Glossário da logística: entenda os principais termos do setor e seus significados

Glossário da logística e termos
Aqui você encontra

A logística é uma área de atuação cheia de termos (algumas vezes em inglês) e siglas.

Ela possui uma linguagem própria que para quem não está inteirado sobre o assunto ou trabalha ativamente nesse meio, acaba despertando algumas dúvidas.

É importante conhecer os significados para compreender melhor a logística.

Pensando em uma forma de esclarecer e saciar sua curiosidade sobre essas palavras, vamos mostrar que o conceito das palavras de logística são mais simples do que você imagina.

Acompanhe logo abaixo o glossário da logística que será atualizado quinzenalmente aqui em nosso Blog!

Observação: não encontrou algum termo? Não se preocupe, esse material será atualizado semanalmente.

Quer nos enviar algum termo para ser inserido? Mande sua sugestão para: mktrackage@gmail.com

Baixar Glossário da Logística em PDF



A

Abastecimento

É um canal de distribuição sem intermediários entre o produtor e o consumidor final. As responsabilidades que geralmente são passadas ao consumidor, aqui ficam por parte do produtor.

ABC

Sigla utilizada para referenciar o Custeio Baseado em Atividades.

É um método de rastreio utilizado para saber de onde e como as empresas obtêm seus lucros e como suas atividades estão relacionadas à receita.

Aberto para compras (Open to Buy)

Muito indicado para o comércio de varejo, consiste em um planejamento de compras que tem como objetivo entregar a quantidade ideal para seu estoque atender as demandas.

E quando falamos “ideal” é realmente o mais próximo disso, já que comércios pequenos não podem se dar ao luxo de cometer erros com estoque, nem para mais, nem para menos.

O OTB é basicamente a diferença entre quanto de estoque é realmente necessário e o quanto está realmente disponível, incluindo o estoque físico, o que já está em trânsito e o de pedidos pendentes.

Aberto para recebimento

Ainda relacionado ao estoque, é a autorização emitida para receber produtos como pedido de compra em aberto. Reflete no estoque, mas com um impacto a curto prazo, e frequentemente é monitorado.

Acondicionamento

É um processo em que o objetivo é preparar as mercadorias para a estocagem, armazenamento e transporte.

A embalagem, a forma de envio e as características do produto são analisadas com cuidado para acomodá-lo de uma forma que a mercadoria chegue até o cliente sem qualquer problema.

Acordo co-fabricante (Co-Maker Agreement)

É um acordo feito entre o fornecedor e o cliente ou co-fabricante.

Neste acordo, são definidos a longo prazo: tempo de entrega, confiabilidade de entrega, desenvolvimento de novos produtos, procedimentos para reduzir preços, entre outros.

Acuracidade do inventário

É a quantidade precisa do quanto você tem no seu estoque. Só é possível obter a acuracidade do inventário se a quantidade física dele é a mesma registrada no sistema.

Pode ser facilitada com o uso de um WMS.

Aduana

Também conhecida como Alfândega, é o órgão governamental que fiscaliza e controla a entrada e saída de mercadorias em nosso país.

É ela quem aplica as temidas taxas sobre produtos importados quando compramos algo lá de fora. Seus locais de atuação são aeroportos e zonas de fronteira do país com outras nações.

Ad Valorem

Também conhecido como taxa ou imposto de frete, é um tributo cobrado dentro da tabela de fretes que representa o custo de seguro da carga. 

Essa taxa pode variar bastante conforme algumas regras pré-estabelecidas:

  • Distância percorrida
  • Peso do produto
  • Características da rodovia
  • Necessidade de manuseio

A Associação Nacional de Transporte de Carga (NTC) criou uma tabela com uma sugestão de alíquotas baseadas na distância percorrida (embora seja de 2014, essa tabela ainda é utilizada):

DistânciaAlíquota
1 a 250 km0,30 %
251 a 500 km  0,40 %
501 a 1.000 km  0,60 %
1.001 a 1.500 km 0,70 %
1.501 a 2.000 km0,80 %
2.601 a 3.000 km1,00 %
3.001 a 3.400 km 1,10 %
acima de 3.400 km  1,20 %


Coleta e entrega
0,15 %

Agendamento de docas

O agendamento de docas é um processo que envolve a programação e agendamento das operações de carga e descarga em docas de um centro de distribuição, armazém ou terminal logístico.

