Trackage Connect Torre de Controle e ESG

Trackage Connect Torre de Controle e ESG
Aqui você encontra

Diante dos desafios globais relacionados ao meio ambiente, à responsabilidade social e à governança corporativa, empresas têm buscado soluções inovadoras que as ajudem a alinhar suas operações com os princípios da ESG (Environmental, Social, and Governance). 

Nesse artigo, você conhecerá mais da estreita relação entre o Trackage Connect Torre de Controle e ESG e como a adoção da ferramenta pode impulsionar operações e práticas sustentáveis dentro da empresa.


1 → Como o Trackage Connect Torre de Controle auxilia no aspecto Ambiental

Eficiência energética

O Trackage Connect Torre de Controle pode monitorar, quando integrado a outros softwares como um TMS, o desempenho dos veículos, identificando possíveis problemas de manutenção que possam estar causando consumo excessivo de energia.

Essa pronta identificação de falhas permite ações corretivas rápidas, garantindo uma frota em seu estado mais eficiente.

Ao reduzir o desperdício de energia, o Trackage Connect Torre de Controle contribui para um ambiente mais limpo e saudável, tornando-se uma peça-chave na construção de uma operação logística alinhada com os princípios ESG.

As empresas que adotam essa solução não apenas economizam recursos financeiros, mas também demonstram um compromisso genuíno com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Redução do uso de papel

Um dos grandes impactos no uso do Trackage Connect Torre de Controle está na redução do uso de papel em diversas etapas dos processos logísticos.

Ao adotar esse sistema, as empresas podem digitalizar e automatizar muitas das tarefas que antes dependiam de documentos impressos, reduzindo drasticamente o uso de papel e, consequentemente, o impacto ambiental associado à sua produção e descarte.

Com ele, é possível realizar o gerenciamento de documentos de forma eletrônica e segura, desde ordens de serviço, notas fiscais, e comprovantes de entrega.

Essa abordagem não só simplifica o fluxo de informações, tornando-o mais eficiente, mas também elimina a necessidade de impressão em larga escala, o que resulta em economia de recursos naturais e redução de resíduos.

Isso, quando alinhado com a sustentabilidade, também reflete positivamente na imagem corporativa das empresas.

Ao adotar o Trackage Connect Torre de Controle, as organizações demonstram seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis, o que pode atrair clientes e parceiros igualmente preocupados com a preservação do meio ambiente.

Uso inteligente de recursos

Ao implementar o Trackage Connect Torre de Controle, as empresas ganham a capacidade de monitorar e otimizar o consumo de recursos de forma estratégica e inteligente.

Por meio de dados precisos e em tempo real, a plataforma fornece informações valiosas sobre o uso de combustível, energia e outros insumos essenciais no processo logístico.

A análise desses dados possibilita a identificação de padrões de consumo e a detecção de possíveis desperdícios.

Com essas informações em mãos, as empresas podem tomar decisões assertivas para aprimorar a gestão de recursos, evitando gastos desnecessários e reduzindo o impacto ambiental associado ao uso excessivo de materiais.

Gestão de resíduos

Quando falamos de ESG dentro da logística, são necessárias práticas mais responsáveis e eficientes no tratamento dos resíduos gerados nas operações.

Com o uso de uma Torre de Controle como o Trackage Connect, as empresas podem implementar um sistema integrado de gestão de resíduos, que permite o controle e o acompanhamento de todo o ciclo de vida dos materiais descartados durante o processo logístico.

Isso inclui embalagens, materiais de transporte, documentos e outros itens que podem ser passíveis de reciclagem, reutilização ou descarte adequado.

Além disso, o Trackage Connect Torre de Controle pode auxiliar na criação de estratégias para a coleta seletiva e destinação correta dos resíduos, otimizando a logística reversa.

Isso significa que materiais que antes poderiam ser descartados de forma inadequada, impactando negativamente o meio ambiente, podem ser direcionados para reciclagem ou reutilização, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para a economia circular.

2 →  Relação da ferramenta com o indicador Social

Em síntese, a relação do Trackage Connect Torre de Controle com o indicador social é estabelecida por meio da otimização das atividades logísticas, da promoção de uma cultura de trabalho mais colaborativa e da valorização dos colaboradores.

Ao criar um ambiente de trabalho mais eficiente, gratificante e alinhado com práticas sustentáveis, essa ferramenta tecnológica contribui para o desenvolvimento social positivo e para o bem-estar de todos os envolvidos na cadeia logística.

Melhor qualidade de trabalho e vida

A adoção dessa ferramenta tecnológica traz benefícios significativos para os colaboradores envolvidos nas operações logísticas.

O Trackage Connect Torre de Controle otimiza e agiliza muitos processos logísticos, o que resulta em uma distribuição mais eficiente das atividades entre os membros da equipe.

Com uma visão ampla e detalhada das operações, é possível planejar melhor as tarefas, evitar sobrecargas de trabalho e, consequentemente, reduzir o estresse e a pressão sobre os colaboradores.

A automação de algumas atividades também permite que os funcionários tenham mais tempo para se dedicarem a tarefas que requerem habilidades mais humanas e criativas, agregando mais valor ao trabalho e tornando-o mais gratificante.

Jornadas de trabalho mais justas

Com o Trackage Connect Torre de Controle, podemos monitorar o tempo de trabalho de forma precisa e objetiva.

Isso significa que as horas efetivamente trabalhadas são registradas de maneira transparente, evitando a ocorrência de horas extras não remuneradas ou atividades não contabilizadas.

A transparência proporcionada pela Torre de Controle elimina possíveis discrepâncias na contabilização do tempo trabalhado, o que contribui para uma remuneração mais justa e condizente com o esforço real dos colaboradores.

