Trackage Maestro: como funciona

como usar o trackage maestro

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Desenvolvido como um YMS, o Trackage Maestro é uma das principais soluções do mercado logístico para cuidar da sua gestão de pátio.

Ele torna todos os processos dentro do pátio mais precisos, eliminando gargalos comuns e ainda prevendo que qualquer contratempo se torne algo maior, dando tempo ao gestor para pensar e agir com mais eficiência.


1 → O que é o Trackage Maestro

Dentro da gestão de um pátio, existem várias operações sendo realizadas a todo momento e em muitos casos, 24 horas por dia. 

O YMS Trackage Maestro é uma ferramenta de Gestão de Pátio desenvolvida para tornar todas essas operações mais práticas de se controlar, fornecendo também indicadores visíveis para as tomadas de decisões.

Com uma plataforma 100% online, intuitiva e plug and play, você monitora sua operação de qualquer lugar fazendo uma gestão muito mais preditiva e proativa.

No Maestro, as informações estão na palma da sua mão, ampliando seu controle sobre suas operações em tempo real.

O Maestro pode ser usado por:

  • operadores logísticos; 
  • indústrias;
  • transportadoras e fornecedores.

2 → Como funciona o Trackage Maestro

Como pode ser conferido no artigo aqui do Blog sobre YMS, o sistema de gestão de pátio é um software de monitoramento, agendamento e controle logístico.

Com a chegada da indústria e da logística 4.0 , planilhas de papel deram lugar aos arquivos digitais e ao armazenamento de informações na internet.

Durante muito tempo esse auxílio se dava pela adição de mais operadores para ajudar.

Isso tornava a tarefa de gerir todas as informações dadas por essas operações e usá-las para tomar decisões, algo trabalhoso e ineficaz.

Pessoas responsáveis pelo retorno de pedidos, e-mails, telefonemas. Tudo era feito e esperava ser feito pela outra pessoa de forma manual, provando que mesmo uma empresa repleta de gente disposta a ajudar, ainda pode ter problemas se tudo for feito a todo momento de forma manual.

É aí que o Trackage Maestro entra fazendo a diferença dentro da logística.

Os números da Trackage mostram que o uso do YMS Trackage Maestro para gestão de pátio, entre outros benefícios, reduz em até 60% as filas de veículos na portaria.

Já para a gestão de ativos, o aumento de produtividade pode chegar até 13%. Metas são batidas, custos são reduzidos e seu poder de decisão é aprimorado.

Alguns números importantes sobre o Maestro:

  • Mais de 180 milhões de volumes são monitorados em Centros de distribuição.
  • Mais de 10 mil motoristas têm seus agendamentos otimizados.
  • Mais de 500 empresas otimizam suas operações logísticas com o Maestro.
  • Mais de 1.1 milhão de check-ins de clientes e motoristas foram realizados.
  • Mais de 60 mil agendamentos foram realizados.

Características do Maestro que fazem dele um YMS que te permite ter um controle de ponta a ponta da sua logística de pátio:

  • Comunicação com o motorista;
  • Agendamento de carga e descarga;
  • Previsibilidade de coletas e descargas;
  • Gestão de otimização das docas;
  • Check-in de motoristas no pátio;
  • Torre de controle logístico;
  • Check-list digital para frotas próprias;
  • Localização em tempo real da carga no pátio;
  • Aplicações com Inteligência Artificial.

3 → Dicas práticas de uso

A Dashboard de agendamento

Uma Dashboard é uma tela com informações rápidas e indicadores importantes para o usuário de qualquer aplicativo. 

Ao logar no Trackage Maestro, sua primeira tela logo na parte superior esquerda é sua dashboard de agendamento.

Nela, alguns filtros aplicáveis estão disponíveis para facilitar a visualização dos seus indicadores. Os filtros são Período, Operação e Transportadora.

Dentro de Período podem ser selecionados os agendamentos feitos dentro da última semana, último mês ou no dia atual da pesquisa (hoje). 

