O que é e como investir em inovação logística

Inovação logística nas operações
Aqui você encontra

Inovação logística é usar a tecnologia em favor dessa área, modernizando os processos e toda a cadeia de suprimentos com o uso de ferramentas e sistemas voltados para a automação do fluxo logístico.

Saiba mais neste artigo, sobre a inovação logística e o porquê de investir nela, assim como suas vantagens para os negócios.


1 → O que é inovação logística 

O conceito de inovação é bem simples e aplicável em qualquer área.

Significa basicamente pegar uma ideia e transformá-la – diante das necessidades atuais daquela área – em um produto, um negócio ou um serviço que possa, de fato, ser reconhecido pelo mercado e seu público, acima de tudo, por conta dos resultados alcançados.

Na logística o conceito é o mesmo, mas temos um adicional que faz toda a diferença: a tecnologia.

No entanto, antes de partirmos para os maiores detalhes da inovação dentro da logística, é bom entendermos que a inovação nem sempre está ligada à modernidade e à tecnologia.

Embora a tecnologia seja um elemento importante dentro da inovação logística.

Ser digital, automatizado ou tecnológico não é uma obrigação para inovar. 

Inovar significa trazer resultados por meio de mudanças.

Para Luiz Eduardo Serafim, Diretor de Marca e Comunicação da 3M – onde atua desde 1994 – inovar é gerar valor.

“Inovação é gerar valor, não importa o grau de originalidade do que você faz. Se eu atendo uma necessidade de uma maneira um pouco diferente, mas superior ao que já existe, eu gerei valor. Eu inovei”, comenta Serafim.

Essa virada de chave pode ser aplicada por meio de soluções que nem mesmo precisam de um computador se for algo objetivo, claro e livre de entraves.

Um exemplo aplicável de inovação feita de forma simples, aconteceu em um cliente da Trackage. A operação buscava um melhor aproveitamento no pátio, onde os caminhões se concentravam em fila única, aguardando a liberação para cada doca.

A simples ideia, sugerida pelo time da Trackage, de fragmentar essa fila única, objetivando cada doca, foi o suficiente para dispersar o acúmulo de veículos e liberar o espaço que estava sendo perdido.

Dentro da logística e da inovação, apenas uma coisa deve ser encarada como regra: objetividade.

Não há tempo para perdermos com velhos estratégias e costumes que já se provaram ineficazes.

É aí que a tecnologia pode auxiliar, após entender os gargalos da sua operação e identificar que tudo aquilo que poderia ser feito sem o uso de uma ferramenta, já foi.

É quando partirmos para a próxima etapa, com ênfase na atualização de todos os processos que compõem a cadeia de suprimentos por meio de ferramentas tecnológicas.

Agora que sabemos o que é inovação e inovação logística, vamos entender por quais motivos devemos investir nisso.

2 → Porque sua empresa deve inovar 

Maior eficiência 

O primeiro grande motivo para investir em inovação logística é o aumento de eficiência em qualquer etapa dos processos do fluxo logístico.

A prova concreta disso está no quanto as principais ferramentas de gestão logística contribuem para o aumento de produtividade.

No uso do YMS, por exemplo, como ferramenta de gestão de pátio, o agendamento de docas aumenta a velocidade e a precisão com que os caminhões são direcionados no pátio logístico, além de eliminar de uma vez por  todas as filas de veículos na portaria.

Outro exemplo é o WMS, onde temos uma diminuição drástica em possíveis erros de contagem de estoque e ainda uma automação nas etapas de entrada e saída de mercadorias do armazém, já que o sistema consegue – por meio da machine learning – entender com base nos dados anteriores, quais a prioridades de saída e alocação para cada produto no estoque.

Em um nível de gestão mais amplo, envolvendo também a administração e o setor financeiro, temos o ERP, ferramenta que integra e centraliza todas as informações fornecidas por outros softwares de gestão, tornando tudo mais prático e economizando tempo.

Cada ferramenta e tecnologia disponível na inovação logística contribui para essa eficiência que inevitavelmente leva a um dos principais objetivos da logística atual: dar ao consumidor uma experiência satisfatória.

Foco na experiência do consumidor

Ter a confiança do consumidor ao garantir que sua entrega e toda a logística que a compõem será livre de falhas, também traz um retorno para a empresa que fornece os serviços ao cliente.

