Logística de Pátio: o que é e quais seus benefícios

Logística de pátio nos centros de distribuição
Aqui você encontra

Dentro do fluxo logístico da cadeia de suprimentos, nós temos a logística de pátio, que é o conjunto de todos os processos que compõem a gestão de pátio, integrando ainda o armazenamento e o transporte.

Entenda mais sobre isso neste artigo.


1 → O que é logística de pátio 

A logística de pátio é todo o conceito teórico e a execução prática dos processos logísticos que compõem o pátio.

A logística de pátio integra a Gestão de Pátio, como conhecemos, e compartilha de muitas características da mesma, porém, com uma visão mais ampla sobre a cadeia de suprimentos, envolvendo a relação entre o armazenamento e o transporte em direção ao cliente final.

2 → Quais etapas integram a logística de pátio

Primeiramente, devemos relembrar as partes que compõem a gestão e a logística de pátio, isto é, os processos práticos e exclusivos do pátio logístico.

Agendamento

Em uma ordem cronológica, podemos destacar o agendamento de cargas e descargas como a primeira etapa da logística de pátio em um cenário eficiente e munido das ferramentas certas.

Um bom agendamento de docas contribui tanto para a empresa que faz a entrega, quanto para a empresa que irá recebê-la.

Para a fornecedora, as filas de veículos em espera serão eliminadas, pois há um calendário com dias e horários pré-definidos para as operações.

Para a empresa receptora, a facilidade em organizar as equipes que atuarão em cada operação faz toda a diferença na economia de tempo.

Rastreio

O rastreio é essencial tanto para a saída de mercadorias quanto para o início do ciclo, com a entrada dos produtos prevista nas docas.

Por isso, o uso de uma ferramenta como um TMS (Transport Management System) adianta bastante o lado dos responsáveis pelo transporte da carga. 

No entanto, é importante lembrarmos que dentro do pátio o rastreio também ocorre por meio de um YMS como ferramenta de Gestão de Pátio, pois o software permite monitorar em tempo real todos os movimentos dentro do pátio logístico.

Isso possibilita o deslocamento rápido das equipes para resolver quaisquer problemas com uma demanda específica.

Portaria

Embora pareça uma parte básica e óbvia do fluxo logístico da cadeia de suprimentos, a portaria de um pátio logístico tem uma grande importância em grandes operações.

É justamente nessa etapa que as informações geradas pelo agendamento são validadas e filtradas.

Além disso, é na portaria que existe todo o cuidado para que não ocorra uma superlotação no pátio, controlando o fluxo de entrada com cuidado.

Pátio

É no pátio que os veículos aguardam a liberação para a entrada nas docas, no entanto, aqui é importante atentarmos para o fato de que cada empresa possui sua própria política quanto ao funcionamento do seu pátio logístico.

A empresa fornecedora deve ficar atenta a isso e para isso.

Relação com fornecedores

Como falamos logo acima, as políticas individuais de cada empresa sobre o uso do seu pátio logístico deve ser de conhecimento dos fornecedores e para isso, é importante que a empresa dona do pátio logístico mantenha uma relação próxima com seus fornecedores.

Uma boa forma de fazer isso é desenvolver um manual para os fornecedores com definições importantes como:

  • requisitos de embalagem;
  • rotulagem;
  • condições de rejeição da mercadoria;
  • requisitos de transporte;
  • horários;
  • documentos necessários para a entrada e saída;
  • sanções adicionais.

Doca

A parte onde todas as operações práticas ocorrem.

É aqui onde a carga e a descarga de mercadorias é feita, assim que a operação é liberada pelo sistema e o veículo é autorizado a atracar na doca reservada para ele pelo agendamento.

Documentação e portaria (saída)

Por fim, ao término da operação de carga ou descarga, o veículo é direcionado para a portaria novamente.

É quando a documentação de despacho (em caso de carga) ou conferência de notas e todos os documentos necessários são validados e sua saída é efetivada no sistema.

