Expertise, metodologia e investimento: 10 perguntas sobre a Trackage Consultoria Logística

faq trackage consultoria logística
Aqui você encontra

A Trackage Consultoria Logística é um serviço de avaliação completa da logística de uma empresa, visando a economia e um melhor desempenho da cadeia de suprimentos. 

O serviço tem como foco entender os processos dentro de cada cliente, mapeando e analisando todo o fluxo da operação para reduzir gargalos e identificar oportunidades de melhorias e otimizações

E para ajudar sua empresa a alcançar a alta performance e aumentar os resultados com a Trackage Consultoria Logística, este artigo traz as 10 principais perguntas e respostas sobre o serviço. 

1 → Quem são os consultores logísticos da Trackage? 

A equipe de consultores logísticos da Trackage é formada por: 

2 → Qual é a expertise e experiência da equipe de consultores logísticos da Trackage? 

Com 7 anos de experiência no mercado, a equipe de especialistas da Trackage já atuou em mais de 3 mil empresas, passando pelo entendimento de oportunidades e gargalos até a construção e execução de planejamentos estratégicos

Com isso, sua empresa poderá contar com um conhecimento aprofundado sobre o setor, a capacidade de entender as especificidades de seu negócio e a aptidão para propor soluções adaptadas às suas necessidades e demandas. 

3 → Quais empresas já se beneficiaram com a Trackage Consultoria Logística? 

Com a identificação de pontos fortes e fracos e o desenvolvimento de planos de ação customizados para cada operação, a Trackage Consultoria Logística já beneficiou diversas empresas, entre elas: 

  • 3M;
  • Jeep;
  • ArcelorMittal;
  • Shopee;
  • DHL;
  • Whirlpool;
  • L’oreal;
  • CSN. 

4 → Quais são as etapas da consultoria? 

É essencial que as etapas sejam bem compreendidas por parte da empresa, para que seja possível direcionar corretamente a resolução de desvios e esclarecer as otimizações que podem ser implementadas. 

A partir disso, as etapas que integram a Trackage Consultoria Logística são: 

  • Pré-entrevista: envolve a identificação, expectativas e necessidades das principais partes interessadas da empresa, incluindo os departamentos envolvidos na operação logística, os fornecedores, os clientes e outras partes externas relevantes. 
  • Visita técnica e entrevistas na operação: o time de consultoria logística observa as atividades que integram a operação, entrevista as pessoas envolvidas nessas atividades e entende suas funções, processos e desafios, documentando todas as informações relevantes e dados de desempenho logístico. 
  • Avaliação de processos logísticos: análise dos processos e fluxos logísticos atuais da empresa cliente, identificando ineficiências, gargalos e possíveis melhorias no fluxo AS (Agregação de Suprimentos) e IS (Intensificação de Serviços).
  • Análise de dados: fase em que é possível compreender melhor os padrões e as tendências das operações logísticas para desenvolver soluções de melhoria, otimização e precisão baseadas em evidências. 
  • Análise Swot: fase em que são identificadas as vantagens competitivas, áreas que precisam de melhorias, oportunidades de mercado e possíveis ameaças a serem monitoradas, para o desenvolvimento de novas estratégias. 
  • Relatórios: com base nas etapas anteriores, é feito um relatório detalhado da consultoria, para servir como base para a definição do escopo e desenvolvimento de soluções específicas para a empresa, sendo tudo apresentado de forma clara e acessível. 
  • Plano de ação: quando é apresentado o diagnóstico e o plano de ação com os objetivos práticos que entrarão em vigor para a aplicação de melhorias.
  • Consultoria de retorno: fase em que é analisada a implementação das melhorias, o andamento das ações definidas na consultoria e, se for o caso, a proposta de um novo plano de melhorias se necessário. 

5 → Que tipo de empresa pode contratar o serviço? 

A Trackage Consultoria Logística tem um alto nível de expertise para atender a qualquer empresa do setor logístico, seja de porte pequeno, médio ou grande, da indústria, varejo ou transportadoras. 

Basta o negócio ter um objetivo, como solucionar um problema ou desafio, desenvolver um novo projeto ou otimizar as atividades. 

6 → Como será a abordagem da consultoria em relação ao meu negócio? 

A equipe de consultoria irá mergulhar na sua operação para entender a fundo onde estão os pontos de melhoria e quais são as ações prioritárias a serem tomadas. 

Após essa compreensão será definida uma série de ações que devem ser aplicadas de forma contínua e sustentável

Em paralelo a isso, será realizada uma série de indicações, que podem ser de ferramentas, ajustes de equipes e recursos e até mesmo de treinamento e capacitação. 

É essencial destacar que cada operação é singular e a consultoria vai apontar as melhorias que fizerem sentido para a otimização logística do negócio.

7 → Qual será o investimento? 

Pelo fato de cada operação ser única, não é possível prever um valor final exato para uma ação de consultoria. Contudo, é possível listar alguns investimentos que podem surgir, como: 

  • Honorários dos consultores; 
  • Contratação de ferramentas
  • Compra de recursos;
  • Treinamentos e capacitações. 

IMPORTANTE: vale ressaltar novamente que, exceto os honorários dos consultores, os outros investimentos podem ou não ocorrer a depender das necessidades de cada operação. 

8 → Qual é o cronograma e prazo de entrega?

Em média, da contratação até a entrega final, a Trackage Consultoria Logística é realizada durante um período de 4 meses

Contudo, é essencial destacar que esse tempo vai depender diretamente das ações acordadas no cronograma da consultoria, e que elas aconteçam nas datas e prazos previamente definidos.

9 → Como será medido o sucesso do projeto? 

O sucesso do projeto será medido a partir do acompanhamento das ações implementadas e do retorno sobre o investimento em cada etapa do projeto. 

Como mencionado acima, a Trackage Consultoria Logística prevê uma “consulta de retorno”, ou seja, após 6 meses da implantação do projeto ─ ou prazo a ser definido pelas partes ─ um especialista da Trackage fará o retorno à operação.

A partir dessa visita, a consultoria irá entender como foi a implementação das melhorias, onde houveram problemas e quais oportunidades ainda podem ser otimizadas.

10 → Como eu contrato o serviço? 

Para solicitar o serviço da Trackage Consultoria Logística basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas. 

A partir disso, será agendado o melhor horário com você e demais envolvidos na gestão para entender profundamente as necessidades e dores do seu negócio e, a partir daí, seguir com mais assertividade na consultoria.