Same Day Delivery: o que é, vantagens e como implantar

Same day delivery entrega em 24 horas
Aqui você encontra

O same day delivery é uma modalidade de entrega que garante que o produto seja entregue em 24 horas ou menos.

Os tempos difíceis que o brasileiro passou de 2020 para cá também foram responsáveis pela grande reformulação no mercado logístico.

Uma dessas mudanças foi a expansão do same day delivery

No artigo de hoje, falaremos sobre esse tipo de entrega e quais suas vantagens.


1 → O qué Same Day Delivery

De 2020 para cá, devido aos impactos da pandemia, a logística precisou ser toda reformulada para atender à concorrência e novas demandas do novo perfil de consumidor. 

Uma das maiores causas de toda essa mudança foi a necessidade de cumprir a entrega de produtos em 24 horas ou menos, conhecida também como same day delivery.

O same day delivery é uma modalidade de entrega oferecida hoje em dia por muitas lojas online, onde o cliente recebe o produto no mesmo dia que a compra é feita.

Segundo uma pesquisa conduzida pela consultoria Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco, de 2020 para cá, 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet, além do e-commerce brasileiro ter crescido 41%.

2 → Como o Same Day Delivery funciona

Você já deve ter feito alguma compra pela internet em um site como o da Amazon, onde em alguma parte da página de compra viu algo como “compre dentro de 1 hora e meia e receba amanhã”.

Isso nada mais é do que o same day delivery. 

As empresas que vendem, definem as condições para garantir a entrega ao cliente no prazo estipulado e deixam isso bem claro antes da compra ser fechada.

Essas condições têm total influência nas etapas posteriores à compra, para que a entrega seja feita dentro do prazo. 

Um exemplo disso são as compras feitas até 12:00 em algumas lojas. 

Se feitas dentro deste prazo, são entregues no mesmo dia, se feitas após, serão entregues dentro das 24 horas do dia seguinte.

Embora ainda não seja uma prática comum em todas as lojas, dentro dos varejistas de grande porte já é uma realidade rotineira e coloca sobre todas as operações (embalagem, carregamento, despacho, entre outras) a necessidade constante de estarem alinhadas e preparadas assim que o pedido é fechado.

Diferenciais do Same Day Delivery

Segundo o anuário CX Trends 2022, feito em parceria entre Octadesk e Opinion Box, a desistência de compras pelos consumidores se deve ao frete alto com 65% e aos prazos de entrega longos com 44%.

É claro que o mercado usaria isso ao seu favor, quem é que não quer receber algo em casa em um tempo mínimo, por um preço compatível ou às vezes até mesmo de forma gratuita, dependendo do valor da compra?

3 → Principais vantagens

Começando pelas vantagens que a própria empresa acaba tendo, citaremos as mais impactantes para o negócio.

  • Ampliação da captação de clientes e sua fidelização;
  • Valor agregado ao nome da empresa;
  • Relação com o consumidor passa a ser mais estreita;
  • Feedbacks positivos;
  • Serviço mais procurado, podendo em alguns casos até ter um preço um pouco mais elevado.

Melhor experiência para o cliente

A gente sabe muito bem que uma primeira compra em um site pode definir permanência de um cliente, ou sua desistência e em casos piores, a informação de que não é uma boa loja para outros clientes em potencial.

Tendo isso em mente, a modalidade de entrega em 24 horas ou menos acaba pegando o cliente pelo seu ponto fraco: o prazo.

É claro que o preço é importante, mas desde que não haja exageros, muitos clientes estão dispostos a pagar até mesmo um pouco mais caro em comparação aos correios, por uma entrega muito mais segura e rápida.

A Last Mile é a cartada final para fidelizar ou perder de vez um cliente.


Tudo é comportamento

Segundo dados da McKinsey & Company, com as consequências da pandemia, houve um pessimismo da população em relação à recuperação financeira do país, tornando o consumidor mais cauteloso ao escolher onde gastar seu dinheiro.

Em paralelo a isso, segundo um estudo realizado pela Conversion, o comércio eletrônico em geral cresceu cerca de 33% durante a pandemia.

Podem parecer coisas diferentes e até mesmo um pouco confusas por apontarem para dois lados opostos, mas se analisarmos, uma coisa completa a outra.

É natural que o consumidor se retraia com a crise, mas ao mesmo tempo a necessidade o fez buscar outros meios de compra na época do isolamento.

Muita gente que antes era resistente à compra online, hoje acabou adotando isso como principal meio de consumo.

É nessa abertura que as empresas que compreendem o consumidor de hoje em dia, se apoiam para poder lucrar enquanto entregam o que o comprador precisa: qualidade, velocidade e preços compatíveis.

No fim das contas, entender o comportamento do consumidor é a chave para competir.


No varejo em geral

Embora a gente associe naturalmente o same day delivery ao e-commerce, ele também pode ser aplicado no varejo tradicional.

Algumas lojas integram a parte física (a loja que conhecemos, onde o cliente vai pessoalmente) com o seu ambiente de compra virtual (site da loja).

É a chamada pick-up in store, onde o cliente pode comprar pela loja virtual e retirar a encomenda por conta própria na própria loja física.