3 → Como ter uma boa logística de pátio

Investir em um bom sistema de Gestão de Pátio é a chave para se ter uma logística de pátio eficiente e acima de tudo, contribuir para a diminuição de gastos. 

Contudo, além disso, existem outras coisas que ajudam bastante na hora de lidar com todos os desafios do pátio logístico.

Torre de controle como base

A torre de controle logístico é uma central de informações integradas que dá uma visibilidade bem ampla sobre todas as operações e atividades logísticas da empresa.

Esse conceito nasceu das torres de controle em aeroportos que exemplificam bastante isso.

Inclusive, é bom entendermos o conceito de torre de controle sem nos prendermos à parte física e sim ao significado.

Uma torre de controle pode ser uma sala com alguns computadores ou um andar inteiro dedicado a isso, não importa o tamanho e sim essa integração inteligente de todas as informações passando por um só lugar.

Como podemos ver, a torre de controle tem uma utilidade enorme em qualquer gestão logística de uma empresa e na logística de pátio ela é fundamental para servir como base ao cuidar dos dados gerados por ferramentas como o YMS.

A união de um YMS com a funcionalidade de uma torre de controle estreita ainda mais essa relação do gestor de pátio com os dados fornecidos para o sistema.

Existem três pontos que precisam estar bem alinhados para o funcionamento de uma torre de controle.

  1. Tecnologia obviamente, a utilidade de um YMS, um WMS, um ERP e diversas ferramentas que podem contribuir para facilitar a gestão logística de uma empresa, é facilmente amplificada pela torre de controle, nunca esquecendo do uso dos KPI’s que são a base para qualquer controle logístico.
  1. Pessoas tecnologia é essencial, mas tê-la nas mãos e não saber usá-la é jogar dinheiro fora. É preciso qualificar as pessoas responsáveis pelo uso diário desse tráfego de informações para que elas não se percam e possam ser utilizadas da forma correta.
  2. Processos   dentro de uma torre de controle, além do monitoramento, é possível executar vários processos em conjunto, por isso, ter processos bem definidos em uma logística de pátio é fundamental para potencializar a eficiência da torre.

YMS como solução

Se já temos um armazém devidamente organizado e auxiliado por uma ferramenta tecnológica capaz de suprir os gargalos deixados pelos processos manuais, é hora de partirmos para o centro de todo o conceito: o pátio logístico.

O YMS (sigla para Yard Manager System, ou Sistema de Gestão de Pátio) é a chave para desapegarmos de vez de todos os processos manuais que compõem a logística de pátio e entendermos que não há como evitar o avanço tecnológico.

Essa ferramenta traz benefícios que tornam o gerenciamento do pátio logístico muito mais prático, ágil e o principal: dá controle ao gestor.

Em uma pesquisa realizada pela Trackage sobre como é feita a gestão de pátio dentro das empresas, verificou-se que:

  • 29% ainda usam planilhas;
  • 23% fazem de forma manual;
  • 21% usam YMS;
  • 27% não fazem gestão de pátio.

Somado a isso, segundo o estudo realizado pela Fourkites, 27% das empresas não possuem visibilidade das métricas do pátio logístico.

O mesmo estudo aponta que com um YMS, há uma redução de 40% a 80% nos custos com diárias e problemas derivados com atrasos, além de um aumento de produtividade no pátio entre 20% e 40%.

Um exemplo prático desse impacto do YMS no gerenciamento de pátio está no uso do YMS Trackage Maestro, por exemplo, na Whirlpool. 

A empresa teve um aumento de 13% na produtividade, utilizando a ferramenta no gerenciamento das empilhadeiras.

Na DHL, o software de gestão de pátio da Trackage também ajudou nos desafios diários que a empresa enfrentava na sua logística de pátio.

WMS como apoio

O armazém, como já vimos, embora não faça parte do pátio logístico, está integrado a ele e sob uma visão mais ampla que compõe toda a cadeia de suprimentos, é de grande importância para o funcionamento do pátio.

