O que é gestão de docas e como otimizar

gestão de docas dentro do pátio logístico
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Dentro da logística, um elemento importante que está incluído na gestão de pátio é a gestão de docas.

Tendo grande influência na produtividade de todas as operações ligadas ao pátio, é preciso melhorá-la e você entenderá como no artigo de hoje.


1 → O que é doca 

Muita gente ainda hoje associa o termo “doca” às operações marítimas envolvendo navios e diversas embarcações.

Porém, hoje em dia quando falamos em docas, principalmente dentro da gestão de pátio, estamos nos referindo aos espaços destinados a receber veículos (em grande maioria pesados) que irão realizar cargas ou descargas de itens.

O termo doca tem origem holandesa, vindo da palavra “doke”, que ao pé da letra seria algo como bacia, mas era usado para fazer referência ao cais.

Como podemos ver, a palavra é usada com um sentido bem mais amplo, referindo-se a qualquer lugar reservado para o estacionamento de veículos e carga/descarga de itens, independente do modal utilizado (metroviário, ferroviário, aquaviário, etc).

2 → 4 Tipos de docas

Há tipos diferentes de docas que são construídas e utilizadas de acordo com necessidades específicas.

Doca de aproximação embutida

Considerada por muitos o melhor tipo de doca, a sua entrada tem a mesma altura dos caminhões, além disso, costuma manter uma pequena distância do edifício para poder drenar a água da chuva.

Embora tenha uma construção fácil se comparada a outros tipos de docas, ela traz um problema relacionado à segurança.

Em casos onde são utilizados semirreboques, ao efetuarem as manobras com muita rapidez, os pés de suporte que ficam situados na parte da frente podem fazer o baú se inclinar demais, batendo assim na estrutura do edifício.

Doca de aproximação com zona de entrada em declive

Utilizada em edifícios que são situados em subidas, essa doca tem sua zona de entrada feita em declive, deixando a doca na altura adequada.

Como contra, essa doca em regiões específicas pode sofrer com o acúmulo de neve, sendo necessária uma operação de retirada. Isso também implica em problemas com a drenagem e também com a segurança da área, precisando de demarcações específicas.

Doca de aproximação fechada

Pouco utilizada, esse tipo de doca tem um alto custo de construção e sofre com a falta de ventilação dentro dos galpões.

No entanto, existem algumas vantagens que talvez compensem o investimento, como por exemplo a questão da segurança, diminuindo a chance de roubos.

O controle de temperatura também é de grande vantagem tanto para mercadorias, quanto para o pessoal.

Doca em dente de serra

Seu nome faz uma referência direta ao tipo de entrada que possui.

Sua configuração de acesso é feita em degraus ou dente de serra (quando uma doca é posicionada ao lado da outra, com uma sempre ficando mais adiante que a anterior).

Isso facilita em casos onde há pouco espaço para manobras e ainda sim, precisa-se de uma disponibilidade maior de docas no pátio.

A maior desvantagem em comparação aos outros tipos, é que em operações de carga e descarga o espaço para trabalho é reduzido.

Recomenda-se que caso o edifício exija o uso de docas abertas, uma delas seja coberta, usando uma penetração mínima de 6 metros para carga e descarga de algumas mercadorias.

3 → Como projetar uma doca

Determine a localização adequada das docas

A primeira etapa é determinar a localização adequada das docas.

Isso envolve analisar fatores como a proximidade com as áreas de armazenamento, a acessibilidade para caminhões e a facilidade de entrada e saída.

Além disso, é importante considerar a disponibilidade de espaço para manobras de veículos, estacionamento e áreas de espera. A localização estratégica das docas ajudará a otimizar a eficiência das operações logísticas e minimizará o tempo de espera dos caminhões.

Determine a quantidade e dimensão das portas

Em seguida, é necessário determinar a quantidade e dimensão das portas da doca.

Isso dependerá do volume de carga movimentada, do número de caminhões atendidos simultaneamente e do tipo de operação logística.

É importante considerar o fluxo de entrada e saída dos caminhões, bem como o

dimensionamento adequado das portas para acomodar diferentes tamanhos de veículos.

