A importância da operação logística nas indústrias

Operação logística nas indústrias 4.0
Aqui você encontra

A operação logística nas indústrias é a forma como utilizamos a logística dentro das atividades industriais e como ela pode ser útil nessa área.

Conceitos como supply chain estão ligados diretamente a essa logística industrial e neste artigo mostraremos a importância dela para a cadeia de suprimentos e para as empresas.

____________________________________________________________________________

1 → O que é logística industrial

A logística industrial é uma gestão que integra diversos setores para efetuar entregas de qualidade no menor tempo possível, resultando em uma melhoria da relação entre clientes e fornecedores.

Lembrando que o processo logístico industrial envolve desde a cadeia de suprimentos até a distribuição.

Assim, ocorre um planejamento detalhado onde a gestão do produto em relação ao local e tempo ideias e, é claro, o melhor custo-benefício.

Esse fluxograma que compõe a logística industrial e seu método de planejamento envolve procedimentos que precisam estar bem definidos e funcionar do começo ao fim, como:

  • Gerenciamento de aquisição
  • Movimentação de produtos;
  • Distribuição de produtos;
  • Armazenamento;
  • Fluxo de informações;
  • Controle de inventário.

2 → Processos dentro da logística industrial

Gerenciamento estratégico de aquisição

Um dos principais objetivos de qualquer gestor logístico é obter a melhor qualidade de um serviço ou produto pelo menor custo, dentro desse conceito de entregar qualidade gastando pouco, entra o gerenciamento estratégico de aquisição.

A própria logística se caracteriza como um gerenciamento estratégico, porém, aqui a estratégia é mais voltada para o quanto a empresa pode gastar sem perder qualidade.

Em resumo, podemos definir o gerenciamento de aquisições como a gestão de compras relacionadas a tudo que você precisa para suprir as operações ao longo da cadeia de suprimentos.

A aquisição desses recursos podem ser tanto físicos (materiais), quanto humanos (mão de obra especializada, por exemplo).

Essa estimativa sobre os recursos necessários para realizar tarefas, se feita de forma consciente, economiza um gasto que pode ser investido de maneira igualmente estratégica em outras áreas.

Movimentação de produtos e Armazenamento

A movimentação de produtos dentro de um armazém industrial pode definir o quão ágil o restante das suas operações podem ser dali em diante.

Enquanto no tópico anterior falamos sobre a economia financeira, aqui entra a economia de tempo, já que uma movimentação estratégica e planejada evita o pesadelo de qualquer gestor logístico: o retrabalho.

Para isso, uma grande ajuda é o uso de um WMS, o software de gestão logística de armazém.

Com um WMS, coisas como movimentação de produtos, despacho de mercadorias, alocação de materiais no estoque, emissão de documentos para o despacho e tudo relacionado ao armazém, pode ser resolvido de forma digital e prática.

Segundo a Deloitte, 75% dos líderes industriais utilizam softwares de otimização dentro da logística como o WMS.

Controle de inventário e Distribuição

Ainda seguindo a lógica de que um WMS pode lhe ajudar a gerenciar todo o armazém, o controle de inventário do lugar também é feito pelo software que auxilia na conferência de entrada e saída de produtos e materiais.

A distribuição é o que faz a ponte entre o armazém e o pátio, tendo participação direta no sucesso da expedição de mercadorias.

O WMS auxilia nessa parte emitindo notas fiscais, ajudando no processo de paletização, impressão de etiquetas e compondo planos de armazenagem.

Fluxo de informações

O fluxo de informações se feito de forma manual, pode ter um atraso enorme na espera pelo retorno de diversos dados que necessitam de solicitação e validação de terceiros.

Na gestão de pátio, por exemplo, o tempo de espera para saber por parte dos responsáveis se uma doca está disponível antes de liberar um caminhão na portaria, ou na gestão de estoque quando é necessário que haja uma segunda conferência de inventário, são coisas que podem levar diversas horas a mais do que o necessário para ocorrer, resultando em atrasos absurdos.

Se no armazém, como vimos antes, o WMS resolve esses problemas, no pátio logístico (que também faz parte da logística industrial), o YMS é o que resolve essas demandas que carecem de envio e recebimento constante de informações.

O YMS Trackage Maestro, por exemplo, uma das principais soluções do mercado para gestão de pátio, conta com recursos para a otimização dessas etapas: 

  • Agendamento de carga e descarga;
  • Check-in de motoristas na portaria;
  • Gestão e otimização das docas;
  • Localização em tempo real da carga no pátio;
  • Comunicação via notificação com o motorista;
  • Gestão e digitalização de documentos;
  • Automatização de processos via integrações;
  • Aplicações com Inteligência Artificial.

Além disso, o uso de um ERP (sigla para Enterprise Resource Planning, ou em português, Sistema de Gestão Empresarial), ajuda na integração de diversos sistemas de gestão, centralizando o fluxo de informações de uma forma que todos possam acessá-las em um único lugar, de forma orgânica.

3 → A importância da operação logística nas indústrias 4.0

Boa parte da importância das operações logísticas dentro da indústria está ligada à produtividade e consequente à redução de tempo gasto nas várias etapas da logística industrial.

Redução de gastos e aproveitamento de espaço físico também são pontos fortes gerados pela logística industrial, que impactam na eficiência como um todo.

Reduzir processos desnecessários

A redução de todo processo que não contribui produtiva ou economicamente para a empresa também é consequência de uma logística industrial bem feita.

No transporte, por exemplo, isso tem uma grande evidência.

O planejamento eficiente de rotas elimina a movimentação inútil de veículos e cargas, resultando em um menor tempo gasto na logística de transporte e principalmente na Last Mile.

O uso de um TMS e um Roteirizador pode auxiliar nessa questão.

O uso da tecnologia como melhoria dos processos

A indústria 4.0 e a logística 4.0 estão intimamente ligadas.

Seguindo essa lógica, da mesma forma que a logística aos poucos vem reconhecendo que o uso da tecnologia não é mais uma questão de opção, mas algo de extrema necessidade para competir no mercado, a indústria também se beneficia dessa onda digital que vem tomando conta da cadeia de suprimentos.

O uso de várias tecnologias que temos aplicado na logística atualmente, também tem mostrado sua importância dentro da indústria.

Machine Learning e Big Data são bons exemplos disso. 

A primeira, auxiliando bastante em programas como o WMS e o controle de estoque (um WMS consegue por meio dessa tecnologia, fazer o estoque entender através de movimentações anteriores, a prioridade de saída de vários tipos de produto sem intervenção humana).

A segunda, junto ao Cloud Computing (computação na nuvem), ajudando na administração e no fluxo de dados que se feitos manualmente, levariam dias ou até semanas.

____________________________________________________________________________

Nascidas lado a lado, a indústria 4.0 e a logística 4.0 compartilham de conceitos e objetivos semelhantes onde o uso da tecnologia é indispensável hoje em dia para se ter eficiência nos processos e sair à frente da concorrência.

Como sempre mencionamos aqui, a tecnologia é importante para alcançar resultados, mas seu uso consciente a compreensão dessas tecnologias é igualmente importante para alcançar o que pretendemos: qualidade na entrega ao cliente final e vantagem competitiva no mercado.