Skip to content
  • Blog
  • Logística
  • Gestão de Pátio
  • Outras categorias
    • Supply Chain
    • Dicas
    • Artigo
    • Notícias
    • Carga e Descarga
    • Technology
Menu
  • Blog
  • Logística
  • Gestão de Pátio
  • Outras categorias
    • Supply Chain
    • Dicas
    • Artigo
    • Notícias
    • Carga e Descarga
    • Technology
Fale com um especialista em logística
  • 19 / novembro / 2020
  • Equipe Trackage

Logística 4.0: da gestão à otimização da cadeia de suprimentos

Índice

Como o nome já sugere, o termo Logística 4.0 advém da 4ª Revolução Industrial. O conceito vem do livro escrito por Klaus Schwab, que estuda as constantes inovações tecnológicas nos tempos de hoje. 

Para contextualizar, é importante entender o atual momento histórico que tem sofrido constantes revoluções por décadas.

A primeira revolução industrial adveio da invenção das máquinas a vapor que vieram para substituir o trabalho manual e a força animal. Já a segunda, uniu o advento das máquinas à prática das linhas de produção, criadas por Henry Ford para manufatura em larga escala. 

A terceira revolução, já não tão distante, chegou com processos de melhoria dentro da produção, com máquinas inteligentes, a criação da robótica nas linhas de produção capazes de operar sozinhas e uma das inovações mais marcantes: a implementação da internet, plataformas digitais, computadores pessoais, softwares de gestão, entre outros tantos benefícios que a internet como um todo pode proporcionar para revolucionar a indústria da última década até hoje.

Já a quarta revolução industrial se deu pelo avanço tecnológico e marcou mundialmente a indústria com seus princípios para otimizar processos. São eles:

6 Pilares da Logística 4.0

  • Tempo real: os dados agora podem ser coletados e analisados em tempo real
  • Implementação de processos virtuais que permitem que sensores possam ser implementados nas fábricas para rastrear e monitorar todas as ações
  • Descentralização: agora todas as máquinas são capazes de produzir e gerar relatórios de atividades em tempo real, o que permite o fornecimento de informações sobre os ciclos de trabalho
  • Orientação a serviços: os próprios softwares já são orientados a disponibilizarem informações com soluções que orientem a tomada de decisões
  • Modularidade: o uso de módulos que podem ser acoplados e desacoplados segundo a demanda permitem mais flexibilidade na alteração e execução de tarefas
  • Continuidade: na qual todas as máquinas podem se comunicar todo o tempo entre si, sem interrupções

Entendendo um pouco mais sobre o conceito de Logística 4.0

A logística envolve organizar e dividir processos que vão desde a armazenagem, fabricação e entrega de um produto nas mãos do consumidor final. A Logística 4.0 tem como base a aplicação de novos processos tecnológicos para otimizar processos logísticos, de maneira a gerar maior eficiência, velocidade e redução de custos.

O termo leva ao pé da letra a aplicabilidade de novos processos no setor: softwares, sistemas de ERP, sistemas integrados e inteligência artificial, que juntos eliminam processos manuais fadados a erros humanos.

Objetivos da Logística 4.0

  • Produção em larga escala, sem a necessidade de armazenagem de matérias-primas nos CD (Centros de Distribuição)
  • Redução do lead time e tempo de entrega ao consumidor, graças a sistemas integrados que proporcionam essa agilidade
  • Fabricação de produtos personalizados com maior facilidade
  • Cadeia de suprimentos alinhada com as demandas da empresa, fornecedores, distribuidores e focada na satisfação do consumidor final
  • Redução de custos para todas as partes envolvidas

As tecnologias relacionadas à Logística 4.0

Com essa explicação, fica fácil compreender como esses temas se relacionam e se complementam. A logística nada mais é do que o processo organizacional de uma indústria específica ao desempenhar seu propósito. Com o avanço tecnológico, a logística passou a adotar softwares, ferramentas de comunicação integrada e aplicações em nuvem que passam a otimizar, integrar e controlar processos.