Ele está diretamente integrado ao pátio logístico, já que o pátio se localiza bem no meio desse fluxo de entrada e saída de mercadorias e por isso precisa de um olhar mais atento de ambas as gestões: armazém e pátio.

Para facilitar isso, existe o WMS.

O WMS é uma ferramenta de gestão de armazenagem cujo principal objetivo é eliminar erros de contagem em estoque e dar uma assertividade para a conferência de mercadorias.

Como vantagens dessa gestão moderna, têm-se um sistema que com o passar do tempo automatiza o processo de entrada e saída de mercadorias e ainda ajuda com a emissão de documentos e o despacho dos produtos.

E onde isso ajuda a logística de pátio?

Lembra quando falamos que na logística de pátio existe uma integração tanto entre o pátio e o transporte quanto entre o pátio e o armazém?

Partindo desse ponto, ter uma logística de armazém bem aplicada com o auxílio de um WMS contribui para que esse fluxo entre a armazenagem e o pátio logístico não seja quebrado.

4 → Quais os benefícios de otimizar a logística de pátio

Quando se utiliza as ferramentas corretas para otimizar a logística de pátio, existem diversas vantagens que contribuem no aumento da produtividade e principalmente na economia de tempo e dinheiro.

Monitoramento de ativos

Quando temos um monitoramento feito por um YMS, os ativos (empilhadeiras e outros veículos que se movimentam constantemente pelas docas) são acompanhados em tempo real e os gastos desnecessários procurando ou deslocando veículos no pátio sem necessidade, são eliminados.

Fim das multas por atraso

Algo muito comum na gestão manual de um pátio logístico é o impacto financeiro negativo que isso traz para a empresa por conta das longas filas de veículos do lado de fora da portaria ou mesmo dentro do pátio, aguardando pela carga ou descarga de mercadorias.

De acordo com a Lei nº 13.103 (Lei do Caminhoneiro) o prazo máximo para carga e descarga do veículo é de 5 horas, contadas a partir do check-in na portaria.

Se esse limite é extrapolado (algo bem recorrente na gestão manual), uma multa é imposta ao transportador autônomo ou à transportadora.

Esse problema é eliminado com um recurso essencial para a logística de pátio, encontrado em um bom YMS: o agendamento de docas.

Agendamento de docas

O agendamento de docas é um recurso utilizado no YMS que permite organizar de forma proativa todas as operações que ainda irão ocorrer, evitando as temidas filas de caminhões e ainda por cima facilitando qualquer problema de última hora dentro do pátio, pois deixa a realocação de veículos intuitiva e fácil de se fazer.

Aqui na Trackage nós temos o agendamento de docas como um recurso nativo do YMS Trackage Maestro, mas também possuímos um sistema de agendamento de docas separado, sem a necessidade de adquirir o Maestro.

Relatórios

Ter dados suficientes para uma tomada de decisão é algo crucial dentro da logística, mas ter dados e não saber o que fazer com eles, é um desperdício de informações.

Para isso, um sistema de gestão e pátio como o YMS fornece relatórios e análises de dados de forma prática, nutrindo de métricas e informações o gestor e sua equipe, permitindo um plano de ação mais assertivo.

Exemplos de dados fornecidos pelo sistema:

  • Número de agendamentos;
  • Número de check-ins e check outs por período;
  • Tempo médio de um veículo, por etapa, no pátio;
  • Produtividade por doca;
  • Produtividade por equipe;
  • Localização de ativos e veículos no pátio;
  • Desempenho por transportadora.

Ao lado da logística de transporte e da logística de armazenagem, a logística de pátio forma a tríade principal do fluxo logístico dentro de uma empresa, onde uma depende da outra, direta ou indiretamente, para que a cadeia de suprimentos não pare.

Tudo culmina, no fim das contas, na Last Mile.

Tudo termina na eficiência em forma de entrega e satisfação para o cliente.