Tipos de armazéns logísticos e suas finalidades

Armazéns logísticos
Aqui você encontra

Os armazéns logísticos são figuras carimbadas desse setor, sendo peça fundamental para todas as atividades e operações logísticas e fazendo parte de um dos três pilares da logística: armazenagem, pátio e transporte.

Dessa forma, trouxemos aqui um artigo que mostra detalhadamente os diversos tipos de armazéns logísticos que essa área comporta e suas funcionalidades.


1 → O que é um armazém logístico 

Também conhecidos como Warehouse, os armazéns logísticos são espaços físicos responsáveis por armazenar produtos, materiais ou insumos de uma empresa.

Existem diversos tipos de armazéns logísticos, como veremos logo a seguir, mas todos compartilham do mesmo objetivo que é garantir a armazenagem segura e estratégica para a saída ou entrada de mercadorias.

2 → Principais tipos de armazém logístico 

Próprio 

Dentro de todos os tipos de armazéns logísticos, o tipo próprio é o que mais encontramos, sendo aquele de conhecimento comum até para quem não é do ramo.

Sua definição é simples de entender, sendo um armazém cuja administração do espaço físico e dos colaboradores que trabalham nele, é toda da empresa.

Das vantagens que um armazém logístico próprio oferece, se destacam principalmente a maior flexibilidade na hora de remanejar horários de trabalho nas operações de estoque e um controle muito maior sobre os processos.

Ainda sim, é importante ficar de olho, pois os custos com um armazém logístico próprio são altos e impactam bastante no orçamento da empresa, não sendo a melhor opção para empresas de pequeno porte.

Lembrando que não é uma obrigação que o armazém esteja localizado na mesma área de produção (fábrica) da empresa.

Das principais empresas que costumam usar armazéns logísticos próprios, temos as automotivas, de produtos eletrônicos e móveis.

Público ou geral

O armazém público é um armazém logístico que está aberto ao recebimento de todo tipo de mercadoria, logicamente, com os devidos cuidados, mas sem distinção.

É normal termos móveis, refrigerados e tantos outros tipos de produtos diferentes no mesmo armazém.

Uma das características desse tipo de armazém logístico é que são cobradas taxas de armazenagem baseadas em quantidade, peso, cubagem e tipos de mercadorias e seus manuseios (já que diferentes tipos podem gerar diferentes custos de armazenagem e isso pode refletir no preço cobrado pelo serviço).

Além disso, por conta desses fatores influenciarem nas taxas de armazenamento, é mais indicado para as empresas cujos volumes não sejam tão grandes e suas cargas sejam mais leves.

Contratado

Um meio termo entre o armazém público e o próprio, o armazém contratado carrega características de ambos.

Por exemplo, no armazém contratado, a parte física é terceirizada pela empresa dona do armazém, enquanto a empresa que contrata o serviço de armazenagem ainda fica responsável pelas despesas com o local, os equipamentos e com os funcionários.

Aqui, somente o local físico é terceirizado, necessitando que a empresa contratante arque com os equipamentos e a contratação de funcionários, além de administrar todo o local.

Terceirizado

O armazém terceirizado é o mais utilizado pelas empresas no Brasil, servindo tanto as de grande quanto as de pequeno porte.

A maior vantagem do armazém terceirizado é poder retirar os custos de investimento com armazenagem própria e redirecionar tanto o investimento quanto a mão de obra para outros setores que requerem atenção.

A empresa que oferece serviço de armazenagem terceirizada fica responsável por todo o processo e administração do lugar, livrando a empresa contratante dessa responsabilidade.

Vale lembrar também que as despesas nesse tipo de contratação constam no contrato de aluguel, podendo variar um pouco de empresa para empresa.

Uma outra característica importante de destaque no serviço de armazenamento terceirizado é que são localizados em lugares estratégicos, próximos de rodovias, ferrovias e até mesmo terminais hidroviários, facilitando muito a escolha do modal de transporte por parte da empresa para cada tipo de carga.

Temporário

Um dos mais curiosos tipos de armazenagens é a temporária.

Nesses tipos de armazéns logísticos, a sua existência é – como o próprio nome já entrega – temporária, ou seja, o local é desmontado após o uso definido em contrato.

Por conta disso, tornou-se comum para empresas que ainda não tem um local definido para a construção do seu próprio armazém, ou caso o tenha, ainda precisam esperar o tempo de construção dele e logicamente necessitam deixar seu estoque em algum lugar.

Ao escolher um armazém temporário, pode-se optar por um armazém público ou alugar instalações de empresas especializadas em armazenagem, como galpões.

É muito usado por construtoras.

Permanente 

É um dos tipos mais comuns e serve para o armazenamento de empresas cujas atividades de depósito são rotineiras.

Tendo processos pré-definidos e em local próprio, o armazém permanente desfruta dessa constância das operações e devolve em forma de eficiência.

Dos principais players do mercado que utilizam armazenagem permanente, temos empresas grandes e já estabelecidas e empresas que possuem sede fixa.