Também é possível selecionar um intervalo de tempo entre um dia específico e outro, através do calendário disponível no filtro Período

Dentro do filtro Operação, é possível selecionar Carregamento ou Descarregamento.

Dentro do filtro Transportadora, é possível selecionar uma das transportadoras cadastradas no sistema.

Após os filtros de sua escolha serem selecionados, você poderá ver logo abaixo deles, os indicadores com as informações mais importantes para os gestores responsáveis:

  • Número de agendamentos;
  • Veículos que chegaram;
  • Veículos que não compareceram (no-show);
  • On-time (prazo estipulado para aquela entrega, com margem de tolerância em meia hora para mais ou para menos);
  • Atrasos;
  • Taxas de no-show e show.

A Dashboard de Gestão de Pátio

Assim como na Dashboard de Agendamento, a dashboard destinada à gestão de pátio, contém KPI’s (indicadores) que tornam o controle do gestor sobre as operações de pátio, algo completo.

Da esquerda para a direita, temos o Tempo médio dos motoristas (total, e não individual) dentro do CD.

Abaixo, temos Aguardando liberação de entrada, que mostra os veículos que estão do lado de fora esperando a liberação para entrar.

Ao lado, temos Operações ativas que se dividem em 3: 

  • Inbound: cargas que entram.
  • Outbound: cargas que saem.
  • Devolução: como o próprio nome sugere, mercadorias que são devolvidas por algum motivo.

Abaixo, temos o indicador de Motoristas por status (em Checkin, estacionado, na doca, fazendo despacho e com notas retiradas).

No Ranking de permanência, temos dados semelhantes aos fornecidos no Tempo médio dos motoristas no pátio, porém, aqui isso é individualizado, mostrando em ordem de permanência quais motoristas levam mais tempo, em média, dentro do pátio.

Temos o Tempo médio de motoristas aguardando liberação de entrada, que mostra uma soma total de quanto tempo essa liberação tem tomado.

Aguardando direcionamento nos mostra quantos e quais motoristas (podemos ver o nome dele clicando em detalhes) entraram, mas estão aguardando direcionamento para as docas.

E por fim, o Ranking aguardando liberação de entrada, que mostra as informações contidas no Tempo médio dos motoristas aguardando liberação de entrada, de forma individualizada.

Tela de Agendamento

Aqui é onde tudo ocorre. A tela de dashboard que vimos anteriormente está ligada ao que é feito nessa segunda tela, logo abaixo.

Aqui, com um calendário disponível, é possível consultar quais dias possuem agendamentos já marcados e quais horários, podendo assim escolher um dia e horário livre para você fazer o seu sem o risco de dois agendamentos caírem no mesmo horário e data.

Existem três filtros aqui para pesquisar agendamentos, além do campo de pesquisa onde devem ser inseridos no mínimo três caracteres:

Horário → como o nome sugere, mostra os agendamentos naquele horário, após escolher o dia no calendário.

Status → aqui o filtro se divide em algumas opções de status para a operação de agendamento, são eles aguardando, aprovado, reprovado, chegou e no-show.

Operação → carga ou descarga.

E para fazer um agendamento?

É bem simples! Clicando no botão verde com sinal positivo no canto inferior direito dessa tela, você é direcionado para fazer seu próprio agendamento.

Na telinha que abrir, deverão ser inseridas as informações sobre:

  • Quem está fazendo o agendamento (área/cliente);
  • O tipo de operação (carga ou descarga)
  • Horário de agendamento;
  • Documentação (CPF) do motorista que será responsável pela operação;
  • Transportadora;
  • Tipo de veículo;
  • Número do pedido;
  • Volumes do pedido;
  • Placa do cavalo.

Nessa tela também é possível realizar o upload (envio de arquivos) de documentos, caso sejam necessários na operação.

Quando um agendamento é feito (geralmente pela transportadora), ele entra em status aguardando, onde os responsáveis pela operação definem como aprovado.

