Como utilizar o YMS Trackage Maestro no seu negócio

yms-para-seu-negocio
Aqui você encontra

Dentro de um pátio logístico existem diferentes processos sendo realizados a todo momento e, em muitos casos, 24 horas por dia. 

E para que todo o fluxo da operação rode conforme o planejado, é comum o envolvimento de várias pessoas atuando em diferentes funções. 

Nesse cenário, ao contar com um sistema de gestão de pátio como o YMS Trackage Maestro, é preciso que todas essas pessoas tenham acesso à ferramenta em seu dia a dia. 

A partir disso, confira abaixo as possibilidades de uso do YMS Trackage Maestro para cada um dos principais perfis de usuários

1 → O que é o YMS Trackage Maestro 

O YMS Trackage Maestro é uma ferramenta de Gestão de Pátio (Yard Management System) para monitoramento, agendamento e controle logístico, que permite a visibilidade em tempo real de toda a operação, desde a chegada de um veículo na portaria até sua liberação. 

Para utilizar o sistema, que conta com diversas funcionalidades, é possível cadastrar grupos de usuários, onde cada perfil pode ter acessos e restrições específicas que garantem o uso correto e seguro da plataforma.

Ao ser alimentado com ações como agendamentos, check-ins e atualizações das jornadas no pátio, por exemplo, o YMS Trackage Maestro sincroniza e executa essa comunicação em tempo real com todos os perfis de usuários.

2 → Como funciona o YMS Trackage Maestro 

Na prática, o YMS Trackage Maestro otimiza a gestão de um pátio, controlando a movimentação de veículos, docas e ativos, além de disponibilizar dados e informações de cada etapa do processo

Com isso, ele gera benefícios específicos para cada tipo de perfil que acessa o sistema, auxiliando em suas rotinas de trabalho. 

Para gestores logísticos ou de operações

Para gestores e demais perfis estratégicos, como coordenadores, gerentes e diretores, o YMS Trackage Maestro funciona como uma torre de controle do pátio logístico

O sistema fornece indicadores em tempo real de toda a movimentação no pátio, que servem de insumos para tomadas de decisão e visam melhorar a performance da operação e reduzir custos

Os KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de desempenho), que podem ser visualizados nas dashboards de Agendamento e Gestão de Pátio de forma dinâmica e intuitiva, permitem à pessoa gestora ter um controle de ponta a ponta da sua logística de pátio. 

Além disso, o YMS Trackage Maestro foi desenvolvido com base em uma Interface de Programação de Aplicações (API), um conjunto de definições e protocolos para integrar outros softwares e plataformas, como TMS, WMS e ERP, ampliando a visibilidade para toda a cadeia de suprimentos. 

No sistema, o perfil administrador (que cadastra os demais perfis) define quais funcionalidades os gestores podem acessar, incluindo todos os recursos e telas e cadastro de outros perfis e grupos de acesso.

Para analistas logísticos

Para perfis de analistas, responsáveis pelo acompanhamento e verificação dos dados, o YMS Trackage Maestro traz facilidade na hora de gerir tempos e processos no pátio

Alguns indicadores, por exemplo, mostram informações como: 

  • O número de jornadas em aberto no pátio;
  • A quantidade de veículos em cada etapa da operação;
  • O tempo de permanência dos veículos no pátio;
  • E o tempo médio por operação.

Com esses dados, é possível corrigir desvios e gargalos, como as filas de espera na portaria e os atrasos nas entregas, além de evitar multas por tempo de permanência do veículo no pátio além do permitido por lei. 

Na plataforma, esse tipo de perfil também pode ter acesso a diversas funcionalidades pré definidas pelo perfil administrador, incluindo também todos os recursos e telas.

