Como fazer o monitoramento de cargas de ponta a ponta

monitoramento de transporte
Aqui você encontra

O monitoramento de cargas é uma ferramenta importante na gestão do transporte de cargas, pois ajuda a empresa a controlar os processos logísticos, reduzir custos e aumentar a eficiência da frota.

Saiba como o monitoramento de cargas impacta e pode ser realizado ao longo de todas as etapas do fluxo logístico, aqui neste artigo.


1 → Qual a importância do monitoramento de cargas

O monitoramento de cargas é importante para garantir que as cargas sejam transportadas com segurança e eficiência.

Ele ajuda a evitar danos às mercadorias durante o transporte, o que é crucial principalmente para cargas sensíveis, como produtos perecíveis ou eletrônicos.

Quanto à segurança, evita problemas como tentativas de roubo ou violação da carga. Isso permite que as empresas de transporte tomem medidas para garantir a segurança das mercadorias e evitem prejuízos.

Como vimos antes, o monitoramento de cargas permite o rastreamento das mercadorias (ou veículos) em tempo real, o que ajuda a garantir que as entregas sejam feitas dentro do prazo, algo importante para garantir a satisfação do cliente e manter a reputação da empresa.

Por último, podemos citar a questão do transporte que tende a ser otimizado com o monitoramento de cargas, reduzindo custos e melhorando a eficiência.

Isso pode incluir o planejamento de rotas mais eficientes ou o uso de modais de transporte mais adequados para diferentes tipos de carga.

2 → Qual a diferença entre monitoramento e rastreamento

Uma questão importante para muitos é a diferença entre o monitoramento e o rastreamento de cargas.

É uma confusão bem comum dentro do setor, e acredite, até pessoas inseridas na área ainda confundem ambos.

Antes de compararmos, vamos explicar individualmente cada uma.

Rastreamento de cargas

O rastreamento de cargas, ativos ou veículos em quaisquer que sejam os ambientes (pátios logísticos, estradas ou galpões de armazenagem) refere-se ao processo de localizar fisicamente uma carga em tempo real.

Isso geralmente é feito usando tecnologias de rastreamento, como GPS ou RFID, que permitem que as empresas de transporte saibam exatamente onde a carga está a qualquer momento.

Monitoramento de cargas

O monitoramento de cargas envolve a análise de dados coletados durante o transporte da carga.

Isso pode incluir informações como a temperatura da carga, a velocidade do transporte, o tempo de espera em portos ou alfândegas, entre outras.

O monitoramento de cargas ajuda as empresas de transporte a identificarem problemas em potencial e tomar medidas para corrigi-los.

Por exemplo, se a temperatura da carga está subindo rapidamente, o monitoramento pode alertar a equipe de transporte para fazer ajustes e manter a temperatura sob controle.

Monitoramento x Rastreamento

Agora que entendemos o foco dessas duas atividades, podemos chegar a um entendimento.

Basicamente, o monitoramento é algo muito mais amplo do que apenas um rastreio promovido por ferramentas tecnológicas, inclusive, dentro do monitoramento é possível ter um rastreamento.

O monitoramento age como um conjunto de atividades que visam acompanhar a carga transportada, sua qualidade, o cumprimento do seu prazo de entrega, entre outros fatores que podem fazer parte dessa análise sobre a movimentação do produto até chegar ao consumidor.

3 → Como fazer o monitoramento de cargas na rota

A forma mais comum e econômica de se fazer um monitoramento de cargas em rotas de transporte, é utilizando um TMS.

Caso não saiba, o TMS é um software de gestão de transporte que, entre as várias funcionalidades, oferece o monitoramento e rastreio dos veículos de carga por todo o trajeto até chegar no destino final.

É importante lembrarmos aqui que o monitoramento feito por um TMS corresponde ao veículo onde a carga está situada e não aos pacotes separadamente.

O motivo disso é que, embora seja possível monitorar produto por produto individualmente, o custo disso é muito maior, pois necessita de dispositivos de rastreio separados para cada caixa, pacote ou palete inserido dentro do caminhão, tornando o rastreio e o monitoramento muito mais caros do que a contratação de um TMS que já faz isso por cada veículo.

4 → Como fazer o monitoramento de cargas no pátio 

No pátio logístico, o monitoramento se dá por meio do YMS.

O YMS é um software de gestão de pátio, que entre tantas possibilidades de uso, pode realizar funções como agendar atividades de carregamento e descarregamento nas docas e é claro, rastrear em tempo real os veículos que circulam dentro do pátio logístico.

A exemplo do YMS Trackage Maestro, esse rastreio fornece à torre logística informações exatas e sem atrasos, sobre:

  • localização dos veículos;
  • entrada e saída de cada um dos caminhões;
  • ranking de motoristas e tempo de espera no pátio;
  • atrasos e problemas referentes a alguma doca específica;
  • previsibilidade de chegada.

5 → Benefícios do monitoramento de cargas

Acompanhamento em tempo real

O acompanhamento em tempo real é um dos principais benefícios do monitoramento de cargas na rota.

