A cadeia de suprimentos envolve muitos processos logísticos. Entre eles, estão as operações de carga e descarga chamadas de inbound e outbound, que geram inúmeras tarefas na supply chain. Medir tempos e movimentos das operações de inbound e outbound é um desafio logístico para muitas empresas. Ao mesmo tempo, essa medição é essencial para obter sucesso e agregar valor aos clientes de uma entrega.
Hoje vamos abordar os diferenciais em investir em tecnologias que otimizam e trazem visibilidade para as operações de carga e descarga na logística.
Diferenças básicas essas operações de carga e descarga e suas métricas
Inbound
As operações de inbound na logística envolvem recebimento de carga e descarga, transporte de insumos e embalagem. O inbound refere-se às operações internas da empresa – por isso, quando falamos de transporte e carga/descarga de insumos, estamos falando das trocas com os fornecedores de matérias-primas.
O planejamento de reposição de materiais e produtos para fabricação se enquadra também nesse momento, assim como o embalamento de produtos.
Métricas para acompanhar de perto
- Relacionamento com fornecedores
Assim como existe um planejamento para escolha dos fornecedores ideais que entreguem insumos de qualidade, o contrário também deve ser pensado. Ao receber os motoristas no pátio logístico, quanto tempo de espera em média eles esperam para autorização na portaria? E para se direcionar à doca? Qual o tempo de descarga das mercadorias? Todos esses fatores podem resultar em ineficiência das operações internas, além de gerar desconfortos com parceiros. O resultado pode ser ruim: as transportadoras já irão esperar que uma operação de descarga nesta empresa poderá levar longas horas para ser concluída. - Controle de estoque
Como é feito o controle de estoque? Existem processos para análise da acuracidade, níveis de estocagem ou controle da produtividade por hora? Para definir reposições de produtos que têm maior saída e menor saída? Quantas caixas ou paletes são embalados ou movimentados por hora? Essas são questões importantes, para não somente garantir a reposição correta de maneira que não sobre e nem falte nada, mas também para medir o nível de produtividade interna. Essa visibilidade do armazém, quando automatizada, permite um aumento gradual do controle de armazenamento. - Atividades de recebimento de produtos (descarga)
Uma das métricas mais importantes para se observar nessa operação é o tempo de descarregamento e liberação para saída do armazém ou pátio logístico.
Isso porque quanto mais ágil e otimizado é esse processo mais eficiente é o recebimento e liberação do motorista, diminuindo seu tempo ocioso e aumentando o nível de recebimento e estocagem de produtos, uma vez que a doca já é liberada fica vaga para uma próxima operação mais rapidamente.
Outbound
Quando falamos em outbound na logística, nos referimos às operações pós-produção. Aqui se enquadram o relacionamento com transportadoras, planejamento do transporte para distribuição ao varejo e atacado, e também a definição de rotas de entrega.
Métricas para análise
- Contratação de transportadoras
Esse é mais um momento em que podemos ver a logística permeando a cadeia de suprimentos na prestação de serviços. Indústrias e fábricas contratam os serviços das transportadoras para cuidar das operações de outbound. Logo, os caminhões chegam até os CDs para o carregamento e partem para fazer a distribuição dos produtos. Por isso, o cuidado com a escolha de transportadoras parceiras envolve uma série de métricas e fatores importantes. Se já existe uma gestão automatizada, é importante que a transportadora escolhida esteja alinhada com o uso de tecnologias, otimização de processos e monitoramento, pois é isso que facilitará o acompanhamento de métricas importantes como o tempo de carregamento, transporte, produtividade de caixas, paletes por hora e tempo de entrega, entre outros. - Centros de distribuição
Os centros de distribuição geralmente contam com espaços anexos que chamamos de pátios logísticos, onde os motoristas se direcionam para esperar uma doca livre – e então realizar suas operações de outbound. A preocupação nesse momento é garantir que a liberação na portaria e direcionamento do motorista ao pátio ou doca seja simples e não leve muito tempo(o que, para quem trabalha no dia a dia dessas operações, sabe o quanto é um desafio).