Além disso, é fundamental garantir a segurança e a facilidade de operação durante o carregamento e descarregamento das cargas.

Defina equipamentos essenciais para as operações na doca 

Por fim, é fundamental definir os equipamentos essenciais para as operações na doca.

Isso pode incluir itens como plataformas niveladoras, sistemas de abertura e fechamento das portas, dispositivos de segurança, sistemas de iluminação adequados, equipamentos para movimentação de cargas, como empilhadeiras e carrinhos de carga, entre outros.

A escolha dos equipamentos certos dependerá das necessidades específicas da operação logística e garantirá a eficiência, a segurança e a produtividade durante as atividades na doca.

4 → O que é gestão de docas

A gestão de docas é o processo de planejamento, organização e controle das atividades relacionadas à movimentação de carga nas áreas de carga e descarga de uma empresa.

Ela envolve a coordenação de todas as etapas do processo, desde a chegada do veículo até a conclusão do carregamento ou descarregamento.

A gestão de docas é essencial para garantir a eficiência, a segurança e a produtividade das operações logísticas.

Ela engloba uma série de atividades, incluindo o agendamento de horários de chegada e saída de caminhões, o direcionamento adequado dos veículos para as portas de carga corretas, a gestão do fluxo de trabalho na doca, o acompanhamento do tempo de espera e o monitoramento do carregamento e descarregamento das cargas.

Um dos principais objetivos da gestão de docas é minimizar os tempos de espera e os atrasos, garantindo um fluxo contínuo de veículos e a otimização do uso dos recursos disponíveis.

Para isso, é importante contar com sistemas de agendamento e controle eficientes, como é o caso do YMS Trackage Maestro, que ajuda não apenas no gerenciamento das docas, como do pátio logístico inteiro, bem como uma equipe bem treinada e capacitada para lidar com as operações na doca.

Além disso, a gestão de docas também está relacionada à segurança das operações.

Isso envolve a implementação de medidas de segurança, como sinalização adequada, treinamento de equipe para manuseio seguro de equipamentos e cargas, e a manutenção regular dos equipamentos de movimentação de carga.

5 → Como otimizar a gestão de docas

Dentro da gestão de docas existem elementos chave que precisam de uma atenção redobrada.

Todos esses elementos podem ser atendidos através do auxílio de um YMS


Você sabia?

YMS ou sistema de gestão de pátio é um software de monitoramento, agendamento e controle de logística.

Yard Management System (Sistema de Gestão de Pátio) ou YMS surgiu na esteira da logística 4.0 e junto com o WMS (Sistema de Gestão de Estoque) e o TMS (Sistema de Gestão de Transporte) tornaram a logística mais dinâmica e centrada em dados. 

Na prática, o YMS atua especificamente na gestão de pátio e dá ao gestor uma visão completa de toda a movimentação desde a chegada de um veículo na portaria (check in) até a sua liberação (checkout). 

A partir dos dados fornecidos pelo sistema, o gestor do pátio recebe informações valiosas de possíveis gargalos na operação.


Agendamento de docas

Algo de grande importância hoje em dia quando se trata de gestão de pátio e docas, o agendamento – quando disponível – é a parte da gestão de docas que dá ao gestor do pátio logístico a previsão exata de chegada de veículos.

Isso tem uma influência de peso no melhor aproveitamento de tempo nas operações de carga e descarga, além de evitar problemas com veículos sem docas disponíveis ao chegar.

Em um exemplo prático, digamos que sua operação possui 15 docas e há 30 veículos agendados para um período.

Como você já tem o agendamento dos fornecedores é possível antecipar necessidades e deslocar equipes entre as docas.

Gestão de portaria

O check-in é uma parte fundamental dentro da gestão de pátio e de docas, pois se automatizado e feito com eficiência, torna toda a conferência de documentos e veículos algo rápido e ágil.

Alinhado com o agendamento de docas,  o tráfego de veículos e as atividades de carga e descarga se tornam fluidos.