Com um sistema de rastreamento e um monitoramento eficiente, é possível acompanhar a localização da carga em tempo real e receber atualizações sobre a sua movimentação ao longo da rota.

Esse acompanhamento em tempo real traz diversas vantagens para a gestão do transporte de cargas, incluindo uma melhoria na gestão do tempo de entrega.

Com a possibilidade de acompanhar a localização da carga em tempo real, é possível fazer ajustes na rota para otimizar o tempo de entrega e evitar atrasos.

Dados para análise de desempenho

O monitoramento de cargas, quando aliado a um TMS, oferece KPI’s importantes para a gestão de frotas e o desempenho do transporte, como:

  • tempo de trânsito;
  • custo por unidade de carga;
  • índice de cumprimento de prazo de entrega;
  • taxa de erros nas entregas;
  • nível de satisfação dos clientes.

A escolha dos KPIs dependerá das necessidades específicas de cada empresa e do seu processo de transporte.

Agilidade nas tomadas de decisão e correção de desvios

Com o monitoramento de cargas é possível identificar desvios na rota e corrigi-los de forma rápida.

Além disso, quando se tem um monitoramento de cargas e um sistema de gestão de transporte assertivo, consegue-se ter informações referentes a qualquer imprevisto de maneira imediata, sem sofrer com atrasos na resolução dos mesmos e ainda evitando problemas adicionais que poderiam afetar a satisfação do cliente final.

Maior segurança

A segurança das cargas, dos veículos e também dos motoristas é intensificada com o monitoramento de cargas.

Ao rastrear o carro na estrada e receber na torre de controle essa informação sem atrasos (os famosos delays), temos uma assertividade maior ao precisarmos resolver qualquer problema relacionado à segurança de forma urgente.

O contato com autoridades se torna mais rápido, a localização assertiva dá muito mais precisão ao indicar o local onde a carga sofreu roubo ou avaria por algum acidente e isso tudo acaba reduzindo bastante fatalidades por demoras de resposta.

6 → Desafios superados pelo monitoramento de cargas

Incidentes de trânsito 

Com o monitoramento de cargas, é possível identificar rotas mais seguras e evitar aquelas que possam representar um risco maior para o transporte de cargas.

É possível levar em consideração o tráfego, a condição das estradas e outros fatores para determinar a rota mais segura.

Com o uso de dispositivos de monitoramento, é possível verificar a velocidade, a frenagem e outras informações sobre o comportamento dos motoristas, permitindo identificar aqueles que possam estar agindo de forma imprudente no trânsito.

A empresa pode então tomar medidas para melhorar o comportamento dos motoristas e reduzir os riscos de acidentes.

Atrasos de entrega

O monitoramento de cargas é uma ferramenta importante na gestão da logística de transporte de cargas e pode ajudar a evitar atrasos na entrega de diversas maneiras, como:

A → Planejamento de rotas: com o monitoramento de cargas, é possível planejar as rotas de forma mais eficiente, evitando congestionamentos e outros obstáculos que possam atrasar a entrega.

B → Acompanhamento em tempo real: o uso de dispositivos de monitoramento e rastreio, é possível acompanhar o progresso da carga em tempo real e identificar eventuais problemas, permitindo que a equipe de logística reaja de forma rápida e tome medidas para evitar atrasos.

C → Comunicação eficiente: uma comunicação mais eficaz entre a equipe de logística e os motoristas, permitindo que eles sejam informados sobre eventuais mudanças de rota, condições de tráfego e outras informações importantes para evitar atrasos.

Multas por tempo de permanência do veículo no pátio

A Lei do Caminhoneiro, Lei nº 13.103, determina que o prazo máximo para carga e descarga do veículo é de 5 horas, contadas a partir do check-in na portaria.

Se esse tempo limite for extrapolado, uma multa será imposta ao transportador autônomo ou à empresa transportadora.

O uso de um YMS como o Trackage Maestro elimina por completo esse problema, pois fornece uma previsão assertiva de quando cada veículo chegará no pátio, graças ao sistema de agendamento de carga e descarga.

Falta de visibilidade de ponta a ponta 

Aqui, podemos ter como auxílio tanto o YMS quanto o TMS, pois ambos podem fornecer uma visibilidade bem ampla sobre o fluxo logístico e se trabalharem em conjunto, uma noção clara de cada etapa da cadeia de suprimentos.

Partindo desde a movimentação de cargas pelas docas no pátio logístico até o transporte em direção ao cliente final, dando total visibilidade para os gestores sobre os produtos, veículos e estado da entrega.


O monitoramento de cargas é uma prática essencial para garantir a segurança e eficiência do transporte de mercadorias.

Através do monitoramento em tempo real, é possível obter informações precisas sobre o status das cargas, como localização, temperatura, umidade, entre outros fatores que podem afetar sua integridade, além de prezarmos – com ele – pela segurança do operador responsável pelo transporte, graças ao rastreio em tempo real.