisões da empresa.
É aqui onde o plano de ação com os objetivos práticos que entrarão em vigor para a aplicação de melhorias é apresentado.
Consultoria de retorno
Incluída no fluxo da consultoria, a consultoria de retorno é como uma consulta de retorno ao médico, feita para que possamos analisar se as melhorias realmente foram implementadas e tudo que foi planejado está sendo aplicado.
Aqui, analisamos como está o andamento das ações definidas na consultoria e propomos um novo plano de melhorias, se necessário.
3 → Resultados e indicadores gerados
Os resultados e indicadores gerados são informações quantitativas e qualitativas obtidas através da análise dos processos logísticos da empresa. Esses resultados e indicadores são fundamentais para avaliar o desempenho logístico e identificar oportunidades de melhoria.
Esses dados podem incluir informações sobre o tempo de ciclo de produção, entrega ao cliente, nível de estoque, taxa de utilização de equipamentos, custos operacionais, índice de satisfação do cliente, entre outros.
No entanto, é importante destacarmos que não existe um quadro fixo de indicadores usados para toda consultoria logística. O uso dos indicadores depende exclusivamente dos problemas diagnosticados.
Em uma empresa cujas operações estão prejudicadas pela má gestão de estoque, indicadores voltados para a armazenagem terão grande importância, ao mesmo tempo em que situações onde os gargalos estão na Gestão de Pátio, serão indicadores dessa parte do fluxo logístico que farão total diferença.
Se a gente tem uma consultoria que nos mostra que o problema do cliente era a falta de um controle sobre o seu transporte, ele vai precisar ter um indicador visível de taxa de entrega, do seu OTIF, entre outros aspectos dessa etapa. Esses indicadores vão servir para acompanharmos e sabermos se a solução, de fato, está sendo implementada”, explica Renato Vieira.
4 → Diferencial do Trackage Consultoria Logística para as consultorias do mercado
O acompanhamento constante e a comunicação clara da equipe de consultoria com a empresa, faz com que o Trackage Consultoria Logística se destaque entre os demais.
Essa mesma comunicação proporciona repasses de informações periodicamente, ao longo de todo o processo de consultoria, sempre deixando os gestores e líderes informados sobre o processo.
A equipe Trackage entende que é essencial um acompanhamento de pelo menos 6 meses após o diagnóstico ser apresentado, juntando o tempo que leva para a consultoria ser feito entre todas as etapas, temos quase um ano de acompanhamento, comunicação e alinhamento constante de ideias.
Essa presença constante na logística da empresa nos torna mais próximos do negócio, das pessoas e dos processos.
Para solicitar uma consultoria por meio do Trackage Consultoria Logística, a empresa pode entrar em contato com um dos nossos especialistas, através deste link.
A Trackage atua como uma das principais empresas de solução logística no mercado, sendo pivô em Gestão de Pátio e, agora, com novas ferramentas para deixar a logística da sua empresa cada vez mais próxima das metas.
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