Obs: motoristas não fazem agendamentos e não têm acesso a essa funcionalidade, a responsabilidade de fazer o agendamento é da transportadora.

Tela de Usuários

Aqui é onde cadastramos usuários na plataforma. Ao criá-lo, deve-se informar a qual grupo de usuários ele está inserido, o que leva até a próxima tela.

Tela de Grupos

Aqui é onde gerenciamos e criamos grupos de usuários. A diferença entre essa tela e a anterior, é que nos grupos de usuários nós definimos que funcionalidades e telas aquele determinado grupo terá acesso ou poderá visualizar. 

O grupo Transportadoras, por exemplo, tem acesso à tela de Agendamento e pode criar o usuário motorista. Em lógica, essas duas partes da operação são muito importantes para as transportadoras e elas devem ter acesso.

Tela de Transportadoras

Nessa tela nós podemos pesquisar por transportadoras já cadastradas na base de dados da plataforma, e também criar novas e inseri-las nessa base.

Ao cadastrar a transportadora na base de dados, deve inserir o Nome, um ID Externo e o CNPJ.

Tela Motorista

Aqui podemos ver todos os motoristas cadastrados na base de dados da plataforma, parecido com a tela de Transportadoras. Também é possível cadastrar novos motoristas na base de dados.

Ao pesquisar por motoristas já cadastrados, podemos inserir seu nome no campo de pesquisa ou pesquisar um grupo de motoristas pelos filtros: Transportadora e Status (ativo ou desativado).

É possível também editar dados de motoristas já cadastrados, alterando os dados:

  • Nome;
  • CNH;
  • CPF;
  • Telefone;
  • Transportadora.

Tela de Portaria

Após a chegada do motorista, os responsáveis pela portaria e segurança conferem a documentação e se os dados do motorista batem com os dados fornecidos pela transportadora no momento do agendamento.

Se tudo estiver ok, seu status de entrada é liberado.

Tela de Direcionamento

Passando da portaria e tendo sua entrada liberada, vamos para a tela de Direcionamento, onde os responsáveis por direcionar os motoristas para as docas, agem.

Clicando nos três pontinhos do lado direito, abaixo de “ações”, é aberta uma lista das docas disponíveis para mandar o veículo.

Nesse momento, o status do motorista é alterado para a doca escolhida pelo operador responsável.

Chegando na respectiva doca, seu status é mudado para carregando ou descarregando, dependendo da operação.

Depois que a operação termina, seu status é mudado para carregado ou descarregado, clicando nos três pontinhos de “ações” do lado direito e escolhendo finalizar a operação.

Tela de Despacho

Depois de finalizada a operação, a próxima tela é a de Despacho, onde através do campo “ações”, é solicitada a retirada de notas.

Depois de feito, o status é alterado para notas prontas, bastando agora mudar a ação para confirmar retirada de notas.

Automaticamente após passar por essa etapa, o motorista retorna para a portaria com o status alterado para notas retiradas.

Aqui é onde finalmente a permanência do motorista no pátio chega ao fim, após confirmarem a ação “finalizar jornada”. 

Lembrando que antes de finalizá-la, é necessário escolher uma das três opções:

  • Carreta completa
  • Apenas cavalo
  • Apenas motorista

Tela de Configurações

Na tela de configurações podemos alterar algumas funções básicas do sistema para que funcione de acordo com o que as operações da sua empresa necessitam.

As alterações que podem ser feitas são:

Janela de agendamento → Define o horário de início e fim do agendamento e o intervalo de tempo por operação. Como mostrado na imagem abaixo, o intervalo de tempo para cada operação é editável, para atender o que melhor se adequa às suas operações.

Bloqueio de agendamento → Define o bloqueio da sua agenda a partir de vários critérios como horário de início e fim, dia inteiro, dia da semana, grupos de usuário entre outras opções.

Limite de agendamento → Você pode criar limites de agendamento para um horário por tipo de veículo de acordo com a operação e grupo de usuários. 