É claro que o que ocorre nas primeiras etapas do fluxo logístico não é algo tão palpável para o cliente final (armazenagem e pátio, por exemplo), mas a parte que ele conhece, é outra que com a inovação logística passou a ser bem mais entendida por ele e automaticamente mais exigida: a last mile.

Por um lado, isso traz um grande desafio, já que a última milha da logística é onde o consumidor percebe possíveis problemas (entregas atrasadas, produtos danificados em transporte, entre outros).

Pelo outro, também traz a chance de ganhar a confiança do cliente e espalhar o nome da marca, ao conseguir maximizar sua eficiência inovando as tecnologias que fazem parte da logística da sua empresa.

Usando ainda o exemplo da last mile como a parte mais visível para o cliente final, temos o TMS como uma das principais e mais inovadoras ferramentas de gestão.

Com ele, o monitoramento dos veículos e as cargas em tempo real, além de toda a parte interna da gestão de transporte (emissão de documentos, cálculos de frete de acordo com a legislação, gerenciamento de frotas, e vários outros), dá ao cliente – sem que ele perceba – uma experiência limpa de falhas e torna o fim da jornada dele cada vez mais próximo do que ele quer e julga como eficiente: rápido e claro.

Vantagem competitiva

Como vantagem competitiva a inovação logística também se faz presente. Pense no que foi dito nos tópicos anteriores.

Com um software de gestão de pátio como o YMS, é possível economizar tempo com veículos parados, falta de controle sobre as docas e atrasos.

Com um software de gestão de armazenagem, a assertividade das informações sobre cada produto que entra e sai, assim como suas prioridades já definidas, tornam o processo dinâmico e livre de tanta dependência humana, podendo distribuir melhor o esforço das equipes.

Da mesma forma, uma ferramenta que auxilie na gestão de transporte como o TMS ou ainda um roteirizador, garantem que a última e mais importante etapa do fluxo logístico ocorra sem erros.

E isso porque estamos apenas citando algumas das principais ferramentas sem tanta profundidade nas tecnologias que as constrói.

Cada uma delas fornece uma eficiência em sua etapa logística específica, mas o uso delas em conjunto dá a qualquer empresa uma certeza cada vez maior de que entre tantos concorrentes no mercado, ela se destaca.

Redução de custos operacionais

Com a inovação logística e tecnológica, vem também aquilo que todo mundo, sem nenhuma exceção, gosta de ler: economia.

A inovação logística traz consigo um resultado favorável nos caixas das empresas e nem é preciso esperar muito.

O investimento em tecnologia se paga  em poucos meses de uso.

Uma ferramenta responsável por planejar e gerenciar as frotas, por exemplo, reduz bastante os gastos muitas vezes desnecessários com a manutenção dos veículos.

A inteligência artificial permite que o sistema priorize do mais ao menos urgente, com base em dados fornecidos com o uso dos veículos e sua constância (semelhante ao que é feito com o uso do WMS em estoque) e mostre aos responsáveis quais veículos precisam de manutenção para um uso mais próximo e quais podem ficar parados aguardando isso.

Além disso, gastos com combustível também são reduzidos da mesma forma, analisando o uso de cada veículo e sua frequência, assim como as rotas utilizadas.

Se levarmos em conta que 2/3 dos custos logísticos estão concentrados apenas no transporte, a economia que a ferramenta traz é de grande ajuda na hora de fechar a conta.

Agora, falando do pátio logístico, nós temos com o fim das filas de caminhões, o fim também das multas impostas quando um veículo fica mais do que o tempo permitido aguardando para sair do pátio, graças ao controle absoluto que o YMS pode dar ao gestor.

Segundo a Lei do Caminhoneiro, um veículo não pode ficar mais de 5 horas dentro do pátio, contando a partir do check-in na portaria.

Com toda a economia de gastos que a inovação logística traz, fica muito mais fácil redirecionar o dinheiro para outros investimentos que possam melhorar os processos, qualificar as equipes e contratar outros serviços como armazéns e transportadoras.

3 → Como investir em inovação logística 

Entenda quais tendências e tecnologias podem ser aplicadas ao seu negócio

Embora o conceito de inovação seja bem simples de entender, na prática, é necessário estar atento às mudanças de mercado e à concorrência.

Todas as empresas que prezam pela evolução dos seus processos já estão nessa corrida pela inovação, cujo objetivo é obter qualidade pelo melhor preço, e para isso, estudar sobre como seu negócio melhor se encaixa com as mudanças tecnológicas é importante para investir corretamente na hora de inovar.

