O que esperar da Logística em 2022?

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Como já era de se esperar, com a chegada da Logística 4.0 (ligada diretamente à Indústria 4.0), a necessidade de inovação, visando sempre a produtividade e o ganho de tempo, tornou-se a cada ano algo cada vez mais difícil de ser ignorado. Mas, o que esperar da logística em 2022?

Vivemos em uma época em que recusar-se a se adaptar às tecnologias e todos os benefícios que elas podem trazer para os negócios, é brincar com a própria sorte e dar cada vez mais espaço para o azar.

A logística é uma área cujos erros podem levar uma empresa inteira para uma situação de extremo perigo e os acertos podem colocá-la à frente de toda a concorrência, tornando-se ícone no mercado.

Destacamos aqui algumas das tendências para o ano de 2022 para logística e que certamente farão diferença.


MENU DE NAVEGAÇÃO

1 – Blockchain

2 – Big Data

3 – Internet da Coisas

4 – Segurança digital

5 – Inteligência Artificial


1 – Blockchain

O Blockchain é tido como uma base de dados distribuída que guarda um registro de informações à prova de violações e de forma descentralizada.

Em termos de segurança, uma das maiores preocupações de CIOs, a tecnologia é ideal para evitar a perda de dados importantes, pois com a rede descentralizada, se um servidor deixa a rede, não existe um ponto de falha único, dessa forma, várias cópias daqueles dados já foram armazenadas em outros locais, tornando a perda de informações algo impossível. 

O Bitcoin, moeda virtual que tem tomado espaço em todas as transações mundiais, tem como base o Blockchain. Podemos encarar o Blockchain como um livro-razão público, cujas informações não correm riscos de se perderem e quando utilizado no Supply Chain (Gestão de Cadeia Logística), permite a total rastreabilidade de um produto, desde sua origem até seu destino final.

2 – Big Data

De forma simples, podemos dizer que Big Data refere-se ao conjunto de técnicas utilizadas para apurar, armazenar e administrar uma quantidade massiva de informações com velocidade cada vez maior.

Se antes tínhamos Gigabytes como referência de grandes volumes de dados armazenados, hoje temos maiores unidades como Exabytes que equivalem a 1 bilhão de gigabytes.

Agora podemos capturar volumes incrivelmente maiores de dados em diversos setores e suas transações. 

Mas não se trata apenas de tamanho, um ponto importante aqui também é a velocidade com que isso ocorre.

Com a Internet das Coisas, a possibilidade de recorrer ao armazenamento em nuvem e a inteligência artificial (IA), a logística 4.0 nunca esteve tão bem representada em sua plena forma, extraindo dos avanços tecnológicos a praticidade, o aproveitamento de tempo e a produtividade de toda uma cadeia de processos logísticos.

3 – Internet das coisas

A internet das coisas surgiu com a chegada da logística 4.0. Tendo como conceito a conectividade entre todos os dispositivos que compõem as operações, de forma prática e rápida com o uso da internet, ela tem crescido e caído no gosto de todos os gestores logísticos a cada ano.

Como ela pode beneficiar a logística de uma empresa?

  • No transporte: identificando e repassando as informações em tempo real para uma rede de dados responsável por analisar se os veículos estão em perfeito funcionamento, se necessitam de auxílio, apurando e prevendo o tempo restante entre um ponto e outro.
  • Carga: permitindo a medição de temperatura, pressão, entre outros fatores que podem alterar a funcionalidade de uma mercadoria frágil sendo transportada.
  • Estoque: Variando desde a localização exata em que cada mercadoria deve ficar, até o peso de cargas postas em prateleiras com sensores, é possível evitar a má organização ou o atraso da checagem de mercadorias, e até mesmo gargalos na operação de carregamento.

4 – Segurança Digital

A segurança digital há muito se encontra como um dos pilares na organização de qualquer empresa. Não é diferente no setor logístico, onde é grande o fluxo de informações, principalmente de terceiros, como clientes e fornecedores. 

A importância que uma boa segurança digital tem para a empresa diz muito sobre o quão disposta ela está para assegurar seu trabalho sem comprometer as operações.

Temos como exemplo mais próximo o ataque sofrido pelo grupo B2W, envolvendo Americanas e Submarino e deixando o site fora do ar por dias, além da possibilidade de exposição de dados importantes.

Áreas da segurança digital que ainda carecem de melhorias e possuem espaço para evoluir no país:

  • Backdoor

Uma prática comum e já conhecida de invasão, muito utilizada através de e-mails maliciosos, concedendo acesso ao invasor e monitorando as atividades daquela máquina via outro dispositivo, como por exemplo, um celular.

  • Phishing

Semelhante ao Backdoor, seu ataque pode e muitas vezes ocorre através de e-mails maliciosos, desta vez camuflados como e-mails de empresas de confiança e credibilidade. Ao acessar o conteúdo malicioso, o acesso é concedido ao invasor que passa a coletar senhas e todo tipo de dado de acesso bancário.

  • Spoofing

Podendo agir também através de e-mails ou páginas falsas, se trata de uma falsificação de IP que leva a vítima a um local da web sem segurança, ficando exposta e facilitando a invasão.

  • Ataque DoS

Um dos mais famosos, principalmente em escalas maiores, o ataque DoS visa alcançar uma saturação nos sistemas (geralmente servidores) que estão sofrendo o ataque, causando instabilidade e derrubando suas funcionalidades, abaixando assim, a segurança dele e permitindo que o invasor aja sem ser importunado.

5 – Inteligência Artificial

O principal impacto da Inteligência Artificial dentro da logística diz respeito à produtividade gerada pela automação. De forma sucinta, podemos dizer que a IA é a tentativa de fazer a máquina raciocinar como a mente humana, automatizando funções e possibilitando até mesmo a tomada de decisões, em uma esfera mais complexa.

Essa automação não só ganha tempo, como também tira a necessidade de termos diversos colaboradores para realizar funções em que a máquina pode resolver, permitindo uma melhor distribuição pessoal e de demandas nas equipes.

Outras tecnologias (algumas citadas nesse mesmo artigo) como Big Data e Internet das coisas, possuem como ponto de partida a IA. Usando o Big Data como exemplo, mesmo com a coleta gigantesca de dados na rede, necessitamos do software para fazer a filtragem e entender padrões, agilizando a tomada de decisões e calculando com precisão coisas que para serem feitas de forma manual, levaria muito mais tempo.

Impactos diretos da IA dentro da logística:

  • Produtividade aumentada
  • Redução de gastos
  • Agilização da fiscalização
  • Melhorias nos processos de armazenagem

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