Controlador de pátio: funções, salário, formação e mais

controlador de pátio logístico
Aqui você encontra

Ter um controlador de pátio dentro das operações logísticas de uma empresa pode contribuir bastante para a produtividade, e para quem se interessa, essa importante profissão possui responsabilidades específicas das quais iremos falar neste artigo, assim como salário, formações recomendadas, e outras características.


1 → O que faz um controlador de pátio

Um controlador de pátio logístico é um profissional responsável por coordenar e controlar as operações logísticas em um pátio, seja em um centro de distribuição, em uma empresa de transporte de cargas ou em outros contextos logísticos.

As responsabilidades de um controlador de pátio logístico podem variar dependendo do setor e do tipo de operação, mas geralmente incluem:

  • Recebimento e despacho de mercadorias → O controlador de pátio logístico supervisiona as atividades de recebimento e despacho de mercadorias no pátio. Isso envolve a verificação de documentos, a organização das cargas e a coordenação com os motoristas ou transportadoras.
  • Controle de estoque → O controlador de pátio logístico monitora o estoque no pátio, assegurando a precisão dos registros, a identificação correta dos produtos e a disponibilidade adequada de espaço.
  • Coordenação de movimentação de cargas → O controlador de pátio logístico planeja e coordena a movimentação das cargas dentro do pátio, otimizando o uso do espaço e garantindo a eficiência nas operações.
  • Manutenção de equipamentos → Em alguns casos, o controlador de pátio logístico também é responsável por supervisionar a manutenção dos equipamentos utilizados no pátio, como empilhadeiras, paleteiras e outros veículos de movimentação de carga.
  • Segurança e conformidade → O controlador de pátio logístico deve garantir que todas as operações sejam realizadas de acordo com as normas de segurança e conformidade, seguindo as regulamentações locais e as políticas da empresa.

Essas são apenas algumas das responsabilidades que um controlador de pátio logístico pode ter. O papel exato pode variar dependendo do ambiente de trabalho e da natureza específica das operações logísticas em questão.

2 → Qual o salário de controlador de pátio 

O salário de um controlador de pátio logístico pode variar dependendo de alguns fatores, como localização geográfica, tamanho da empresa, nível de experiência e qualificações do profissional.

Além disso, diferentes países e regiões têm padrões salariais distintos.

O salário médio nacional de um controlador de pátio (segundo o site glassdoor) é de R$ 2.230 no Brasil.

No entanto, ele ainda pode variar dependendo da localização e da empresa em que trabalha.

3 → Qual a formação e habilidades necessárias para atuar como controlador de pátio

Para atuar como controlador de pátio logístico, é recomendável possuir habilidades adequadas para desempenhar as responsabilidades da função.

Aqui estão algumas das habilidades relevantes para essa área.

  • Atenção aos detalhes
  • Organização
  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Conhecimento de informática e logística

Já no que se refere às qualificações e graduações, você pode fazer uma graduação em Administração ou áreas afins, ou cursos técnicos/profissionalizantes relacionados à logística.

____________________________________________________________________________

Você sabia?

Alguns dados interessantes fornecidos pela pesquisa da Catho, informam que 31% dos operadores logísticos têm graduação, 15% são graduados em Administração de Empresas e 10% têm Inglês Intermediário.

____________________________________________________________________________

4 → Quais são as áreas de atuação

Um controlador de pátio logístico pode atuar em uma variedade de setores e ambientes, como centros de distribuição, empresas de transporte de cargas, terminais portuários e outras áreas que envolvam espaços logísticos

Embora sejam áreas variadas, geralmente estão relacionadas ao transporte e armazenamento de mercadorias. Algumas possibilidades bem comuns são:

  • Empresas de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo
  • Centros de distribuição e armazéns
  • Indústrias de diversos segmentos
  • Comércio varejista ou atacadista
  • Operadores logísticos

Dentro da área de logística, você também pode se especializar em outras funções, como controller logístico, que organiza e monitora os processos e indicadores de desempenho logísticos, ou conferente, que verifica e controla o estoque de produtos.

5 → Diferença entre controlador e fiscal de pátio

Embora os termos “controlador de pátio” e “fiscal de pátio” possam ser usados em diferentes contextos e setores, eles geralmente têm funções distintas.

Controlador de pátio

Partindo do significado da função, um controlador de pátio é responsável por coordenar e controlar as operações em um pátio, garantindo a eficiência e a segurança das atividades realizadas.

Essa função pode ser encontrada em aeroportos, onde o controlador de pátio é responsável por coordenar o posicionamento das aeronaves, monitorar o fluxo de tráfego no pátio, fornecer orientações aos pilotos e garantir a conformidade com as regulamentações de segurança.

Fiscal de Pátio

O fiscal de pátio, por outro lado, geralmente está envolvido em atividades de monitoramento, verificação e fiscalização.

Em um contexto logístico, um fiscal de pátio pode ser responsável por verificar os documentos, inspecionar as cargas, conferir a conformidade com os procedimentos operacionais e garantir a segurança e a integridade das operações de carga e descarga em um pátio ou terminal.

Como pode ver, enquanto o controlador de pátio tem um papel mais direcionado à coordenação e controle das operações, o fiscal de pátio está mais voltado para atividades de monitoramento, verificação, orientação e fiscalização das atividades realizadas no pátio.

As atribuições exatas de cada função podem variar de acordo com o setor e o contexto específico em que são empregadas.


Nos últimos anos, a função de controlador de pátio logístico tem se tornado cada vez mais importante.

Com as demandas logísticas em constante evolução, a função de controlador de pátio logístico se tornou ainda mais estratégica, exigindo habilidades de planejamento, comunicação e tomada de decisões ágeis, tornando-o assim, uma peça fundamental dentro do fluxo logístico de qualquer empresa.