Supply Chain 4.0 e a revolução na cadeia de suprimentos

supply chain 4.0 na logística
Aqui você encontra

A Supply Chain 4.0 surgiu como um derivado da indústria 4.0, mas tomou forma como uma parte importante da logística a ponto de ter uma atenção voltada só para ela quando tratamos desse setor.

Entenda nesse artigo como esse novo modelo da cadeia de suprimentos faz total diferença no sucesso das operações e na eficiência dos processos.


1 → O que é Supply Chain 4.0

A indústria 4.0 e a logística 4.0 surgiram com a segunda guerra mundial e as necessidades que se faziam presentes no deslocamento de tropas, suprimentos e tantas outras urgências que um ambiente bélico demandava.

No entanto, a cadeia de suprimentos também sofreu fortes alterações com a chegada da tecnologia e da modernização de conceitos que a indústria 4.0 trouxe.

Podemos entender, dessa forma, que a supply chain 4.0 é uma consequência da indústria 4.0.

Na prática, a Supply Chain 4.0 é a transformação tecnológica da cadeia de suprimentos por meio de automações que permitem integrar e agilizar os processos e etapas que a compõem.

2 → O que muda com a Supply Chain 4.0

A supply chain 4.0 coloca a cadeia de suprimentos em um outro nível.

Se antes dessa repaginada tecnológica ela ocupava uma posição mais operacional, agora sua função também passa a ser mais estratégica, utilizando tecnologias que impactam não só em uma ou outra etapa, mas em todo o fluxo.

Entre elas, as principais que, inclusive, podem ser lidas aqui no Blog:

Como citamos antes, a automação e a automatização de processos que fazem parte de todo o fluxo logístico da cadeia de suprimentos permite utilizar as tecnologias citadas acima na criação de dispositivos e diversas aplicações que contribuem para não apenas uma, mas várias partes da supply chain.

Com a inteligência artificial, por exemplo, temos a criação dos veículos autônomos, máquinas que excluem a necessidade de participação humana em sua direção.

Internamente, no ambiente de produção também temos a machine learning em atividade e agilizando processos que há alguns anos jamais imaginaríamos que seria possível.

Para se ter uma ideia, em 2020, um relatório da IFR (International Federation of Robotics) mostrou que em 2019 o uso de robôs operando dentro das fábricas já batia o maior recorde de toda a história da indústria e logística.

O uso da robótica representou um aumento de nada menos que 85% em um prazo de apenas 5 anos (entre 2014 e 2019), resultando em 2,7 milhões de robôs em atividade.

3 → Principais desafios da Supply Chain 4.0

Gestão de dados 

Encabeçando os principais desafios desse novo modelo da cadeia de suprimentos, a gestão de dados é com certeza um dos principais.

A alta quantidade de dados gerados pelos novos programas de gestão como os management system’s, gera um fluxo de informações gigantescos que precisam ser organizados e colocados em fluxo para que seu uso não se perca.

Para que esse monte de dados não vire apenas uma pilha de informações sem uso, a integração dessas ferramentas é uma das formas de fazer com que tudo seja aproveitado.

Boa parte dos management system’s como o YMS, WMS e TMS já permitem essa integração entre eles, mas o uso do ERP também é uma boa forma de aplicar isso para centralizar todo o uso dos dados sem grandes problemas.

Profissionais estratégicos 

O uso de novas tecnologias também traz uma nova necessidade nesse cenário: a contratação de profissionais qualificados.

Não adianta termos um YMS como o Trackage Maestro que pode resolver sua vida dentro do pátio logístico, se a cabeça dos operadores e também dos gestores continua ligada aos processos manuais.

Capacitar sua equipe não significa apenas largar nas mãos dela uma ferramenta moderna que represente uma solução, se na prática, ninguém sabe o que fazer com isso.

É preciso capacitar os profissionais tanto no uso prático quanto na visão estratégica para que entendam o porquê de usarem ferramentas A ou B e como isso pode trazer benefícios para toda a logística da empresa.

Novos equipamentos e tecnologias

Aqui é onde são definidas as prioridades de quem quer evoluir seu modelo de supply chain para o 4.0.

Se já temos profissionais preparados e os dados gerados já estão prontos para serem usados de forma organizada e integrada entre as áreas, o que resta é decidir quais tecnologias sua logística precisa naquele momento para alcançar um novo patamar.

Dentre os sistemas de gestão, temos os três principais em alta procura no mercado.

YMS

Uma ferramenta de gestão de pátio que traz – entre os vários benefícios – uma economia de tempo absurda.

Com ela, é possível monitorar a entrada e saída de veículos e organizá-los dentro das docas de forma ágil, pelas informações fornecidas anteriormente através do agendamento de docas.

