Tipos de caminhões usados na logística

Tipos de caminhões na logística
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Dentro da logística, os veículos e seus motoristas são peças fundamentais de toda a cadeia de suprimentos.

Não poderíamos deixar essa importância de lado. Por isso, trazemos neste artigo informações sobre a principal ferramenta de trabalho dos motoristas: os caminhões de carga.

Obs: assim como o nosso Glossário da logística, esse post será atualizado sempre que necessário e você leitor também poderá mandar suas sugestões para mktrackage@gmail.com 


Antes de mais nada, você sabe o que é um caminhão?

Pode parecer uma pergunta com uma resposta óbvia, mas não se engane, há várias diferenças entre os vários tipos de caminhões e deles para os veículos de transporte convencionais (mesmo os grandes). Estas diferenças devem ser levadas em consideração antes de resumir todo veículo de carga a um “caminhão”.

O que é um caminhão

O caminhão é um veículo terrestre automotor voltado para o transporte de bens.

Diferente dos veículos pessoais que usamos no dia a dia, o caminhão tem como principal função nos dias de hoje levar cargas de peso muito mais elevado do que as pessoas, de um ponto ao outro. 

Além da capacidade de carga, uma das principais diferenças entre carros comuns e caminhões está em sua estrutura.

Enquanto um carro normal é construído sobre uma estrutura única (que conhecemos como chassi), os caminhões são construídos em várias dimensões e partes.

1 → Conceitos

Antes de falarmos sobre os tipos de caminhões, é bom darmos uma breve explicação sobre alguns termos que falaremos bastante nesse artigo e que muitas pessoas não sabem exatamente o que significa quando ouvem.

É importante entendê-los para ficar mais fácil fazer relações quando falarmos sobre alguns veículos.

Cavalo mecânico

O cavalo mecânico é aquela parte da frente do caminhão que conhecemos apenas como cabine, mas que na verdade é composto pela cabine do motorista, o motor e as rodas de tração.

Quando um caminhão utiliza um cavalo mecânico, a sua carga é separada dessa estrutura do caminhão, diferente dos modelos de cargas leves cuja cabine, o motor e o local onde a carga é levada fazem parte de uma estrutura única.

Por isso, sempre que falarmos cavalo mecânico aqui no artigo nos referindo a algum caminhão, é porque esse caminhão precisa de um cavalo mecânico para rodar.

Semi-reboques

Também chamados pelo nome técnico de módulo de carga, é a parte de trás dos caminhões que são acopladas ao cavalo mecânico.

Os semi-reboques sempre irão depender do tipo de carga que será levada.

Porta-contêiner

Serve como base para transportar contêineres, estejam eles carregados ou não.

Carreta aberta

É o mais comum de ver rodando por aí. Muito utilizado para carregar cargas soltas, como caixas e tambores.

Frigorífico

Como o nome sugere, é para transportar cargas que não podem de maneira nenhuma serem expostas à temperatura ambiente, precisando geralmente estar alguns graus abaixo de zero. 

Muito utilizado para o transporte de carnes.

Tanque

Muito visto nas estradas pelo transporte de combustíveis ou dentro das cidades no transporte de água (caminhão pipa), esse módulo de carga é exclusivo para o transporte de líquidos.

Eixo

Falaremos bastante aqui sobre quantidades de eixos que cada categoria de caminhão possui, então para simplificar, podemos dizer que o eixo é o componente do caminhão onde são instalados os pares de rodas do veículo.

2 → Tipos de Caminhões de cargas leves

Como o nome sugere, começaremos pelos veículos mais utilizados para o transporte de cargas mais leves e que também possuem dimensões mais compactas (muito útil para o tráfego urbano).

V.U.C

Você já deve ter visto um Veículo Urbano de Carga ao menos uma vez na sua vida. São bem comuns no perímetro urbano, pois são utilizados para realizar desde mudanças com móveis e eletrodomésticos, até  entrega de alimentos e cargas que caibam em seu compartimento.

O V.U.C também é conhecido como caminhão 3/4.

MedidasCapacidade de carga
Até 2,2 metros de largura
Até 7,2 metros de comprimento
Até 4 toneladas

Toco

Também chamado de semi-pesado, os caminhões do tipo Toco possuem dois eixos (um frontal e um traseiro) e 4 pontos de contato com o chão.