Nesse sentido, a otimização serve para que esses processos se tornem mais ágeis e eficazes, criando atividades mais gerenciáveis por conta da visibilidade e métricas que antes não eram calculadas. - Monitoramento de rotas
Tanto no percurso até o CD quanto na saída até a entrega, os transportes precisam de monitoramento. Com isso, é possível mensurar tempos de transporte de um ponto a outro, tempo até a chegada no CD e tempo do CD até a efetivação das entregas. Isso possibilita não só um preparo para recebimento desses caminhões durante as horas do dia, como também auxilia no momento de planejamento de rotas. Em muitos casos, é preciso monitorar tanto o veículo quanto a carga, dependendo do produto que é transportado. Neste caso, podemos citar o controle de temperatura no baú, aceleração média do veículo, pressão, luminosidade e impacto sobre a carga, entre outros fatores.
Como a tecnologia otimiza as operações de carga e descarga
Como pudemos observar, essas são métricas importantes para os gestores que procuram mais eficiência em seus processos. Mesmo assim, mensurar e ter visibilidade dessas operações de carga e descarga não é tão fácil como parece.
Isso acontece porque grande parte das operações de inbound e outbound ainda são manuais, o que tira a visibilidade da cadeia, gera atrasos e dá margem a falhas humanas. Em um dia comum, fornecedores e transportadoras se dirigem ao armazém ou CD e precisam enfrentar filas na portaria, se apresentar com trocas de documentos, enfrentar horas de espera para se dirigir à doca e então realizar a operação, além do processo de saída e trocas de documentos fiscais. Tudo isso sem visibilidade, de forma manual e muitas vezes dependendo de funcionários saírem andando nas imediações da empresa para procurar os motoristas e chamá-los para as docas.
Visibilidade de ponta a ponta
O Trackage Maestro é uma solução de gestão de pátios e docas que permite a integração com outros sistemas da empresa. Além dele, o Trackage Move e Trackage Flex trabalham juntos para trazer visibilidade em processos referentes ao armazém e transporte, cobrindo as outras duas pontas da logística.
O Maestro traz um módulo de agendamento de cargas, na qual fornecedores e transportadoras podem agendar dia e horário e o tipo de operação (se inbound ou outbound). Para tornar o processo ainda mais rápido, é possível cadastrar os motoristas na plataforma junto aos seus documentos, o que torna a liberação na portaria muito mais rápida. Com o aplicativo no smartphone do motorista, o mesmo já pode fazer check-in e logo é liberado pelo sistema – que já o informa do direcionamento para o pátio ou doca disponível. Tudo isso é feito sem a necessidade de parar mais pessoas e fazer buscas no pátio.
Com todas essas tarefas automatizadas, o sistema permite mensurar quanto tempo é gasto em cada etapa do processo, inclusive as operações de carga e descarga em doca. Todas as etapas mencionadas acima podem ser acompanhadas de perto pelos gestores, através de dashboards intuitivos e de fácil interpretação. São soluções como essas que permitem melhorar a satisfação junto a fornecedores e transportadoras, para que as entregas sejam cada vez mais ágeis e com menos falhas.
Além disso, tudo isso permite que a produtividade aumente pois é possível monitorar locais onde a atividade está ociosa e realocar funcionários e operações. Com todos esses dados em mãos, gestores podem analisar e aumentar a acuracidade do seu armazém e da produtividade nas docas. Empresas que já fazem uso do serviço hoje podem relatar ganhos de tempo de até 60% nas filas de espera para serviço.
Solicite uma demonstração com um de nossos especialistas e entenda mais sobre nossas soluções para operações logísticas. Não deixe também de nos seguir nas nossas redes sociais e acompanhar novidades.