Alfandegado 

É o armazém logístico responsável pela armazenagem de mercadorias destinadas à exportação ou importação.

Elas só saem desse armazém depois que os processos de desembaraço alfandegário chegam ao fim, podendo levar meses para isso.

Como algumas mercadorias são bem caras, o armazém alfandegado também permite que os exportadores e importadores vendam os produtos e façam o pagamento depois.

Na maior parte das vezes os armazéns alfandegados são administrados pelo governo e possuem acordos específicos.

Entre os benefícios que esses armazéns logísticos oferecem, podemos destacar:

  • Como impostos não são cobrados até que as mercadorias sejam liberadas, reduz peso dos custos para as empresas;
  • Inúmeros tipos de produtos podem ser armazenados, variando bastante;
  • Muitas vezes a distribuição dos produtos e o planejamento de envio é gerenciado por empresas de fretem que têm parceria com os armazéns alfandegados.

Nas palavras de Isabela dos Santos Ferraz (Analista de Customer Succes), outra particularidade que separa o armazém alfandegado dos demais, é a complexidade e rigidez dos processos por conta da segurança e cumprimento das leis.

“Não é só chegar com um contêiner, deixar a mercadoria e ir embora. Existe toda uma gama de processos referentes à documentação e muitas vezes à inspeção, para verificar se o conteúdo armazenado não oferece nenhum perigo ou é de procedência duvidosa, já que não é incomum o transporte marítimo ser usado para atividades ilegais como tráfico de drogas, armas ou até pessoas”, enfatiza Isabela.

Climatizado ou refrigerado 

O armazém climatizado ou refrigerado é destinado para as mercadorias que necessitam ser armazenadas em baixas temperaturas como medicamentos, carnes, alimentos perecíveis e algumas plantas.

Alinhado ao armazém, o transporte refrigerado também é requisitado nesse caso, sendo impossível desvincular do serviço a necessidade de caminhões que oferecem essa função.

De produtos químicos 

Assim como o climatizado, o armazenamento de produtos químicos necessita de uma atenção específica e cuidados diferentes dos demais armazéns, já que suas mercadorias oferecem risco químico aos colaboradores e demais pessoas envolvidas no processo.

Quase sempre são armazenados de forma separada de quaisquer outros tipos de mercadorias e precisam de certificados e licenças especiais para isso.

Tais certificações envolvem várias organizações e seus critérios estabelecidos podem variar de país para país.

No Brasil, a legislação que cobre o regulamento sobre a armazenagem de produtos químicos é feita por meio da NBR 14725, corrigida em 2015 e com uma ementa publicada em 2017.

3 → Como escolher o armazém ideal 

Layout do espaço

O layout de espaço de um estoque e armazém tem como base muito do posicionamento de máquinas, funcionários em serviço de é claro, as operações que ocorrerão naquele ambiente.

É dessa forma que pode-se calcular o quanto de espaço será, de fato, aproveitado para a armazenagem das mercadorias.

O layout do espaço é peça fundamental ao montar seu próprio armazém ou escolher um que possa ser compatível com aquele espaço que sua empresa precisa.

Custos

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que mesmo que tenhamos mostrado exemplos de armazéns logísticos relativamente baratos (comparados ao restante), como é o caso do armazém terceirizado, não quer dizer que o modelo ideal para o seu negócio seja esse.

Se reunir com os gestores responsáveis pelas operações da empresa e principalmente alinhar com o time financeiro é importante para não dar um passo maior do que a perna.

Segundo a Ilos, empresa de consultoria especializada em logística, das despesas do Brasil com logística, 31% corresponde à armazenagem e 5% ao estoque, ficando atrás somente do transporte que ainda detém 60% dos gastos com logística no país.

É um investimento que precisa ser muito bem planejado.

Localização

Como mencionamos anteriormente, a localização estratégica de um armazém logístico faz total diferença nas operações.

Principalmente entre o pátio logístico e o transporte de carga. Ter um gargalo entre essas etapas torna ineficiente a armazenagem e automaticamente faz com que qualquer dinheiro investido tenha sido desperdiçado, já que mesmo com uma estrutura de qualidade de espaço o bastante, não se tem uma saída rápida dos veículos.

Por isso, ter armazéns logísticos posicionados estrategicamente ao lado de rodovias e outros tipos de vias de acesso é primordial para acelerar o processo e saber se a contratação de um serviço de armazenagem será benéfica ou não.


A logística se ramifica em incontáveis partes que por si só já se dividem em tantas outras.

E isso não é diferente com a armazenagem, como pudemos observar neste artigo, que possui vários tipos de armazéns responsáveis por mercadorias específicas, baixo custo, repasse de responsabilidade entre terceiros e diversas características.

Escolher o melhor armazém para o seu negócio não é diferente de escolher a melhor frota, o melhor serviço de frete ou a melhor ferramenta para gerir o pátio, por isso, deve ser encarada com a mesma seriedade das demais etapas do fluxo logístico, já que influenciará lá na frente.