Como funciona e porque investir em Intralogística 

Intralogística no armazém
Aqui você encontra

A intralogística é a logística interna da empresa, tendo impacto direto na logística de armazenagem e consequentemente, influenciando nas demais etapas do fluxo logístico.

Neste artigo, você entenderá o porquê de investir na intralogística e quais benefícios elas trazem para os negócios.


1 → O que é intralogística 

Também conhecida pelo termo “logística in house”, a intralogística envolve toda a movimentação de todos os materiais dentro dos setores responsáveis por essa alocação de insumos e seu uso, como fábricas, armazéns e centros de distribuição.

Em teoria, se tem movimentação de cargas, mercadorias ou insumos, a intralogística age para garantir a eficiência dessa movimentação.

Na prática, a intralogística procura melhorar a cadeia de suprimentos através dessa logística “interna” que cuida de todo o fluxo de distribuição física (insumos e matérias-primas), não se restringindo necessariamente ao armazenamento, mas tendo sim um impacto importante nessa parte.

CTA Torre de Controle

2 → Como funciona a intralogística 

Etapas da intralogística

Quando se fala em uma logística interna que, embora tenha um impacto maior na logística de armazenagem da empresa, não podemos ignorar as demais etapas do fluxo logístico.

O segredo da intralogística é justamente alinhar todas as etapas e os dados fornecidos em cada uma delas, de maneira que não haja travas no percurso de distribuição dos materiais.

Inevitavelmente sempre pensamos no armazenamento quando falamos de intralogística, mas da mesma forma que a logística de pátio está ali para fazer a ponte entre o estoque e o transporte rumo à Last Mile, a intralogística também não existe sem todas as etapas.

Lembre-se, o objetivo em se ter uma intralogística eficiente é o mesmo de qualquer variação logística das quais já falamos aqui (logística de armazenagem, de pátio ou de transporte): garantir que o produto seja entregue.

Para Geovani Carvalho (Customer Succes Analyst), embora o foco da intralogística seja esse trabalho interno que envolve a armazenagem, não devemos esquecer das demais etapas.

“É importante ficar claro que embora o foco aqui seja o armazenamento, isso não exclui a importância das outras etapas ligadas a ele. Quando falamos em intralogística, nós também envolvemos, por exemplo, o transporte, mas em uma escala menor”, destaca Geovani.

E na prática, como funcionam as etapas?

Podemos dividir a logística interna em partes que seguem um fluxo de distribuição:

  1. Movimentação para recebimento → Tudo começa aqui, na chegada dos materiais nos pontos de estocagem e armazenamento (próprios ou terceirizados) e obviamente na preparação do local para isso, baseado em prazos e organização própria de cada armazém.
  2. Inspeção → Também conhecida como conferência, é quando os materiais e insumos que chegam são identificados e registros no estoque.
  3. Separação → É quando os materiais são separados, alguns direcionados para seu devido lugar de estocagem, outros já para a linha de produção.
  4. Expedição → A parte que tem ligação com a gestão de pátio e o transporte. É aqui que o pedido é movimentado rumo ao envio para determinado cliente. Ter uma logística de pátio eficiente é de suma importância nessa parte do processo.

Como veremos mais adiante, ter softwares que auxiliem tanto a gestão de armazém (WMS) quanto a gestão de pátio (YMS), potencializam ao máximo a eficiência dessas etapas que precedem o envio das mercadorias.

3 → Por que investir em intralogística 

Redução de custos

Música para os ouvidos de qualquer gestor logístico, a redução de custos como resultado de uma intralogística bem feita logo é notada quando começam a aparecer os evidentes exageros nas planilhas de balanço.

Como está muito ligada ao armazenamento, custos desnecessários aqui são principalmente os operacionais.

Como exemplo, temos a utilização constante de empilhadeiras e outros equipamentos de auxílio ao estoque sem real necessidade, o que acarreta em manutenções e trocas de peças ou até substituições de máquinas inteiras fora do prazo previsto.

Aumento de produtividade

O aumento da produtividade está intimamente relacionado à diminuição de tempo nas operações de armazenagem.

Quando se tem uma intralogística eficiente, automaticamente temos uma logística de armazém livre de erros  e como já vimos em outro artigo aqui no blog, erros dentro da armazenagem (como por exemplo erros de contagem que levam ao retrabalho) impactam diretamente no tempo de expedição dos produtos e gera um gargalo, etapa após etapa.

Quando diminuímos a incidência desses erros humanos com o auxílio de um tecnologia com o WMS, automaticamente aumentamos a produtividade e direcionamos melhor os esforços das equipes.

Diminuição de riscos e acidentes 

Algo que requer sempre uma atenção especial do gestor, em qualquer etapa do fluxo logístico é o risco de acidentes, pela constante movimentação de cargas, muitas vezes de pesos elevados.