Por exemplo, pode ser definido que os usuários do grupo Transportadores só podem realizar 10 agendamentos para veículos do tipo Truck na operação de carregamento durante o horário das 14:00.

Antecedência de agendamento → Defina a antecedência mínima para que um agendamento seja criado. Por exemplo, você pode definir que o agendamento de descarga deve ser realizado com antecedência mínima de 2 dias para os usuários do grupo Transportadores.

Status do agendamento → Defina qual será o status do agendamento no momento da criação ou edição.


Se você é gestor, não deixe de ler!

Como pôde ver ao longo do artigo, cada tela é uma funcionalidade específica que compõe todo o processo logístico da gestão de pátio, mas é necessário sempre conferir as mudanças de indicadores a cada operação finalizada. 

Tudo, absolutamente tudo que é feito no Maestro é atualizado em tempo real lá na parte de indicadores, dando a você gestor, uma visibilidade completa de como está funcionando seu pátio, o que pode ser melhorado e onde podem estar possíveis gargalos.

Sempre acompanhe os indicadores. Dentro da gestão de pátio, eles são seus melhores amigos!


4 → História de sucesso

Em 2021, o e-commerce movimentou R$ 161 bilhões, um crescimento de 27% em relação a 2020. 

No mesmo período, empresas como a Amazon, Magalu, Mercado Livre, Shopee, DHL, entre outras, fizeram investimentos pesados em logística. 

Estes movimentos levaram a logística a crescer 38%. Segundo estudo da AT&M, apenas no primeiro quadrimestre de 2021, o setor movimentou R$ 3 trilhões

Ainda, de acordo com o estudo, a logística 4.0 é um dos fatores propulsores do crescimento acelerado do setor.

Mas e a Trackage?

O ano era 2013, e o Galo (Clube Atlético Mineiro) decola com destino a Marrocos e nas malas do auxiliar técnico do time, todas as informações táticas e técnicas dos adversários.

Ao chegar em Marrocos, para a surpresa da comissão técnica, a bagagem com as anotações é extraviada.

A partir do episódio e de muitos outros casos similares, Victor Hugo Espírito Santo (CEO, Founder da Trackage) idealizou um projeto com foco em rastreamento de bagagens.

O produto, chamado de Trackage Bags, apelidado – pelo seu formato – de Alfajor, foi ao mercado em 2016, com foco em evitar o extravio de bagagens, em projeto piloto na Latam Airlines. 

Em 2016, a Trackage, por meio da tecnologia e Inteligência Artificial, aumenta a produtividade e dá maior visibilidade aos gestores sobre ativos e operações no pátio logístico.

Com o sucesso do produto, outras funcionalidades foram dadas ao Alfajor, e em 2017, ele se tornou um produto focado para a gestão de pátio, com atuação na DHL, uma das maiores operadoras logísticas do mundo.

O Trackage Maestro

Com a ideia de conduzir toda a operação logística dentro do pátio, a Trackage lançou o Trackage Maestro.

O produto passou por vários testes dentro das operações da DHL, tendo como projeto piloto a operação da 3M.

Desde então, a Trackage alcançou inúmeros clientes dentro e fora do Brasil, além da DHL, 3M, Coca Cola, Lego, ArcelorMittal, Whirlpool e Latam, outras 500 organizações utilizam a Trackage para otimizar suas operações de pátio (docas, portaria, agendamento, gestão de recursos, etc).


A logística é uma área em constante evolução, conceitual e tecnológica, e a Trackage entende isso como uma oportunidade de melhorar não apenas a área da logística, como também a produtividade, os ganhos e a qualidade de vida de todos os envolvidos nisso.

Tecnologia e logística levaram um tempo para darem as mãos, mas agora que estão juntas, o céu é o limite.

Para conhecer mais sobre a Trackage e suas soluções, você pode acessar o site da Startup ou falar diretamente com um de nossos especialistas pelo WhatsApp: (31) 9 9194-9434.

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