Esse processo é fundamental para garantir a eficiência das operações logísticas, minimizando o tempo de espera dos veículos e otimizando o fluxo de mercadorias.

Através do agendamento, é possível controlar o número de veículos que podem ser atendidos simultaneamente, garantindo que haja recursos disponíveis, como espaço nas docas e equipamentos de carga e descarga.

Além disso, o agendamento de docas também permite o planejamento das atividades de mão de obra, como o direcionamento de funcionários para cada operação específica, o que contribui para uma distribuição equilibrada de recursos humanos e maior produtividade.

Agente de carga

Também conhecido como Transitário, é a pessoa ou entidade que presta serviços no transporte internacional de mercadorias.

Agem como mediadores nas operações de transporte internacional de todos os modos de transporte.  

Análise de suporte logístico

Dentro do processo de engenharia de sistemas, existe um conjunto de medidas de análise chamado análise de suporte logístico, que além de avaliar o suporte, ajuda a construir uma base de apoio ao sistema, considerando o ciclo de vida para o qual ele foi programado.

Na análise de suporte são geradas considerações que podem influenciar no sistema, definições sobre as necessidades do suporte com base na otimização do projeto.

Área de quebra

Dentro do armazém existe a chamada área de quebra, onde os produtos, materiais e embalagens recebidos são desembalados, separados, classificados e até mesmo reembalados dependendo do interesse de armazenamento da empresa, ou para se adequar melhor ao sistema. 

Geralmente essa área fica próxima à entrada.

Área de expedição

Dentro do armazém, temos também a área de expedição, esse espaço fica bem próximo às rampas e plataformas de carregamento.

Nele, os materiais serão pré-separados e passarão por uma conferência, com o objetivo de tornar a operação de carregamento mais rápida. 

Armazém

É um espaço físico, geralmente dentro de um galpão, onde são armazenados materiais para confecção do produto, produto inacabado ou a versão já pronta do produto.

Nesse espaço ocorre recebimento de mercadorias, organização e também a expedição para a etapa de distribuição correspondente.

Armazém alfandegado

Também conhecido como Terminal Alfandegado ou Terminal Aduaneiro, é o espaço físico onde as mercadorias importadas ou exportadas que carecem de um tributo aduaneiro ficam armazenadas até que o processo de liberação feito pela Receita Federal termine.

Geralmente, quando as taxas não são quitadas em um determinado período, as mercadorias são devolvidas ao país de origem.

Assemble-to-order

Modelo de fabricação onde os produtos são produzidos sob demanda e pedidos dos clientes. 

Assemble-to-stock

Diferente do modelo Assemble-to-order, aqui os produtos são fabricados para estocagem, sem a necessidade de demanda. Eles são produzidos tendo como base as previsões de vendas.

Atividade crítica

Dentro do gerenciamento de projetos, a atividade crítica é toda e qualquer atividade crucial para o processo e sem espaço de tempo ou folga na sua execução.

Há alguns fatores que a tornam crítica:

  • tempo de início;
  • a matéria prima e o equipamento;
  • tempo de produção;
  • tempo de término.

Ativo

Todos os bens e direitos de propriedade de uma empresa, pessoa individual ou pessoa coletiva, que podem ser calculados e representam benefícios presentes ou futuros para a empresa.

Auditor

O auditor é o profissional responsável pela análise de processos e atividades de uma empresa.

É conhecedor de contabilidade e administração, além de ser especialista em um setor específico. 

Na logística, por exemplo, podemos ter auditores de estoque, de qualidade, da própria logística, entre outros.

O auditor possui autoridade para interromper processos temporariamente para análise das atividades com base na regulamentação, e também é de responsabilidade dele informar os pontos críticos que carecem de melhoria.

O auditor pode ser interno (a serviço da empresa e respondendo hierarquicamente ao setor administrativo dela) ou externo, terceirizado de outra empresa especialista em auditoria e tendo um foco maior na análise contábil.

Auditoria

Procedimento de análise e exame, para ver se a empresa está com suas atividades de acordo com as metas estabelecidas e com a legislação referente.

Automação

A automação é um processo pelo qual uma tarefa ou processo é executado com pouca ou nenhuma intervenção humana. A automação geralmente envolve o uso de tecnologia para executar tarefas de forma mais rápida e eficiente do que seria possível manualmente.