“Ter acesso às etapas que fazem parte do seu trabalho evita possíveis erros de procedimento na operação e mais clareza na hora de executar as tarefas, tendo maior absorção do que precisa e sem telas desnecessárias”, explica Julia de Araújo, Coordenadora de Sucesso do Cliente da Trackage

Para a operação logística  

Da portaria à balança, seguindo para as docas, passando pela documentação e de novo à portaria, o fluxo dentro do pátio envolve uma série de pessoas em cada uma das diversas etapas ─ e essas são só alguns exemplos.  

Para empresas que optam por criar perfis operacionais, que fazem a atualização das jornadas, o YMS Trackage Maestro também proporciona mais agilidade no dia a dia da operação

Com ele, é possível acelerar o check-in na portaria, antecipar a organização das equipes nas docas e prevenir a variabilidade e o estresse operacional

Para esses perfis, é possível criar um grupo único para a equipe de operação ou dividir em grupos específicos para cada etapa, ficando a critério da pessoa administradora.

Para transportadoras 

Além de usuários internos da empresa, como os mencionados acima, o YMS Trackage Maestro também permite o cadastro de transportadoras e fornecedores. 

Para estes, o software logístico é um meio simples, fácil e rápido de agendar e acompanhar os carregamentos e descarregamentos

A partir dos dados de acesso à plataforma, criados pelo perfil administrador, a Transportadora ou Fornecedor pode fazer o agendamento, selecionando o melhor dia e horário e preenchendo as informações solicitadas.

Quando um agendamento é feito, ele entra no sistema com o status “Aguardando”, onde os responsáveis pela operação definem como aprovado.

“O YMS Maestro permite à Transportadora fazer o agendamento de forma simples e fácil, evitando burocracias para confirmação e mais agilidade ao motorista na sequência da operação”, pontua Julia de Araújo, Coordenadora de Sucesso do Cliente da Trackage. 

O sistema permite, inclusive, cadastrar um grupo dedicado à transportadoras, que pode, por exemplo, ter acesso à Tela de Agendamento e pode criar perfis de motoristas. Em lógica, essas duas partes da operação são muito importantes para as transportadoras e elas devem ter acesso.

Para motoristas 

Por fim, mas não menos importante, motoristas que prestam serviço às empresas que utilizam o YMS Trackage Maestro têm acesso ao App Motorista Trackage, um aplicativo seguro e intuitivo que agiliza o check-in na portaria e facilita suas jornadas no pátio. 

Em termos de qualidade de vida e de serviço, os benefícios do app abrangem a otimização de tempo, evitando o desgaste físico e emocional e permitindo que a pessoa aproveite melhor seu tempo.

Para acessar o app é preciso ter um cadastro ativo no sistema, criado pelo perfil administrador ou pela Transportadora. A partir disso, basta inserir o login e a senha no aplicativo para dar início às jornadas.

Conclusão

Como uma das principais soluções do mercado para gestão de pátio, o YMS Trackage Maestro traz benefícios para todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente na operação

Mesmo para aqueles que não possuem acesso à ferramenta, como embarcadores e clientes, o sistema permite que todo o fluxo ocorra conforme o planejado, impactando em toda a cadeia de suprimentos. 

Desde o controle total da gestão do pátio até o status de etapa de cada operação em andamento, o sistema traz mais segurança e precisão para: 

  • Empresa: que tem maior controle de processos, melhor organização de demandas, agilidade nas operações e redução de custos. 
  • Transportadoras: que seguem mais lineares à operação e não esbarram em burocracias. 
  • Embarcadores: que podem contar com mais segurança para o transporte de suas cargas. 
  • Clientes: que recebem seus pedidos dentro do prazo. 

Além disso, o YMS Trackage Maestro permite cadastrar quantos perfis forem necessários para atender a demanda da operação, além de possibilitar criar perfis diferentes além dos apresentados neste artigo.

Conheça mais sobre a Trackage e suas soluções. Fale com nossa equipe de especialistas ou agende uma demonstração e comece agora a otimizar sua gestão de pátio!