Para isso, o estoque da loja virtual e o da loja física devem estar perfeitamente alinhados, para evitar desencontro de informações e aborrecimentos ao cliente.

4 → Como implantar o same day delivery

Para implantar essa modalidade de entregas na empresa, é necessário definir algumas coisas que farão diferença ao executar a prática da entrega em 24 horas, e sem as quais tudo fica mais difícil ou até mesmo impossível.

Parcerias com transportadoras

Ter uma boa relação com empresas de transporte e chegar a acordos benéficos para ambas as partes é, de longe, uma das mais importantes etapas de implantação do same day delivery.

Veja bem, estamos falando aqui daquela que será responsável pela Last Mile do seu produto, e portanto, todo cuidado na sua escolha é pouco.

Isso não só garante agilidade nas entregas, cumprindo o objetivo proposto pela entrega em 24 horas, como também acaba sendo um diferencial competitivo frente aos concorrentes.

Ter estoque garantido

Aqui é bom pontuarmos que o estoque não necessariamente precisa estar localizado no espaço físico da loja.

Embora em um cenário perfeito isso ocorra, sabemos que nem todas as lojas têm condições de manter um estoque próprio e de prontidão para entregas feitas de última hora.

Para esses casos, ter proximidade com os fornecedores é essencial, assim como ser localizada próxima aos centros de distribuição.

Isso tudo além de garantir um estoque, também reduz custos de transporte para a empresa.

Investir em tecnologia

Olhando a cadeia de suprimentos do varejo como um todo, o investimento em tecnologia é importante para poder maximizar a eficiência em todas as etapas do processo, garantindo a entrega rápida ao cliente.

Esse investimento pode vir na forma de ferramentas essenciais em diferentes etapas do processo, como estoque ou transporte.

Roteirizador

Ter uma maneira de roteirizar melhor o plano de transporte pode ser útil para minimizar os impactos da baixa infraestrutura das estradas brasileiras na logística da sua empresa.

Para isso, há sistemas especializados exclusivamente na roteirização do transporte, chamados de roteirizadores ou sistemas de roteirização.

O roteirizador tem como principal objetivo dar ao gestor alternativas melhores de como utilizar as rotas disponíveis.

Isso evita problemas de atraso e melhora a segurança da carga transportada (uma vez que existem áreas de difícil acesso e outras onde o roubo de cargas é comum).

No Armazém

Para auxiliar em todo o processo de armazenagem e economizar, evitando erros comuns no estoque, o WMS é a principal ferramenta usada para auxiliar o gestor nessa etapa da Supply Chain.

O tanto de tempo e consequentemente, de dinheiro que você perde a longo prazo por não integrar seus processos e automatizar as tarefas, impacta diretamente na qualidade do serviço aos olhos do cliente final.

O WMS acelera a produtividade quando reaproveita o espaço físico mal utilizado através de estatísticas geradas, pelo processo de picking automatizado, pelo rastreio de encomendas em tempo real, entre outros.

Segundo uma pesquisa feita em 2018 pela Logistics Management, sistemas WMS já eram a realidade de 90% das empresas.

Nos pátios do centro de distribuição

Fazendo a ponte que liga o transporte do produto ao armazém, assim como o armazém até sua saída em direção ao consumidor, temos o YMS como uma ferramenta essencial para ter o controle total sobre as operações das docas.

O YMS possui uma dashboard (um quadro digital) com estatísticas geradas em tempo real, através da coleta de informações.

Esses dados mostrados na dashboard do aplicativo são os chamados KPI ‘s, Key Performance Indicator (em português, Indicadores chave de performance).

Com esses indicadores, todos os problemas operacionais podem ser identificados e resolvidos com assertividade, sem o gestor precisar correr contra o tempo por ter demorado demais para achá-lo.

Se quiser entender mais profundamente como são utilizados os indicadores logísticos, acesse este artigo.

5 → O que se espera do mercado para o same day delivery

Mesmo sendo uma tendência que ainda esteja em uso muito mais em varejistas de grande porte, o same day delivery já está se espalhando pelo mercado a passos largos.

Empresas de médio e pequeno porte, aos poucos, já começam a adotar essa modalidade de entrega, conforme percebem que a procura de clientes por esse tipo de serviço é alta.

A tendência é que cada vez mais seja requerido pelo cliente essa urgência de entrega, aumentando o número de vendas online e consequentemente, aquecendo o mercado competitivo.

Essa cadeia de acontecimentos só traz benefícios para a economia, para o cliente final que busca qualidade alinhada ao preço justo e é claro, para a própria logística que cada vez mais se torna tecnológica, ágil e eficiente.


Preço e prazo são coisas que devem sempre andar alinhadas e de preferência, em perfeito equilíbrio.

Houve um tempo em que isso era opção para as empresas, quando o consumidor não tinha um entendimento melhor do seu poder de escolha na hora da compra.

Hoje em dia, o cliente é prioridade, sua escolha é prioridade e tudo relacionado à sua satisfação, é a maior prioridade em um mercado competitivo como o da logística.

Ter um serviço que priorize a entrega rápida, coloca a empresa à frente da concorrência e como principal escolha na hora do cliente saber onde investir seu dinheiro.