Impactos da Gestão de Pátio na logística do setor automotivo

Gestão de pátio na logística automotiva
Aqui você encontra

O setor automotivo e a sua logística possuem particularidades, mas também possuem diversas semelhanças e problemas que já vimos antes em outras áreas da logística.

Neste artigo, você entenderá mais sobre os impactos da Gestão de Pátio na logística automotiva e quais benefícios um YMS pode trazer para o segmento.


1 → O que é Logística Automotiva

A Logística Automotiva se concentra no gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos automotivos, desde a produção até a entrega dos veículos aos clientes.

Ela envolve aspectos como transporte, armazenamento, distribuição, gerenciamento de estoques e fornecimento de peças e componentes para a produção de veículos.

A logística automotiva também inclui a gestão de recursos e a otimização de processos para reduzir custos e aumentar a eficiência em toda a cadeia de suprimentos.

Isso inclui  a implementação de tecnologias avançadas, como sistemas de rastreamento de veículos, automação de armazéns e transporte e a adoção de estratégias de gestão de estoques e previsão de demanda para garantir a disponibilidade de peças e componentes essenciais no momento certo.

2 → Como funciona a logística no setor automotivo

Controle de estoque e redução de custos

Em qualquer ramo da logística, um estoque em excesso tende a ser prejudicial para a economia da empresa, na logística automotiva não é diferente.

É necessário manter um equilíbrio entre a capacidade de lidar com imprevistos com um estoque bem preparado e evitar a sobra de materiais, principalmente quando possuem um prazo de vida útil.

Entre alguns métodos usados para a redução de estoque, podemos incluir JIT, Kanban e PCP.

Just in Time (JIT)

Essa estratégia é baseada na produção sob demanda, ou seja, a produção é feita apenas quando o pedido é recebido.

Com o JIT, os estoques são mantidos em um nível mínimo e apenas os componentes necessários para produzir os veículos são mantidos em estoque.

Kanban

É um sistema de controle de estoque que ajuda a gerenciar a produção e a entrega de componentes.

Ele funciona com cartões (kanbans) que indicam quando e quanto de um determinado item deve ser produzido e entregue.

PCP

PCP é a sigla para Planejamento e Controle de Produção.

É um conjunto de atividades que envolvem a definição e programação da produção de uma empresa, com o objetivo de garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente.

Para Isabela dos Santos Ferraz, Analista de Onboarding da Trackage, essa organização gerada por um PCP eficiente é fundamental para desenvolver práticas que impulsionem a produção sem aumentar gastos.

“Uma prática eficiente promovida por um planejamento igualmente eficaz são, por exemplo, os projetos de viabilização de produção, onde acelerava-se a produção por meio de robôs, tecnologias e afins, justamente para que o tempo de produção reduzido servisse como uma reserva, para caso houvesse algum imprevisto, isso não afetasse o prazo de entrega”, conclui Isabela.

O ESG na logística automotiva

Tendência do setor que toma cada vez mais espaço no mercado, o ESG e a Logística Verde também podem ser aplicados à logística automotiva, junto também à Logística Reversa.

Há empresas que reaproveitam lotes de peças defeituosas que não passaram nos testes de qualidade, e ao invés de serem descartadas, são destruídas e voltam à forma de matéria-prima para serem novamente usadas como recurso para produção.

É claro que existem os detalhes técnicos para se realizar esse tipo de política de reaproveitamento de materiais, como análise de estrutura, o maquinário necessário para novos moldes, entre outros, mas o que vale lembrar aqui é que além de ser um fator ambiental, o reaproveitamento dessas peças contribui para uma grande economia nos bolsos da empresa.

Aumento de lucro no cumprimento de demanda adequada

Em resumo, o aumento de lucro no cumprimento de demanda adequada na logística automotiva requer uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos, a otimização de processos, a redução de desperdícios e a automação de processos.

Com essas estratégias, as empresas podem aumentar sua eficiência operacional, reduzir custos e garantir a satisfação dos clientes.

Se parar para pensar, todas as coisas mencionadas anteriormente fazem parte dessa gestão que, no fim das contas, resulta em lucro, sempre baseado em economia, produção e satisfação do cliente.

3 → Como reduzir gargalos com a gestão de pátio 

Embora a Gestão de Pátio tenha como principal foco o pátio logístico das empresas e tudo que o compõe, como docas, portarias e outros, essa etapa do fluxo logístico influencia em diversas outras, que estão diretamente ligadas a ela, como é o caso do armazém e do transporte.

No setor automotivo, embora a gestão de pátio seja mais sutil na área de fabricação e montagem, para os fornecedores, já é de extrema importância.

Estamos falando de carros já montados e em processo de movimentação, ainda que não em docas, mas em pátios e caminhões.

Com o YMS Trackage Maestro, por exemplo, a Jeep conseguiu implantar um sistema de janelas de coleta e entrega por meio da geolocalização fornecida pelo software, exibindo em tempo real um painel com contador de tempo e visualização completa sobre os veículos que estão dentro e fora do que foi planejado.

O próximo passo agora é priorizar a coleta de dados por meio de feedbacks e necessidades expostas pelos clientes, pois, segundo Felipe Spina, General Manager da DHL (operadora logística responsável por implantar o YMS Trackage Maestro nas operações da Jeep), quando se trata de tecnologia, a obsolescência ocorre de forma rápida e é preciso se atentar a isso.

4 → Benefícios do YMS para o setor automotivo 

Como a ferramenta funciona no fluxo de um polo automotivo

Uma das grandes vantagens do YMS dentro do setor automotivo é ter uma análise qualitativa e quantitativa em relação às transportadoras vinculadas à empresa, possibilitando um maior controle e monitoramento para cada uma delas.

Outra vantagem importante é poder tirar um média do tempo que cada fornecedor leva ao entregar um produto, criando estatísticas que podem ajudar a identificar gargalos na operação ou ainda, ineficiẽncia por parte de terceiros (transportadoras, por exemplo). 

Outros pontos de vantagem destacados no uso do YMS dentro do polo automotivo:

  • Melhoria da eficiência operacional: com um YMS, é possível gerenciar o estoque de veículos e a movimentação dentro do pátio de forma mais eficiente, reduzindo os tempos de espera e aumentando a produtividade.
  • Redução de erros: com um sistema automatizado, há uma redução significativa de erros humanos, como falhas na identificação dos veículos ou na documentação.
  • Melhoria da segurança: um controle mais rigoroso do acesso ao pátio garante a segurança dos veículos estacionados, reduzindo os riscos de roubos e furtos.
  • Melhoria do serviço ao cliente: com um sistema mais eficiente e organizado, é possível oferecer um serviço mais ágil e confiável aos clientes, aumentando a satisfação e fidelidade dos mesmos.

Independente do tipo de logística, quando falamos em organização de planejamento, o auxílio de uma tecnologia eficiente, como é o caso do YMS, pode ser a virada de chave que a indústria precisa para eliminar gargalos e prospectar novos ganhos.

Assim como a Jeep, várias outras empresas descobrem dia após dia uma nova vantagem em utilizar um software de gestão, e nesse caso, a Gestão de Pátio contribui como um todo, para a eficiência do fluxo logístico do setor automotivo, garantindo economia e eficiência.