Assim como o V.U.C, o Toco é bastante usado em perímetros urbanos para fazer mudanças (quando possui o baú), mas por ter uma capacidade de carga e dimensões maiores do que o anterior, também é usado para transporte de areia, pedra e terra (quando possui a caçamba).

MedidasCapacidade de carga
Até 14 metros de comprimentoAté 16 toneladas

Truck

O caminhão Truck, ou 6×2, como alguns chamam, tem semelhanças nas medidas com o caminhão Toco, como vemos na tabela mais abaixo. A diferença entre eles está na sua estrutura mecânica.

Qual a diferença entre caminhão truck e toco

Enquanto o caminhão Toco possui dois eixos simples, o Truck possui um eixo simples na frente e um eixo duplo mais atrás. Além disso, o número de contatos com o solo é seis, daí o apelido 6×2 (dois eixos e seis contatos).

Esse eixo duplo atua diretamente na força do motor (força motriz), melhorando o desempenho do veículo e permitindo que ele transporte cargas pesadas.

O uso do Truck varia bastante, podendo ser utilizado para transporte de cargas secas embaladas, encaixotadas e engradados, até grãos como: milho, soja, cereais e feijão.

MedidasCapacidade de carga
Até 14 metros de comprimentoAté 14 toneladas

Bitruck

Sendo uma variação do caminhão Truck, o Bitruck se diferencia do anterior pelas seguintes características:

  • 8 pontos de contato com o solo;
  • 4 eixos;
  • maior capacidade de carga.

Seu uso pode ser os mesmos do caminhão Truck, como pode também ser utilizado como caminhão tanque.

3 → Caminhões de cargas pesadas

Aqui temos uma série de veículos com estruturas mais robustas e a possibilidade de encaixar extensões (reboques e semi-reboques) em sua carroceria, expandindo bastante sua capacidade de carga.

Muitas cidades do país hoje em dia possuem restrições para esse tipo de veículo em seus perímetros urbanos, sendo mais comum vê-los nas estradas ou direcionados para centros de distribuição.

Cavalo mecânico simples

Também conhecido como caminhão extra pesado, é uma carreta simples de dois eixos.

Seu uso varia bastante, já que sua capacidade de carga está ligada diretamente à quantidade de semi-reboques acoplados ao cavalo mecânico.

MedidasCapacidade de carga
Até 18,15 metros de comprimentoAté 25 toneladas

Cavalo mecânico trucado ou LS

Tendo uma estrutura parecida com o cavalo mecânico simples, o Trucado se diferencia por ter uma melhor distribuição de peso nas rodas (o que ajuda a exercer menor pressão nas estradas) e possuir três eixos, sendo um deles duplo.

MedidasCapacidade de carga
Até 18,15 metros de comprimentoAté 45 toneladas

Bitrem

Composto por um total de sete eixos (três do cavalo mecânico e mais quatro dos semi-reboques), esse modelo de caminhão possui dois semi-reboques e tem uma capacidade de carga bem maior do que o caminhão cavalo mecânico simples ou o Trucado.

É muito utilizado como veículo de transporte graneleiro.

MedidasCapacidade de carga
Até 19,20 metros de comprimentoAté 57 toneladas

Rodotrem

Assim como seu comprimento, a sua capacidade de carga é absurdamente grande, chegando até 74 toneladas.

O Rodotrem, assim como o Bitrem, possui dois semi-reboques, mas utiliza nove eixos, ampliando sua distribuição de carga ao longo do veículo.

Assim como o Bitrem, esse modelo de caminhão só pode ser usado com um cavalo mecânico trucado

Esses tipos de carreta precisam de uma Autorização Especial de Trânsito (AET) para rodar  nas estradas.

Seu uso é variado, mas geralmente é para cargas que não tem o tempo como fator limitante, pois como a capacidade de carga quase sempre é altíssima em sua utilização, é um veículo mais lento.

MedidasCapacidade de carga
Até 30 metros de comprimentoAté 74 toneladas

Caminhão fora-de-estrada

Também conhecido como caminhão articulado, esse robusto veículo de grandes capacidades, pode transportar cargas de 25 até 400 tonelada. Ele é empregado em trabalhos de mineração e construção civil.

