YMS x WMS: qual a melhor solução para Gestão de Pátio

YMS ou WMS: qual a melhor solução para Gestão de Pátio
Aqui você encontra

Neste artigo vamos esclarecer de uma vez por todas uma dúvida que ainda paira sobre a cabeça de muitos gestores logísticos: YMS ou WMS, qual a melhor solução para Gestão de Pátio.


1 → Porque fazer Gestão de Pátio

A Gestão de Pátio se refere à organização e controle de todas as atividades relacionadas ao gerenciamento de veículos, carga e pessoas em um determinado espaço físico, como um estacionamento, garagem, terminal de carga, aeroporto, entre outros.

Entre as razões que justificam a necessidade de se fazer uma gestão de pátio, estão:

  • melhor uso do espaço;
  • controle de ativos;
  • eficiência operacional;
  • redução de custos.

2 → Diferença entre YMS e WMS 

Antes de entendermos as principais diferenças entre um YMS e um WMS, é bom relembrarmos o que são esses dois softwares que tanto contribuem para a gestão logística como um todo.

YMS

YMS, ou Yard Management System, é um sistema de gerenciamento de pátio que ajuda a controlar e gerenciar o fluxo de veículos e cargas no pátio ou área de carga e descarga de mercadorias.

É usado para controlar o recebimento, agendamento de chegada e saída de veículos, monitoramento do tempo de permanência no pátio, e rastreamento de cargas.

O YMS geralmente é utilizado em ambientes de movimentação de veículos e cargas, onde o objetivo principal é otimizar o fluxo de veículos e reduzir o tempo de permanência no pátio.

WMS

Sigla para para Warehouse Management System: é um sistema de gerenciamento de armazém que realiza expedição de produtos,  gerencia a localização de estoque, estoque mínimo e máximo, movimentações, separação e embalagem de pedidos, entre outras funcionalidades.

O WMS quase sempre é utilizado em ambientes de armazenagem estáticos, onde as posições dos estoques são fixas e o objetivo principal é otimizar o uso do espaço do armazém.

Ambos os sistemas têm como objetivo aumentar a eficiência e a produtividade das operações logísticas, mas são usados em diferentes etapas do processo.

3 → Comparativo sobre os principais gargalos de uma operação 

Em uma pesquisa feita pela Trackage em comunidades logísticas no Linkedin, foi constatado que o entendimento da importância do YMS na gestão de pátio ainda é limitado.

Muitas empresas ainda recorrem ao WMS para realizar a Gestão de Pátio de forma improvisada.

Quando perguntado aos entrevistados sobre qual era o software de gestão logística utilizado por eles na gestão de pátio:

  • 64% responderam que usam o WMS
  • 18% não utilizam nenhum
  • Apenas 14% já utilizam o YMS para sua Gestão de Pátio.

Levando esses dados em consideração, fizemos uma listagem dos principais gargalos operacionais dentro do fluxo logístico e mostramos se o YMS e o WMS têm impacto na resolução desses problemas.

GargalosFerramentas que auxiliam na resolução do problema
(índice de 0 a 5)
YMSWMS
Falta de visibilidade de veículos agendados50
Falta de visibilidade de veículos no pátio50
Falta de visibilidade no tempo de permanência dos veículos no pátio50
Processos manuais em papel55
Filas na portaria50
Pagamentos de diárias desnecessárias50
Multas por atrasos na operação50
Falta de dados confiáveis na operação55
Falta de comunicação com o motorista50
Alto tempo de permanência de veículos na operação50
Alto tempo de permanência de veículos no pátio50
Alto tempo de permanência de veículos nas docas50
Falta de integração entre sistemas44
Falhas nas comunicações das operação50
Ineficiência com ligações e e-mails50
Ineficiência com dimensionamento de equipes50
Ineficiência de cubagem33

4 → Comparativo sobre atributos de valor das ferramentas 

Da mesma forma, também apresentamos uma tabela com os chamados atributos de valor, definidos a partir de pesquisas e entrevistas com operadores de Gestão de Pátio de mais de 3.000 empresas.

Na tabela abaixo, apresentamos o nível de entrega de eficiência (ou ausência completa dela) que cada um dos dois softwares entregam para cada atributo ligados à Gestão de Pátio.

YMS x WMS - Atributos de valor

Definir qual o melhor software de gestão logística é algo praticamente impossível, visto que cada empresa possui necessidades, limites e dores diferentes dependendo do setor em que estão inseridas.

No entanto, é possível sim definirmos quais os softwares de gestão logística que mais se encaixam nas etapas do fluxo. O uso do WMS para gestão de pátio é algo que difere do seu real propósito e função nativa, que seria gerir o armazém.

Para uma gestão logística assertiva e eficiente, os dados apresentados aqui não nos deixam dúvida: o YMS é a melhor escolha para a Gestão de Pátio.

Além de ser uma ferramenta que muitas vezes se integra com outras, como o WMS, TMS, ERP e afins, o foco na Gestão de Pátio permite uma eficiência especial nas operações que fazem parte dessa etapa do fluxo logístico, economizando tempo e principalmente dinheiro, como já mostramos em outros artigos.

O YMS é, definitivamente, a melhor escolha para quem carece de uma Gestão de Pátio eficiente.