Por exemplo, uma linha de montagem em uma fábrica pode ser automatizada para produzir produtos sem a necessidade de intervenção humana, ou um processo de atendimento ao cliente pode ser automatizado usando chatbots para responder a perguntas comuns.

Automated Guided Vehicle

Traduzido como veículo autoguiado, é um robô que se move através de linhas ou fios marcados no chão, podendo também usar ondas de rádio ímãs ou lasers para sua navegação.

É muito utilizado na indústria para a movimentação de materiais pesados dentro de um setor de produção.

Automatização

Automatização é um processo pelo qual uma tarefa ou processo é simplificado ou eliminado por meio do uso de tecnologia. Em outras palavras, a automatização é uma forma de reduzir a complexidade de um processo, seja através da eliminação de tarefas redundantes ou da simplificação do fluxo de trabalho.

Por exemplo, um software de contabilidade pode automatizar o processo de faturamento, simplificando o processo de cobrança e reduzindo a necessidade de intervenção humana.


B

B2B

Sigla utilizada para Business-to-business (Empresa-para-empresa). 

É a denominação do comércio entre empresas (seja de produtos ou serviços).

B2C

Sigla utilizada para Business-to-consumer (Empresa-para-cliente). Diferente da B2B, é utilizada para classificar o comércio da empresa diretamente com o cliente (pessoa física). 

A principal diferença entre B2B e B2C está em quem adquire o produto.

Backlog

Tendo surgido inicialmente na área de tecnologia, o termo Backlog poderia ser traduzido simplesmente como “acúmulo de tarefas” ou um “histórico de tarefas pendentes”.

Basicamente, é uma lista organizada de coisas que ainda precisam ser realizadas.

Dentro da logística, esse conceito é parecido, mas está mais relacionado aos pedidos dos clientes. 

É a carteira de demandas e pedidos dos clientes que ainda não foram atendidas e estão acumuladas nesse histórico (log).

Backoffice

Qualquer departamento que não tenha contato direto com o consumidor final

Geralmente se trata dos setores financeiros e administrativos de uma empresa.

Backorder

O backorder é uma estratégia de venda usada quando não se tem estoque do produto.

À primeira vista pode parecer pouco funcional, mas a forma como ocorre, se bem administrada, acaba sendo vantajosa.

Nesse modelo de venda, a chave para dar certo está na gestão dos pedidos atrasados. 

No Backorder, o cliente faz a compra, mas só receberá futuramente quando o produto chegar em estoque, logicamente se ele concordar com isso.

Backstage

Local da fábrica ou armazém, onde o estoque é mantido.

Benchmarking

É um processo de estudo de concorrência, onde é analisado o mercado de atividades da empresa, os melhores na área e disso, é feito um plano de melhorias nas operações da empresa. 

Esses planos geralmente tem como objetivo aumentar produtividade, diminuir custos e aumentar a receita.

BI

Sigla usada para Business Intelligence ou também conhecido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. 

É um processo de coleta, pesquisa, análise, compartilhamento e monitoramento de informações e dados coletados.

Isso dá suporte para diversas tomadas de decisão estratégicas dentro da empresa. 

Bi-trem

É a junção de dois modelos de semi-reboque (a parte da carga que vemos nas carretas, chamada por muitas pessoas de “baú”), unidos pelo que chamamos de “quinta roda” entre eles.

A quinta roda é uma peça fundamental que ajuda a unir os dois semi-reboques e fica localizada na parte de trás do caminhão/carreta.

O termo mais correto para classificar um bitrem é carreta, pois é um veículo de grande porte articulado, com mais eixos e alta capacidade de carga.

Black Friday 

A Black Friday é um evento anual de compras que geralmente ocorre no final de novembro, conhecido por oferecer descontos significativos em produtos e serviços.

Na logística, a Black Friday representa um período de alta demanda, exigindo um planejamento cuidadoso para garantir a entrega oportuna de produtos aos clientes e a gestão eficiente do estoque.

Blocagem ou Block Stacking

No sistema de armazenamento Blocado, ou Block-Stacking, as cargas dos paletes são empilhadas uma em cima da outra sem a utilização de estantes para isso.

Uma das grandes razões para fazer uso desse método é a economia de espaço e o baixo custo.

Ainda assim, é necessário avaliar que tipo de mercadoria usará esse sistema de armazenagem, pois é preciso ter certeza de que o produto é forte suficiente para aguentar (aqueles que estão na parte mais baixa da pilha) o peso dos demais sem romper ou causar acidentes.

