Auxiliar de Logística: funções, salário, formação e mais

auxiliar de logística em uma empresa
Aqui você encontra

Dentro da nossa área, um auxiliar de logística tem grande importância para que o fluxo logístico e as operações incluídas nele sejam bem sucedidas.

Com um foco operacional, essa função talvez seja a que mais se comunique com todas as áreas, e neste artigo, você entenderá mais sobre o que ela faz, quanto recebe e se é necessária alguma formação específica.


1 → O que faz a pessoa auxiliar de logística 

Um auxiliar de logística é um profissional que trabalha em conjunto com o time de logística de uma empresa para garantir que as operações logísticas sejam realizadas de forma eficiente e eficaz.

As tarefas e responsabilidades de um auxiliar de logística podem variar dependendo do setor e da empresa em que trabalham, mas geralmente incluem:

  • Preparar e organizar as mercadorias para envio ou recebimento;
  • Receber, conferir e armazenar as mercadorias que chegam ao armazém ou depósito;
  • Auxiliar na movimentação e transporte de materiais e produtos;
  • Controlar e atualizar o estoque de materiais e produtos;
  • Preparar documentos relacionados a logística, como notas fiscais;
  • Verificar a qualidade dos produtos recebidos ou enviados;
  • Participar de treinamentos e programas de desenvolvimento profissional;
  • Atender os clientes internos e externos.

2 → Qual o salário de auxiliar de logística 

Estipular um salário para o auxiliar de logística é algo difícil, pois isso varia de Estado para Estado, além de obviamente depender da empresa contratante.

No entanto, há pesquisas feitas usando como base milhares de salários dessa função, como a feita pelo site salário.com em parceria com dados oficiais do governo como o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, que podem dar um norte para quem deseja entender como – financeiramente – está o cenário atual para essa função.

Tendo como base essa pesquisa com 279.603 salários, obteve-se uma média de R$ 1.543,27 em jornadas de 44 horas semanais.

3 → Qual a formação e habilidades necessárias para atuar como auxiliar de logística 

O auxiliar de logística não precisa necessariamente ser formado em uma graduação específica, embora algumas faculdades conhecidas ofereçam cursos voltados para o ramo, como é o caso da Cruzeiro do Sul Virtual (EAD), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e do Centro Universitário UNIBTA.

Muitas empresas oferecem treinamento dentro do próprio trabalho para ensinar as habilidades necessárias aos novos funcionários.

A experiência prévia em áreas de armazenagem, transporte e atendimento ao cliente pode ser um diferencial para a contratação.

De um ponto de vista mais amplo, podemos dizer que um profissional de logística precisa ser:

  • organizado;
  • metódico em sua forma de trabalhar;
  • resiliente, pois a profissão enfrenta imprevistos com frequência;
  • ter bom relacionamento no ambiente de trabalho;
  • facilidade de comunicação;
  • lidar bem com pressão.

Vale ressaltar que alguns cursos podem ajudar bastante, como por exemplo o de operador de empilhadeiras, visto que é uma função muito procurada nessa área.

4 → Quais são as áreas de atuação 

Para Larissa Novaes (Analista de logística), a área de atuação de um auxiliar de logística vai depender muito de como a empresa enxerga a logística sendo feita em sua cadeia de suprimentos, com um foco maior em transporte, armazenagem ou PCP (Planejamento e Controle de Produção).

Isso não muda o fato de que o auxiliar de logística terá como foco toda a parte operacional, independente dos processos ou etapas do fluxo logístico para onde ele foi designado.

“Vamos usar o exemplo de uma empresa de alimentos, onde um auxiliar de logística pode realizar várias atividades dentro do fluxo logístico. No armazém, ele não irá ter contato direto com transportadoras ou negociações de preço com fornecedores, como um gestor teria, mas irá cuidar da parte operacional, junto ao time do armazém, do PCP, entre outros, realizando tarefas como inserir mercadorias no sistema, operar empilhadeiras com as devidas certificações, etc. O auxiliar de logística vai cuidar basicamente da parte operacional dos processos e, por isso, precisa entendê-los”, explica Larissa.

5 → Mercado de trabalho de logística no Brasil 

O mercado de logística está bem aquecido, principalmente nesse período pós-pandemia, em que o e-commerce e consequentemente, a logística, tiveram um grande aumento produtivo para atender todas as demandas, inclusive as de importação.

Em 2021, uma pesquisa realizada pelo Indeed mostrava um ranking das 10 cidades com maior concentração de oportunidades na área de logística.

São Paulo liderava, com Curitiba logo atrás.

RankCidade% de vagas abertas em logística% de cliques nas vagas em logística
1São Paulo           12.11%13.03%
2Curitiba4.17%5.35%
3Belo Horizonte3.45%4.30%
4Rio de Janeiro3.35%5.27%
5Porto Alegre3.27%2.41%
6Uberlândia2.62%5.57%
7Joinville1.76%0.84%
8Fortaleza1.63%2.63%
9Campinas1.62%1.66%
10Florianópolis1.46%1.08%

Aprofundando-se um pouco mais em São Paulo, das dez cidades que mais possuem empresas de logística no Estado, duas delas são vizinhas e compartilham de posições estratégicas. 

Ambas ficam próximas às duas principais rodovias da região: A Anhanguera e a Bandeirantes, além de também serem de fácil acesso ao Rodoanel.

As duas cidades têm fácil acesso à capital paulista e também ao interior, e podem ainda acessar o porto de Santos, outra grande vantagem estratégica.


O auxiliar de logística, talvez mais do que qualquer outro, seja aquele que precisa ter um entendimento de cada uma das operações do fluxo logístico, pois pode atuar em quaisquer deles, sendo de grande utilidade dentro da área.

A falta de grandes exigências curriculares para desempenhar a função não significa que ela seja menos importante ou ainda tenha menos responsabilidades, pelo contrário, quem pretende ingressar na área precisa saber que um auxiliar de logística é peça fundamental dentro da parte operacional, e para isso, precisa estar preparado para os desafios diários.