Junto a isso, a possibilidade de implementar um sistema de planejamento e roteirização permite uma distribuição mais equilibrada das tarefas entre os membros da equipe.

Isso evita que alguns colaboradores fiquem sobrecarregados com uma quantidade excessiva de trabalho, enquanto outros podem estar subutilizados. Com uma distribuição mais justa das atividades, é possível promover uma jornada de trabalho mais equitativa para todos.

Maior segurança de cargas e pessoas

Com informações precisas sobre a localização, velocidade e condições do transporte, é possível identificar eventuais desvios de rota, paradas não autorizadas ou outras situações que possam representar riscos para a segurança da carga.

Dessa forma, a equipe responsável pode agir prontamente em caso de qualquer incidente, minimizando perdas e garantindo a integridade dos bens transportados.

A tecnologia do Trackage Connect também possibilita o acompanhamento integrado do desempenho dos motoristas e veículos.

Isso inclui o monitoramento de velocidade, padrões de condução e outras métricas importantes para a segurança no trânsito.

Segundo Renato Vieira, CPO e Co-founder na Trackage, quando se tem um processo de entrada de cargas no pátio bem monitorado, isso automaticamente já influencia de maneira positiva na gestão de riscos.

“Sem uma torre de controle, você não tem visibilidade em tempo real do que está acontecendo, e tem muito menos tempo para agir. Com ela, essa identificação é rápida e traz muito mais segurança para quem está na liderança”, ressalta Renato.

Com essas informações em mãos, é possível identificar comportamentos inadequados ou a necessidade de treinamentos específicos para garantir uma condução mais segura e responsável.

3 → Impactos do uso do Trackage Connect Torre de Controle em fatores de Governança

A adoção dessa ferramenta tecnológica tem o potencial de aprimorar a gestão, transparência e eficiência das operações, fortalecendo os pilares de governança corporativa e promovendo uma logística mais responsável e alinhada com os princípios do ESG.

Transparência em toda a cadeia de suprimentos

O Trackage Connect fornece o rastreamento em tempo real das cargas, o que significa que informações precisas sobre a localização e o status das mercadorias estão disponíveis a todo momento.

Essa transparência não apenas auxilia na gestão operacional, mas também proporciona um maior nível de confiança entre as partes envolvidas na cadeia de suprimentos.

Clientes e fornecedores podem acessar dados detalhados sobre o transporte e entrega de produtos, garantindo que todas as etapas sejam conduzidas de forma ética e responsável.

Essa abertura nas informações demonstra o compromisso da empresa com a integridade e a governança transparente, construindo uma relação de confiança com os parceiros comerciais e a sociedade como um todo.

Indicadores em tempo real para tomadas de decisão

Por meio de painéis de controle e relatórios customizados, os gestores têm acesso a informações detalhadas sobre o desempenho da cadeia de suprimentos.

Esses indicadores podem incluir dados como o status das entregas, níveis de estoque, tempos de trânsito, eficiência da frota, entre outros.

Com essas informações atualizadas em tempo real, os gestores têm uma visão clara do panorama operacional, permitindo respostas ágeis a qualquer situação imprevista.

A possibilidade de acesso instantâneo a dados relevantes também possibilita a realização de análises mais precisas e embasadas.

Os gestores podem identificar tendências, gargalos e oportunidades de melhoria com maior agilidade, o que resulta em decisões mais acertadas e estratégias mais eficientes para a otimização da cadeia logística.

Essa agilidade na tomada de decisão é especialmente valiosa em situações emergenciais, como mudanças bruscas na demanda ou imprevistos operacionais.

Com informações em tempo real, os gestores podem adotar medidas corretivas rapidamente, minimizando potenciais impactos negativos e mantendo a operação logística fluindo de forma consistente.

Gestão de fornecedores e parceiros

A plataforma oferece a possibilidade de compartilhar informações relevantes com os parceiros de negócios de forma rápida e segura. Isso facilita a comunicação e o alinhamento das expectativas entre as partes, estabelecendo uma parceria mais sólida e confiável.

A transparência proporcionada pelo Trackage Connect Torrre de Controle também é essencial para a gestão de fornecedores.

Os indicadores em tempo real permitem avaliar o desempenho dos fornecedores em relação a prazos de entrega, qualidade dos produtos e outros critérios essenciais.

Essa visibilidade auxilia na identificação de possíveis problemas ou oportunidades de melhoria, o que possibilita a adoção de ações corretivas ou estratégias de desenvolvimento em conjunto com os fornecedores.

Segurança e proteção de dados

A segurança e proteção de dados são aspectos cruciais na governança corporativa, e o uso do Trackage Connect Torre de Controle desempenha um papel essencial para garantir a integridade e confidencialidade das informações sensíveis nas operações logísticas.

Como uma Torre de Controle, a plataforma oferece controle de acesso, garantindo que apenas colaboradores designados tenham permissão para acessar determinados dados, conforme suas funções e responsabilidades.

Com logs de atividades, é possível rastrear quem acessou determinadas informações e quando, o que contribui para a detecção precoce de qualquer atividade suspeita.


O Trackage Connect Torre de Controle se mostra como uma importante ferramenta no contexto das operações logísticas, trazendo consigo um conjunto de benefícios que vão além do aumento da eficiência.

Sua capacidade de impactar positivamente os pilares do ESG é notável, promovendo uma logística mais sustentável, responsável e ética.

Com a implementação do Trackage Connect, empresas não apenas aprimoram suas operações logísticas, mas também assumem um compromisso concreto com a construção de um futuro melhor para a sociedade e o planeta.