Brainstorming

Traduzindo de forma – muito – literal, seria algo como uma tempestade de ideias.

Não está muito longe disso, já que consiste em uma reunião com pessoas de uma determinada área que, juntas, podem contribuir sem censura ou limitações para criar algo. 

Geralmente uma pessoa é responsável por incentivar e anotar tudo que é posto em pauta.


C

Cabotagem

É o processo de navegação entre portos marítimos ou fluviais de um mesmo país, diferente da navegação de longo curso, onde são comuns atividades entre nações. 

Na cabotagem, não se perde a vista da costa.

Cábrea

Existem dois tipos de Cábreas, uma que fica em embarcações, denominada de Cábrea Flutuante, e outra que fica em terra em um ponto fixo. 

As duas servem para o mesmo objetivo e têm estruturas semelhantes ao guindaste, sendo usadas para erguer cargas pesadíssimas em portos.

Cadeia de Suprimentos

A Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain , consiste em todas as partes envolvidas – direta ou indiretamente – na confecção de um produto, até sua chegada nas mãos do cliente.

Tudo que está relacionado ao produto, desde sua confecção – tendo origem ainda no recolhimento da matéria-prima – até chegar nas mãos do cliente como um produto, de fato, faz parte da cadeia de suprimentos. 

No nosso Blog você pode conferir mais sobre isso bem aqui.

Calado

É a medida de profundidade em que um navio está submerso na água. Tecnicamente, é a distância da lâmina d’água até a quilha do navio.

Calendário de Manufatura

Usado na administração do estoque, esse calendário define que o planejamento para as ordens de produção sejam feitos somente nos dias de trabalho, ou seja, apenas em dias úteis.

Caminho crítico

Caminho crítico ou Método do Caminho Crítico é a mais longa sequência de atividades, partindo do início ao final do projeto e precisam começar e terminar exatamente dentro do prazo estipulado no próprio cronograma do projeto.

Caminhão na prateleira

Lembra das enormes filas de espera que reúnem vários veículos do lado de fora dos pátios?

Pois é, isso até tem um nome apelidado pelos profissionais.

Quando um caminhão que deveria estar em atividade, fica ocioso, é comum escutarmos que o caminhão “está na prateleira”.

Uma clara referência à inutilidade do veículo quando nesse estado.

Canais de distribuição

Os canais de distribuição são os diversos caminhos que uma mercadoria pode percorrer desde a saída do fabricante, até chegar nas mãos do consumidor final.

Eles se dividem em três tipos:

1 – Canal de distribuição direto

Aqui o fabricante é o único responsável pela distribuição do seu produto até a entrega nas mãos do cliente, abrindo mão de qualquer intermediário.

Embora possua um número de clientes (e consequentemente de vendas) menor, todo o lucro é da empresa fabricante, possibilitando ter preços mais agressivos.

2 – Vertical ou Indireto

Nesse canal de distribuição, existem intermediários na relação entre a distribuição e a entrega ao cliente. Esse intermediário pode ser uma distribuidora, um varejo, um atacadista, entre outros.

Como a distribuição é por conta desse intermediário, há sempre a possibilidade de ter que pagar uma comissão a ele, elevando o custo. Porém, como o alcance dos clientes é maior, a margem de lucro também pode ser mais expansiva.

3 – Múltiplo ou Híbrido

Como o nome sugere, é uma mescla entre os dois anteriores.

Aqui, o fabricante tem um contato direto com os clientes, enquanto o intermediário atua mais na parte de distribuição, disponibilizando as mercadorias.

Carreteiro

Conhecido como carreteiro, esse é o motorista que conduz seu próprio veículo, fazendo transporte de cargas variadas para outras empresas, sem responder à transportadora.

Cegonheira

Caminhões especializados no transporte de automóveis.

São os principais veículos utilizados para o transporte de automóveis 0km em direção às concessionárias ou aos portos de exportação.

Centro de distribuição (CD)

Abreviado como CD, é o local utilizado para receber matérias primas, componentes ou produtos já finalizados. 

Também é daqui que os produtos saem em direção aos pontos de vendas (PDV) ou clientes.

Central de monitoramento

Embora em primeiro momento pareça (e tenha semelhanças) com as torres de controle, é bom entendermos as principais diferenças entre elas e as centrais de monitoramento.

