Como reduzir impactos ambientais com a Gestão de Pátio

logistica e meio ambiente
Aqui você encontra

O Brasil é o 4º país que mais contribuiu para as emissões históricas de CO2 no mundo, segundo levantamento do portal britânico Carbon Brief, especializado na cobertura de mudanças climáticas e políticas ambientais.

Segundo os dados, o Brasil é responsável por cerca de 5% de todas as emissões que aconteceram no período entre 1850 e 2021.

O setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) globais.

E neste artigo, veremos como reduzir impactos ambientais com a Gestão de Pátio.


1 → Cenário geral dos impactos da logística ao meio ambiente 

Logística Verde 

Logística verde é um conceito que busca minimizar o impacto ambiental das atividades logísticas, desde o transporte de materiais até a distribuição de produtos.

A logística verde tem como objetivo reduzir as emissões de gases do efeito estufa (conhecidos também como GEE), promover a economia de recursos naturais, evitar a poluição do ar, água e solo, e incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais.

Para termos uma ideia do quanto uma política sustentável como essa é necessária dentro da logística, em uma pesquisa realizada em 2020 por formandos em diversas áreas do Centro Universitário FEI, foi constatado que o Brasil produz mais de 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano.

Um número que assusta ainda mais ao sabermos que 30% do lixo produzido no país poderia ser reciclado, mas desses, apenas 3% são.

Diante disso, fica evidente que a logística verde é mais do que necessária na logística brasileira, ela é urgente.

ESG 

ESG é uma sigla que representa as três dimensões de sustentabilidade: ambiental, social e de governança (Environmental, Social and Governance, em inglês).

As empresas que adotam uma abordagem ESG buscam incorporar práticas sustentáveis em suas operações, de forma a atender às expectativas e demandas dos investidores, clientes, colaboradores e da sociedade em geral.

A dimensão ambiental do ESG refere-se à gestão dos impactos ambientais da empresa, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, o uso de recursos naturais renováveis, a gestão de resíduos e a adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva.

O social do ESG refere-se ao impacto social da empresa, incluindo questões como a igualdade de oportunidades, a diversidade e inclusão, a segurança e saúde dos colaboradores, a proteção dos direitos humanos e a responsabilidade social.

Já a governança do ESG refere-se às práticas de gestão e transparência da empresa, incluindo questões como ações do conselho de administração, a independência dos membros do conselho, a remuneração dos executivos, a gestão de conflitos de interesse e a transparência nas informações divulgadas pela empresa ao público que ela atende e aos seus colaboradores.

2 → Como a Gestão de Pátio contribui para minimizar os impactos ambientais

Redução na emissão de GEE pelos veículos 

Um ponto forte ao fazer a Gestão de Pátio com o auxílio de um YMS é – como já mencionamos outras vezes – a eliminação das filas de caminhões do lado de fora na portaria.

Uma vantagem bem conhecida disso é, obviamente, a economia de tempo e consequentemente de dinheiro, por parte da empresa que adota o uso do software, mas e se dissermos que além disso tudo, é possível reduzir o impacto ambiental ao eliminar filas de veículos do lado de fora?

A maior parte dos motoristas permanece nas filas com o veículo ligado e consequentemente isso gera uma emissão totalmente desnecessária de CO2 na atmosfera.

Em geral, estima-se que um caminhão de transporte de carga movido a diesel emite cerca de 2,6 kg de CO2 por litro de combustível consumido.

O consumo médio de combustível de um caminhão pode variar de acordo com o modelo e as condições de operação, mas, em média, pode variar de 2 a 4 litros por hora para caminhões leves e de 10 a 30 litros por hora para caminhões pesados.

No entanto, é importante lembrar que esses valores são apenas uma estimativa e podem variar significativamente em cada situação específica, mas já podemos ter uma noção do impacto que é ter vários veículos parados do lado de fora por horas.

Uso eficiente de recursos com ativos 

A redução da emissão do CO² se deve ao uso eficiente do que chamamos de recursos ativos, como diesel, óleo, água, entre outros.

Esse impacto gera uma otimização em cadeia que no balanço geral, impacta e muito ao reduzirmos os danos causados ao meio ambiente, danos esses produzidos direta ou indiretamente pela logística.

Eliminação do uso de papéis e planilhas 

Ao substituir processos manuais com o auxílio de um YMS, conseguimos eliminar boa parte do uso de papéis nas operações diárias dentro do fluxo logístico.

E se isso parece algo extremamente positivo do ponto de vista socioambiental, imagine o quão impactante ainda se torna ao termos uma redução automática de custos.

A automatização das etapas da Gestão de Pátio com a tecnologia, não apenas elimina o uso do papel como reduz os gastos com esses materiais, abraçando um ambiente virtual e econômico.

3 → Resultados gerados pelo uso do YMS Trackage Maestro

Quando falamos de ESG dentro da logística, as duas principais áreas beneficiadas pelo uso de um YMS são a social e a ambiental, sendo que essa última engloba também boa parte das ações referentes à logística verde.

O YMS Trackage Maestro é a prova dessa contribuição desse tipo de ferramenta para o ESG.

Entre os resultados de maior impacto que ele traz, estão incluídos:

  • Redução da emissão de poluentes – Ambiental 
  • Compensação de emissão de carbono  – Ambiental 
  • Redução do uso dos papéis – Ambiental
  • Eliminação das filas de espera exaustivas para o motorista e custosas para a empresa – Social
  • Dados atualizados e em tempo real, tornando tornando a gestão mais transparente – Governança
  • Indicadores para tomadas de decisão – Governança

Ter um YMS como o Trackage Maestro é estar disposto não apenas a melhorar a eficiência da Gestão de Pátio, como também contribuir com a qualidade de vida, o meio ambiente e a ética da empresa com seus colaboradores e clientes.


ESG e Logística Verde são aspectos que compõem essa nova logística, e cuja evolução é impossível de cessar.

Assim como sempre falamos que a tecnologia é inevitável em uma empresa que não deseja ficar para trás, seguir uma política ESG é uma obrigação de qualquer empresa que preze pelo bem estar social, ético e ambiental e como tal.

Esse caminho sem volta é, com certeza, o melhor que poderíamos tomar para o setor evoluir sem que haja a degradação de outras áreas.

ESG não é uma tendência, é uma necessidade.