No sistema fornecido pela Trackage, por exemplo, a empresa pode definir uma cerca eletrônica e o motorista, já com agendamento realizado, efetua check in assim que entra na área.

A partir deste momento, o porteiro recebe uma notificação e inicia o processo, que será todo automatizado. 

Elimine processos manuais

Tenha documentações na nuvem, reduza planilhas e aumente sua produtividade.

Sem a necessidade de documentar tudo de forma manual, a automatização de informações torna todo o processo logístico mais funcional e rápido. 

Com a inserção, por exemplo, de documentos fiscais no momento do agendamento, até mesmo a fila para retirada de notas fiscais é eliminada.

Relatórios e análises

Ter os dados corretos sobre a operação é crucial para traçar planos de ação, gerar economia e aumentar a produtividade das operações.

Algumas métricas fornecidas por um YMS

  • Número de agendamentos;
  • Número de check-ins e check outs por período;
  • Tempo médio de um veículo, por etapa, no pátio;
  • Produtividade por doca;
  • Produtividade por equipe;
  • Localização de ativos e veículos no pátio;
  • Desempenho por transportadora.

6 → Benefícios do uso de tecnologia na gestão de docas

Redução do estresse operacional

Ao utilizar um YMS como auxílio na gestão de docas, o primeiro impacto positivo vem na redução do estresse operacional.

Com um sistema que automatiza determinadas atividades que se feitas manualmente, demandam tempo de envio e resposta, a distribuição de equipes nas operações tende a ser mais eficiente e o custo com essas operações é reduzido drasticamente.

Diminuição de atrasos e maior produtividade

Um dos maiores problemas dentro de um pátio logístico e na gestão de docas é a permanência descompensada de veículos na área.

Isso gera mais do que apenas impacto na produtividade das operações. Multas também podem ser aplicadas caso o motorista passe mais tempo do que a legislação define como tolerável em espera.

Com a regularização do tempo de permanência dos veículos em pátios e docas, esses gastos são evitados.

Segundo a Lei do Caminhoneiro, Lei nº 13.103, o prazo máximo para carga e descarga do veículo é de cinco horas, contadas a partir do check-in na portaria.

Caso esse limite de tempo seja extrapolado, uma multa será imposta ao transportador autônomo ou à empresa transportadora. 

Para reduzir esse tempo dentro do que a lei estabelece, uma das soluções mais eficientes é contar com um Sistema de Gestão de Pátio, como o YMS Trackage Maestro

Com a ferramenta é possível acompanhar a jornada dos motoristas dentro do pátio, visualizar em tempo real toda a movimentação dos veículos em cada etapa da operação e conferir indicadores específicos como: 

  • Tempo médio de permanência (a média geral das jornadas do dia);
  • Quantidade de veículos por status;
  • Tempo médio por operação (carga e descarga); 
  • Ranking de permanência por motorista (os cinco motoristas que levam mais tempo dentro do pátio);
  • Ranking de permanência por transportadora (as cinco transportadoras com mais tempo de permanência dentro do pátio). 

Dados em tempo real para tomadas de decisão

Com o uso de um YMS, os dados são passados em tempo real e com uma abrangência de ponta a ponta dentro da sua logística.

Ter esses dados atualizados permite que o gestor não dependa de muitos fatores externos ou mesmo de terceiros para ter uma resposta em tempo hábil nas tomadas de decisões.

É o sistema ajudando a enxergar gargalos que em processos manuais levariam horas, ou mesmo dias para serem identificados, dando ao responsável pelo pátio total controle e conhecimento sobre a operação em que ele e seu time atuam.

O uso do YMS não é apenas necessário, é indispensável hoje em dia com a chegada da logística 4.0.


Não há uma parte da logística que não possa ser otimizada com o auxílio da boa e velha (ou melhor dizendo, nova!) tecnologia.

A logística 4.0 trouxe consigo novas ferramentas e fez o mercado entender que as necessidades hoje não são as mesmas de outrora.

É preciso se reinventar e a melhor forma de fazer isso, é atualizando processos e entendendo que logística e tecnologia devem ser um só no cenário atual.