Como funciona o Trackage Agendamento

Como-funciona-o-trackage-agendamento

Índice

Dentro da gestão de pátio, o agendamento de carga e descarga é uma etapa indispensável para quem quer acelerar a operação e ganhar performance na gestão com auxílio da tecnologia.

Entre os benefícios do Agendamento está a possibilidade de  evitar problemas comuns como:

  • fila de na portaria ou no pátio;
  • atrasos de entrega
  • gargalos por tempo de permanência de veículos além do necessário nos pátios.

A partir desse contexto,neste conteúdo vamos explicar explicar o que é e como funciona o Trackage agendamento, um software focado em otimizar essa etapa da gestão de pátio. 

1 → O que é o Trackage Agendamento

Uma plataforma 100% online, intuitiva e “plug and play”, ou seja, não precisa de instalação!

O Trackage Agendamento é um software para pequenas, médias e grandes empresas que desejam ter um processo de agendamento automatizado, reduzindo ligações e e-mails e evitando problemas com atrasos, no-show ou custos extras. 

Pode ser utilizado por Gestores da Operação, Embarcadores, Fornecedores, Transportadoras e Motoristas que trabalham com transporte de cargas, sejam elas inbound ou outbound.

2 → Como funciona o Trackage Agendamento

Antes da logística 4.0 tomar conta do mercado, o modelo tradicional de agendamento de carga e descarga era algo comum, embora pouco eficiente.

Com diversas planilhas, papéis, a necessidade constante de atualizar informações por e-mail, telefonemas e a dependência de terceiros para conseguir uma resposta rápida, tudo era feito na mão.

Na evolução da tecnologia dentro da logística, a Trackage lançou o Trackage Agendamento de carga e descarga, um dos sistemas mais eficientes do mercado.

Focado na otimização e na organização, o Trackage Agendamento gera economia (de tempo e dinheiro) e um controle muito maior nas mãos dos gestores tornou tudo mais fácil e rápido.

O Agendamento de Carga e Descarga quando automatizado, elimina problemas rotineiros, reduz custos e aumenta a produtividade, aproximando sua empresa cada vez mais das metas anuais traçadas.

Com o Trackage agendamento, damos adeus às filas de caminhões parados do lado de fora do pátio, economizamos um tempo precioso para as operações e ainda garantimos que as entregas sejam feitas dentro dos prazos estipulados.

Com o Trackage agendamento você pode:

  • Entender com antecedência o tipo de veículo;
  • Controlar o melhor horário para carregar ou descarregar uma carga específica
  • Definir a doca adequada para cada veículo ou carga
  • Distribuir equipamentos, equipes e recursos de forma adequada dentro da operação
  • Gestão e digitalização de documentos   

Saiba mais como utilizar o Trackage Agendamento no texto a seguir.

3 → Dicas de como usar o Trackage Agendamento

A Dashboard de agendamento

Uma Dashboard é uma tela com informações rápidas e indicadores importantes para o usuário de qualquer aplicativo. 

Ao logar no Trackage Agendamento, sua primeira tela logo na parte superior esquerda, é sua dashboard de agendamento.

Como funciona o Trackage Agendamento

Nela, alguns filtros aplicáveis estão disponíveis para facilitar a visualização dos seus indicadores. Os filtros são PeríodoOperação Transportadora.

Dentro de Período podem ser selecionados os agendamentos feitos dentro da última semanaúltimo mês ou no dia atual da pesquisa (hoje). 

Também é possível selecionar um intervalo de tempo entre um dia específico e outro, através do calendário disponível no filtro Período

Como funciona o Trackage Agendamento

Dentro do filtro Operação, é possível selecionar Carregamento ou Descarregamento.

Como funciona o Trackage Agendamento

Dentro do filtro Transportadora, é possível selecionar uma das transportadoras cadastradas no sistema.

Como funciona o Trackage Agendamento

Após os filtros de sua escolha serem selecionados, você poderá ver logo abaixo deles, os indicadores com as informações mais importantes para os gestores responsáveis:

  • Número de agendamentos;
  • Veículos que chegaram;
  • Veículos que não compareceram (no-show);
  • On-time (prazo estipulado para aquela entrega, com margem de tolerância em meia hora para mais ou para menos);
  • Atrasos;
  • Taxas de no-show e show.

Tela de Agendamento

Aqui é onde tudo ocorre. A tela de dashboard que vimos anteriormente está ligada ao que é feito nessa segunda tela, logo abaixo.

Aqui, com um calendário disponível, é possível consultar quais dias possuem agendamentos já marcados e quais horários, podendo assim escolher um dia e horário livre para você fazer o seu sem o risco de dois agendamentos caírem no mesmo horário e data.

Existem três filtros aqui para pesquisar agendamentos, além do campo de pesquisa onde devem ser inseridos no mínimo três caracteres:

Horário → como o nome sugere, mostra os agendamentos naquele horário, após escolher o dia no calendário.

Como funciona o Trackage Agendamento

Status → aqui o filtro se divide em algumas opções de status para a operação de agendamento, são eles aguardandoaprovadoreprovadochegou no-show.

Como funciona o Trackage Agendamento

Operação → carga ou descarga.

Como funciona o Trackage Agendamento

E para fazer um agendamento?

É bem simples! Clicando no botão verde com sinal positivo no canto inferior direito dessa tela, você é direcionado para fazer seu próprio agendamento.