Como mencionado anteriormente, a revolução no setor logístico permitiu o investimento em tecnologias de ponta para otimizar e agilizar o supply chain. Algumas tecnologias que podemos citar que têm sido aplicadas, são:

  • Internet das Coisas – a capacidade das máquinas se comunicarem entre si, aumentando a produtividade e reduzindo custos
  • Inteligência Artificial – a inteligência da máquina torna possível que a mesma tome decisões ao longo do processo. Além disso, permite um atendimento personalizado ao cliente através da análise de dados
  • Cloud Computing – a virtualização dos serviços e a sua capacidade de armazenamento de dados possibilita um melhor gerenciamento de informações, coletando, armazenando e disponibilizando dados de maneira rápida e segura
  • Big Data – grandes coleções de dados permitem que essas informações coletadas e armazenadas pelo cloud computing sejam disponibilizadas de maneira que a empresa possa ter uma ampla visão estratégica de toda cadeia produtiva
  • Digital Twin – capacidade de criar o protótipo digital de um produto, o que permite avaliações prévias tornando o planejamento mais eficiente
  • Machine Learning – nada mais é do que o aprendizado da máquina que permite que ela trabalhe de maneira autônoma. Além disso, ela transforma os dados coletados em modelos analíticos, o que permite uma melhor interpretação de dados.

Benefícios do novo conceito logístico e modelo de trabalho

A implantação desse novo conceito requer uma mudança completa em toda a cultura organizacional de uma empresa. Isso por que o trabalho que a mesma exige é intelectual e com ampla visão estratégica, não mais um trabalho de cunho operacional.

Muitos são os benefícios adquiridos com essa implantação, tais como redução de perdas em estoques, retrabalho, extravios e avarias em produtos. Há uma melhoria na análise de dados que essas ferramentas tecnológicas proporcionam, o que permite a identificação rápida de erros e gargalos para uma tomada de decisão importante.

Isso tudo permite um maior foco na estratégia de negócios. Esse é um dos propósitos da versão 4.0, na qual se procura uma modernização da gestão, monitorar fluxos de trabalho com precisão e manter essas informações sempre acessíveis. Fatalmente, isso proporciona uma redução de custos operacionais relacionada também à redução de perdas.

Por fim, o objetivo principal é alcançado: a satisfação dos clientes que obterão seus produtos com prazos menores, terão informações atualizadas sobre o status de seu pedido, menos erros logísticos e preços mais competitivos. Podemos citar também a personalização de produtos como um benefício da logística 4.0.

Muitos desafios ainda precisam ser alcançados com a integração de informações e sua disponibilização em tempo real Isso é exatamente o que empresas como a Trackage têm por desafio a entregar: melhoria contínua de processos logísticos.

Gostou do post? Não deixe de compartilhar e nos seguir em nossas redes sociais do Facebook e LinkedIn. Para um atendimento personalizado, entre em contato conosco.

Equipe Trackage

Equipe Trackage

AnteriorAnteriorAgendamento de carga: saiba como otimizar a sua operação
PróximoPor que a gestão de docas é essencial para a otimização logísticaPróximo

Posts Relacionados

Logística

O que é Logística e como otimizar a performance com um YMS

1 de junho de 2022
Logística

O que é Logística Reversa e como aplicar

25 de maio de 2022
Gestão de Pátio

YMS: o que é, como funciona e porque usar

24 de maio de 2022
Logística

O que é Supply Chain, como funciona e boas práticas

18 de maio de 2022

Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 1205 Sala 11 - 2º andar - Vila Almeida Indaiatuba - SP

contato@trackage.com.br

Soluções

Trackage Maestro: Gestão de Pátio (YMS)

Trackage Agendamento de Carga e Descarga

Dúvidas

Política de privacidade

Termos de uso

Trabalhe conosco

Vagas Abertas

Banco de talentos

Plataforma de cursos

Redes sociais

Linkedin Youtube Instagram Facebook

2022 © Trackage

Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Gerenciar fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}