No armazém não é incomum ouvirmos falar de prateleiras inteiras que arrebentam e colocam em risco a segurança dos colaboradores, além da perda expressiva de materiais.

Os motivos pelos quais acidentes ocorrem podem ser vários, variando desde negligência por parte dos responsáveis pela área, até uma visão limitada dos processos por parte dos gestores.

Para isso, o uso da tecnologia aqui pode fazer total diferença.

O WMS como principal ajuda na armazenagem toma a dianteira nessa corrida por soluções que otimizem toda a estrutura dessa etapa da logística, mas robôs e equipamentos que tenha automação e realizem as atividades de forma inteligente, também podem ser o grande diferencial na segurança do ambiente de de trabalho e na garantia de preservação os materiais.

Melhora na infraestrutura e aumento da competitividade

Quando olhamos para a logística e os processos como um conjunto, e não de forma individual, vemos que a infraestrutura de todo o fluxo logístico e até mesmo de partes do negócio que não estão diretamente ligadas à logística, mas dependem dela (como as vendas), acabam melhorando.

Essa cadeia de melhorias pode se refletir até mesmo no preço final dos produtos, já que a redução de gastos citada anteriormente garante uma flexibilidade maior na hora de oferecer preços mais atrativos para o cliente, fazendo disso um importante diferencial competitivo frente à concorrência.

4 → Ferramentas para otimizar a gestão intralogística 

Softwares de gestão e equipamentos corretos

Acreditamos que tenha ficado óbvio a importância que a intralogística tem dentro da logística de armazenagem.

Devido a isso, o WMS é uma parte indispensável para o sucesso da intralogística.

Caso ainda não tenha se inteirado um pouco melhor sobre a ferramenta, ela serve para cuidar de toda a gestão de armazenagem da empresa, automatizando diversas funções que antes eram feitas manualmente e com um índice de erros e retrabalhos enormes.

Se já trabalhou em estoque ou conhece alguém que trabalha, sabe que o pesadelo de qualquer pessoa dessa área é ver que o balanço de estoque não bate com aquilo que está registrado nas tantas planilhas espalhadas pelo lugar.

Essa maneira ultrapassada de gerir o armazém acaba atrasando todo o fluxo logístico e é por isso que uma ferramenta como o WMS faz total diferença.

Entre as vantagens que ela proporciona, estão:

  • Gestão de estoque padronizada;
  • Organização;
  • Despacho rápido;
  • Fluxo de entrada e saída de materiais automatizado por meio da Machine Learning;
  • Integração com várias ferramentas de gestão como YMS e ERP.

No entanto, se você pensa que a possibilidade de uso dessas ferramentas começa e se encerra no WMS, é bom lembrarmos que a etapa posterior ao armazém é justamente a ponte entre ele e o transporte: o pátio logístico.

É no pátio que a movimentação de cargas rumo à last mile ocorre, além de estar concentrado todas as operações de carga e descarga de mercadorias que chegam e saem dos centros de distribuição.

Ter uma gestão de pátio alinhada e eficiente ao lado do armazém, também faz parte da intralogística da empresa e para isso, o uso de um YMS é igualmente importante nessa etapa.

Das vantagens que o YMS traz para a logística, podemos destacar:

  • Gestão de portaria;
  • Fim de fila de veículos;
  • Fim das multas por tempo de espera no pátio;
  • Agendamento de cargas e descargas;
  • Relatórios sobre toda a operação.

No Brasil, o YMS Trackage Maestro é pioneiro nas atividades de gestão de pátio, atendendo gigantes como DHL e 3M.

Por último, ter equipamentos e maquinários adequados não impacta somente na produtividade, mas nas condições de trabalho.

EPI’s corretos fornecidos pela empresa são o básico que se espera de uma intralogística responsável.

Nessa mesma linha de segurança do trabalho, os maquinários corretos para cada operação também influenciam em um ambiente mais seguro, além de obviamente impactar na produtividade das operações.

Evitar as famosas “gambiarras” com equipamentos e máquinas que não são nativas da função onde estão sendo utilizadas, é importante para evitar não apenas acidentes, mas a perda de materiais e produtos por manuseio incorreto.

A justificativa de muitos para isso pode ser a economia na compra novos equipamentos, mas vale lembrar que em muitos casos, o aluguel dessas mesmas máquinas pode ser uma alternativa muito mais barata e cabível para o gestor.

Além disso, ter uma equipe qualificada para manusear cada equipamento disponível nas operações garante uma durabilidade maior.


A intralogística é a prova concreta de que a integração entre as etapas faz total diferença para se ter uma logística avançada nos tempos atuais.

A forma como ela impacta no armazenamento e, sutilmente melhora as etapas posteriores, mostra que uma logística alinhada pode ser um diferencial competitivo no mercado logístico atual.