Automatize processos

Quando se fala sobre o futuro da logística, a primeira coisa que temos em mente são os processos automatizados.

O tempo gasto em processos manuais é tão grande que até mesmo coisas simples, quando feitas de forma automatizada e digital, agilizam o fluxo logístico, independente da etapa.

Um exemplo disso são os aplicativos de coleta de assinaturas no momento da entrega.

O gestor logístico é notificado em tempo real sobre qualquer problema e pode tomar uma decisão de imediato, impactando assim na satisfação do cliente final e em alguns casos, na segurança do entregador.

A inteligência artificial também é uma das grandes responsáveis por isso, quando falamos de processos internos.

Em armazéns, temos robôs automatizados por machine learning embutidos no sistema que permitem que as máquinas, literalmente, aprendam sobre os processos e melhorem gradativamente.

Processos de Picking automatizados também já são uma realidade, assim como a roteirização.

Invista em capacitação

Inovação logística e tecnológica é uma maravilha, traz resultados, ajuda a reduzir custos e ainda potencializa a eficiência dos processos, mas e quanto à ação humana?

Por mais que possamos automatizar os processos e modernizar as operações, ainda é necessário que os operadores e responsáveis pelo uso dessas tecnologias entendam o que estão fazendo.

Qualificar as equipes de acordo com o que é usado, significa acompanhar a evolução da logística de sua empresa de forma equilibrada, sem deixar gargalos entre o ser humano e a tecnologia e sem jogar dinheiro fora.

4 → Principais inovações para a logística em 2023

Inteligência de dados

A inteligência de dados é a coleta e análise de informações geradas entre as diversas operações e processos de uma área, podendo inclusive, serem geradas por vários softwares.

É o caso do ERP, que integra e centraliza as informações fornecidas por vários sistemas de gestão em um só lugar.

A inteligência dados também organiza esses dados, dando estatísticas e uma visão assertiva ao gestor, permitindo tomadas de decisões precisas e rápidas.

Existe uma relação bem estreita entre a inteligência artificial, a machine learning e a inteligência de dados.

A inteligência de dados está integrada à inteligência artificial e com o aprendizado de máquina sua eficiência se torna ainda mais dinâmica.

No Big Data ela também é a base para organizar de forma automatizada o enorme fluxo de dados, sendo praticamente um requisito indispensável para todas essas outras tecnologias. 

Hiper automação

Enquanto a automatização é – literalmente – o processo de tornar tarefas, processos ou atividades automáticas, mas ainda dependendo do monitoramento e da análise de um profissional, a automação dispensa essa análise.

Um sistema autônomo já faz a própria análise de desempenho, mostrando pontos de possíveis melhorias.

E onde a hiper automação entra?

Ela é o próximo passo da automação.

Na hiper automação ocorre uma integração entre os processos automatizados e diversas tecnologias como inteligência artificial, automação robótica, comunicação entre redes de altíssima velocidade e o Machine Learning.

Inovação verde 

Sustentabilidade e preservação ambiental são termos que estão em alta e crescem a cada dia dentro da logística.

Já se foi aquele tempo em que produzir e entregar sem se importar com as consequências ao meio ambiente ou à sociedade eram coisas em segundo plano.

O ESG está aí para provar isso.

As siglas que, em inglês, correspondem aos termos Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e Governança), fazem referência à já citada preservação do meio ambiente, à responsabilidade social e trabalhista das empresas e aos processos focados em eficiência e ética.

Em paralelo a isso, temos também a logística verde.

A logística verde é basicamente um conjunto de medidas usadas em prol da sustentabilidade, também conhecida como Eco-logística.

Todos esses conceitos integram a inovação verde, uma tendência que após a pandemia se tornou ainda mais evidentemente necessária dentro da logística.

Para ajudar, também temos um artigo no Blog voltado para as tendências logísticas de 2023, que tal dar uma lida?


Inovar é evoluir, e evoluir deixou de ser uma escolha para os gestores logísticos.

É obrigatório se adaptar ao contexto em que a logística e o mercado atual se encontram.

Equilibrar os pratos na tentativa de alcançar eficiência e economia é uma tarefa constante, mas com a ajuda das ferramentas certas e uma compreensão melhor do que é necessário para inovar, alcançar isso se torna bem mais simples do que parece.