As principais peças deste caminhão possuem um reforço para aguentar a alta carga de trabalho, tendo eixos, caçamba, pneus e outras peças bem reforçadas.

Os caminhões-fora-de-estrada possuem pneus e suspensões de alta resistência, permitindo-lhes passar por obstáculos como rochas, lama e água com segurança. Por isso, não é raro ver esses veículos andando sobre terrenos irregulares que dariam bastante trabalho para um caminhão de características mais frágeis.

A potência de seu motor pode variar entre 500 e 4.000 cavalos. 

MedidasCapacidade de carga
Até 20 metros de comprimentoAté 400 toneladas

Caminhão Plataforma

O caminhão plataforma é utilizado no transporte de cargas pesadas e volumosas, como: 

  • máquinas, 
  • equipamentos, 
  • veículos e outros objetos de grande porte.

Na área industrial, são usados para movimentar cargas pesadas e são empregados na naconstrução civil, na mineração, na agrícultura, entre outras.

Além disso, situações de emergência também podem requisitar o uso de caminhões plataformas, como por exemplo, acidentes de trânsito ou enchentes.

Nesses casos, a plataforma que esse veículo tem acoplada em sua carroceria é de grande utilidade para transportar veículos resgatados ou danificados que precisam ser retirados da pista.

Em alguns casos, a plataforma do caminhão pode ser inclinável do tipo basculante, facilitando a carga e a descarga de equipamentos e objetos.

MedidasCapacidade de carga
Até 16 metros de comprimentoAté 40 toneladas

Caminhão cegonha

Em resumo, o caminhão cegonha é um veículo projetado para transportar vários veículos de uma só vez, garantindo segurança e eficiência no transporte de carros de um lugar para outro.

O veículo é carregado em uma plataforma com diversas camadas, chamada de cegonha, que é projetada para transportar vários carros de uma só vez.

As cegonhas podem ter diferentes tamanhos e capacidades de carga, variando de acordo com a quantidade e tipo de veículos que serão transportados. 

As plataformas das cegonhas são geralmente projetadas para acomodar diferentes tipos de veículos, desde carros pequenos até SUVs, vans e caminhonetes.

Além disso, o caminhão cegonha pode ser usado de forma particular para o transporte de veículos de um lugar para outro, como em mudanças, por exemplo. 

Essa é uma opção conveniente para quem precisa transportar vários carros de uma só vez, seja para uso pessoal (colecionadores) ou comercial.

MedidasCapacidade de carga
Até 23 metros de comprimentoAté 29 toneladas

Caminhão Tanque

Um caminhão tanque é um veículo feito para transportar líquidos ou gases em grandes quantidades

Eles são usados em muitas indústrias diferentes, incluindo petróleo e gás, produtos químicos, alimentos e bebidas, e muitas outras.

Os tanques são normalmente feitos de aço ou alumínio, e têm várias camadas de proteção para garantir a segurança do produto transportado e a segurança dos usuários da estrada. 

Eles também são equipados com sistemas de segurança, incluindo válvulas de alívio de pressão, medidores de nível de líquido e sistemas de extinção de incêndios

E não é só isso, alguns caminhões tanque podem ser equipados com equipamentos especiais, como agitadores ou aquecedores, para manter a carga em um estado ou temperatura específicos durante o transporte.

MedidasCapacidade de carga
Até 23 metros de comprimentoAté 50 mil litros

4 → Lei da Balança

Conhecida popularmente como Lei da Balança, essa legislação tem fundamento nas resoluções nº 210/2006 e nº 211/2006 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Ela define os limites de peso de carga de um caminhão, para que ele circule pelas rodovias do país, sendo importante para controlar e preservar a qualidade das rodovias que já sofrem bastante com o alto tráfego diário de veículos de grande porte.

Ainda sim, a Lei da Balança tem certa flexibilidade, tendo um limite de 5% a mais do que o tolerado do Peso Bruto Total (veículo + carga). 

Passando disso, o veículo pode ser multado.


Caminhões existem aos montes, variando entre tamanho, capacidade, modelos, marcas e utilização. 

Neste artigo, trouxemos os tipos de caminhões mais importantes dentro da logística de transporte, mas estaremos sempre trazendo mais informações ao longo do tempo.

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