Como funciona o Trackage Agendamento

Na telinha que abrir, deverão ser inseridas as informações sobre:

  • Quem está fazendo o agendamento (área/cliente);
  • O tipo de operação (carga ou descarga)
  • Horário de agendamento;
  • Documentação (CPF) do motorista que será responsável pela operação;
  • Transportadora;
  • Tipo de veículo;
  • Número do pedido;
  • Volumes do pedido;
  • Placa do cavalo.

Nessa tela também é possível realizar o upload (envio de arquivos) de documentos, caso sejam necessários na operação.

Quando um agendamento é feito (geralmente pela transportadora), ele entra em status aguardando, onde os responsáveis pela operação definem como aprovado.

Como funciona o Trackage Agendamento
Como funciona o Trackage Agendamento

Obs: motoristas não fazem agendamentos e não têm acesso a essa funcionalidade, a responsabilidade de fazer o agendamento é da transportadora.

Tela de Usuários

Aqui é onde cadastramos usuários na plataforma. Ao criá-lo, deve-se informar a qual grupo de usuários ele está inserido, o que leva até a próxima tela.

Como funciona o Trackage Agendamento
Como funciona o Trackage Agendamento

Tela de Grupos

Aqui é onde gerenciamos e criamos grupos de usuários. A diferença entre essa tela e a anterior, é que nos grupos de usuários nós definimos que funcionalidades telas aquele determinado grupo terá acesso ou poderá visualizar. 

Como funciona o Trackage Agendamento

O grupo Transportadoras, por exemplo, tem acesso à tela de Agendamento e pode criar o usuário motorista. Em lógica, essas duas partes da operação são muito importantes para as transportadoras e elas devem ter acesso.

Como funciona o Trackage Agendamento

Tela de Transportadoras

Nessa tela nós podemos pesquisar por transportadoras já cadastradas na base de dados da plataforma, e também criar novas e inseri-las nessa base.

Ao cadastrar a transportadora na base de dados, deve inserir o Nome, um ID Externo e o CNPJ.

Como funciona o Trackage Agendamento

Tela Motorista

Aqui podemos ver todos os motoristas cadastrados na base de dados da plataforma, parecido com a tela de Transportadoras. Também é possível cadastrar novos motoristas na base de dados.

Ao pesquisar por motoristas já cadastrados, podemos inserir seu nome no campo de pesquisa ou pesquisar um grupo de motoristas pelos filtros: Transportadora Status (ativo ou desativado).

Como funciona o Trackage Agendamento

É possível também editar dados de motoristas já cadastrados, alterando os dados:

  • Nome;
  • CNH;
  • CPF;
  • Telefone;
  • Transportadora.
Como funciona o Trackage Agendamento

Tela de Configurações

Na tela de configurações podemos alterar algumas funções básicas do sistema para que funcione de acordo com o que as operações da sua empresa necessitam.

As alterações que podem ser feitas são:

Janela de agendamento → Define o horário de início e fim do agendamento e o intervalo de tempo por operação. Como mostrado na imagem abaixo, o intervalo de tempo para cada operação é editável, para atender o que melhor se adequa às suas operações.

Como funciona o Trackage Agendamento

Bloqueio de agendamento → Define o bloqueio da sua agenda a partir de vários critérios como horário de início e fim, dia inteiro, dia da semana, grupos de usuário entre outras opções.

Como funciona o Trackage Agendamento

Limite de agendamento → Você pode criar limites de agendamento para um horário por tipo de veículo de acordo com a operação e grupo de usuários. 

Por exemplo, pode ser definido que os usuários do grupo Transportadores só podem realizar 10 agendamentos para veículos do tipo Truck na operação de carregamento durante o horário das 14:00.

Como funciona o Trackage Agendamento

Antecedência de agendamento → Defina a antecedência mínima para que um agendamento seja criado. Por exemplo, você pode definir que o agendamento de descarga deve ser realizado com antecedência mínima de 2 dias para os usuários do grupo Transportadores.

Como funciona o Trackage Agendamento

Status do agendamento → Defina qual será o status do agendamento no momento da criação ou edição.

Como funciona o Trackage Agendamento

4 → Dúvidas e curiosidades

1 – O sistema é 100% online?

Sim! Enquanto houver acesso à internet da parte do usuário, ele terá acesso ao sistema.

2 – A segurança dos meus dados (CPF e documentos em geral), como usuário, está garantida no sistema?

A Trackage segue a política de privacidade estabelecida pela LGPD. A lei estabelece regras para empresas e organizações sobre coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo multas e sanções no caso de descumprimento.

3 – Sou motorista, quais funções o programa me permite acessar?

O motorista, diferente dos demais usuários, acessa o aplicativo instalado no celular, permitindo que ele visualize apenas seus agendamentos.

4 – Os veículos são monitorados em tempo real e rastreados na estrada o monitoramento ocorre somente na saída e na chegada do veículo no ponto final?

Não, o monitoramento na funcionalidade de Agendamento é feito pelos horários que estão agendados e o horário em que o motorista chega no pátio.

5 – Como motorista, consigo ver ou alterar o horário de agendamento de outro motorista na plataforma?

Não, o motorista só tem visão dos agendamentos feitos para ele e não interfere em nada no agendamento de outras pessoas.

6 – O que significa que a plataforma é plug and play?

Significa que ela não precisa ser instalada ou necessita de suporte para isso, basta plugar o dispositivo onde o software está instalado que será reconhecido automaticamente pelo sistema, podendo usar.


O Trackage agendamento é um produto da Trackage, que também possui o Trackage Maestro, YMS para  gestão de pátio. 

Na versão trial (versão de testes) que você pode experimentar por 15 dias, pode ver na prática como funciona e as melhorias que isso traz para a logística da sua empresa.

Posts Relacionados