Além disso, a temida fila de veículos na portaria dos centros de distribuição é eliminada, economizando não apenas o tempo nas operações, mas também dinheiro que antes era perdido com multas.

WMS

O software de gestão de armazém automatiza boa parte dos processos de armazenagem, pois através da machine learning, passa a entender (com base nos dados de entrada e saída de pedidos) quais as prioridades de saída devem ser dadas para cada tipo de produto.

A emissão de documentos também facilita o despacho, e entre as tantas vantagens, a principal é sem dúvidas o fim dos erros de contagem dentro do estoque, que muitas vezes acaba resultando em um retrabalho que atrasa todo o fluxo lá na frente.

TMS

Agindo diretamente na última milha e etapa da logística, o TMS é fundamental para o sucesso da entrega dos produtos nas mãos do cliente final.

Em parceria com ele, um roteirizador também pode ser usado para automatizar as rotas com base em dados que mostram quais os melhores caminhos para seguir a estrada, embora seja ums software com um uso bem mais específico e também mais custoso do que o TMS.

O TMS permite administrar a manutenção de frotas, dando uma visão bem ampla ao gestor desse setor sobre quais veículos possuem uma urgência maior e evitando gastos desnecessários com trocas de peças.

Além disso, o uso do combustível também é monitorado por ele, evitando desperdícios.

Alguns equipamentos também merecem uma atenção, pois seu uso tem se tornado cada vez mais comum dentro da logística e da indústria

Drones

Há mais de uma década a popularização dos drones chegou e o que antes parecia um recurso caro voltado para um uso limitado (começou como uma utilidade militar e passou a ser um hobby doméstico), finalmente ganhou seu espaço dentro da logística.

A entrega de pedidos por drones passou a ser utilizada em 2016, na China.

Pouco depois foi a vez da DHL, também em território chinês, adotar essa tecnologia que foi responsável por uma redução de 80% dos custos com entregas, além de diminuir de 40 para 8 minutos o tempo de algumas entregas nos testes.

4 → Vantagens da cadeia de suprimentos 4.0 

Flexibilidade, agilidade e eficiência

Uma das coisas que mais falamos nos nossos artigos é como os management system’s e tecnologias de modo geral, permitem que os gestores tomem decisões para resolver problemas de última hora com assertividade de agilidade.

Essa flexibilidade de como resolver um imprevisto de forma rápida e precisa, é um diferencial que coloca o modelo de supply chain 4.0 e a logística 4.0 muito à frente do modelo manual que por tanto tempo tomou conta do cenário.

Além disso, a eficiência que a tecnologia traz ao setor de armazenagem influencia diretamente na redução de custos com atrasos e erros de estoque.

A etapa de embalagem, a utilização de máquinas automáticas e a rápida conferência de pedidos ligam o armazém ao transporte de forma fluída e garantindo que a entrega final ocorra sem problemas.

Controle e precisão

Aqui é onde entra uma das ferramentas mais importantes de qualquer gestão logística: os indicadores de desempenho.

Praticamente qualquer management system  possui dashboard com KPI’s estratégicas para aquela etapa em que  estão inseridos, e saber como utilizá-los é de grande importância para o negócio.

Eles servem para:

  • medir a eficiência de todos os processos;
  • ajudar a traçar novas estratégias;
  • mensurar se uma atividade ou ação está gerando o resultado esperado;
  • medir o desempenho dos colaboradores;
  • medir a percepção dos clientes sobre o seu produto;
  • apoiar as tomadas de decisões.

Isso se trata de visibilidade, algo que antes do surgimento dessas ferramentas abria enormes gargalos dentro da logística e agora acompanha um monitoramento de ponta a ponta dentro da supply chain 4.0.

Customização

Embora seja algo que deva ser feito de forma estratégica e planejada, hoje em dia é comum personalizarmos os serviços para clientes específicos com base em suas necessidades.

A customização de entregas baseadas em urgências e altas demandas de alguns clientes, pode ser feita com a variedade de opções de entregas que temos hoje em dia.

Algumas mais caras e ainda em processos experimentais, mas já ativas no cenário, como os veículos autônomos, outras cada vez mais populares e tendo um custo gradativamente mais barato, como os drones.


Como já era de se esperar, com a evolução da tecnologia dentro da logística, era uma questão de tempo até a cadeia de suprimentos ser afetada como um todo.

Essa evolução ainda tem diversos avanços vindo por aí, e para qualquer gestor logístico que tenha abraçado a modernidade em suas operações, aguardar pelas próximas novidades da supply chain 4.0 é esperar por melhorias.