Enquanto as torres de controle gerenciam a movimentação das mercadorias entre a produção e os centros de distribuição, uma central de monitoramento faz o controle e o monitoramento do caminho percorrido pelos itens do armazém/centro de distribuição até chegar no cliente final.

CEP

É a sigla para Controle Estatístico de Processo.

Esse estudo, que hoje é usado como ferramenta de controle de qualidade, foi criado por Walter Shewhart no início da do século XX.

Antes dele, a qualidade da mercadoria só era analisada no momento da sua saída, até que perceberam que era necessário ter uma visibilidade de todo o processo para achar as possíveis falhas e causas da perda de qualidade.

No CEP, há duas variações que são usadas para fazer a análise: as especiais e as comuns.

As especiais são resultados de falhas, como por exemplo, não ter estoque suficiente para a demanda.

As comuns estão fora do alcance dos gestores para resolvê-las, não podem ser previstas ou eliminadas. Exemplos: desastres naturais como enchentes ou eventos que estão fora do seu alcance, como greves de caminhoneiros.

CFOP

É a sigla para Código Fiscal de Operações e Prestações.

Um código numérico que geralmente está nas notas fiscais e que identifica a origem e o destino daquela operação. É com esse código que é identificado se a operação deverá pagar impostos ou não.

As regras sobre o CFOP podem ser encontradas pelo link do Ministério da Economia.

O CFOP também identifica a natureza daquela operação, e por isso, o campo da nota fiscal que tem exatamente esse nome (natureza da operação), deve estar coerente com a informação exibida no campo do CFOP.

Check-in/Check-out

Check-in e check-out de caminhão são procedimentos realizados em um pátio de carga ou armazém para controlar a entrada e saída de caminhões que estão transportando mercadorias.

O check-in ocorre quando o caminhão chega ao pátio e é necessário registrar sua presença. Isso pode envolver a inspeção do veículo para garantir que ele esteja em boas condições e adequado para carregar ou descarregar a carga. Além disso, podem ser coletadas informações importantes, como o número do pedido, a data de entrega e outras informações relevantes.

Esses dados são então usados para rastrear o progresso do caminhão dentro do pátio.

Já o check-out ocorre quando o caminhão está pronto para deixar o pátio após ter sido carregado ou descarregado.

Nesse momento, é necessário registrar a saída do veículo e verificar se ele está transportando toda a carga prevista e se está em boas condições para viajar.

O registro de saída também pode incluir informações importantes, como a hora de saída e o destino da carga.

CIF

Sigla para Cost, Insurance and Freight, em português “Custo, Seguro e Frete”.

Nesse tipo de modalidade de entrega, o fornecedor é quem fica responsável pelos custos com seguro e o gerenciamento de riscos.

Nesse frete, o valor de venda do produto já inclui os custos de transporte, do seguro e do próprio produto.

O frete CIF é muito utilizado no modelo de negócios B2C (Empresa para Consumidor), que compreende em um grande volume de entregas para diversos destinatários 

Clamp

Equipamento acoplado às empilhadeiras com o objetivo de tornar o manuseio de determinados objetos mais fácil.

O Clamp de bobinas, por exemplo, age como uma garra que permite ao operador segurar as bobinas com segurança e transportá-las até os paletes.

Conhecimento de embarque (Bill of Lading)

Dentro do comércio aquaviário, o conhecimento de embarque é o documento mais importante no transporte de cargas do exterior.

Firmado entre o embarcador e o transportador, mediante um contrato feito anteriormente entre todas as partes envolvidas. 

Itens que devem constar o BL:

  • denominação da empresa emissora;
  • número de ordem do documento;
  • data da emissão;
  • nomes e endereços completos do embarcador e do consignatário;
  • lugar de partida e destino;
  • Espécie, quantidade e volumes das mercadorias, de forma específica e clara, assim como sinais externos dos mesmos, caso tenham (marcas e números);
  • importância do frete, declarando o que é pago (prepaid) e que ainda será (collect);
  • assinatura do emitente

Consultoria Logística 

Uma consultoria logística é um serviço oferecido por uma empresa ou profissional especializado em orientar e solucionar problemas, além de melhorar a eficiência das operações logísticas de uma organização.

Essa consultoria pode abranger diversos aspectos:

  • planejamento e otimização de rotas;
  • gerenciamento de estoques;
  • seleção de fornecedores;
  • análise de custos;
  • implementação de tecnologias;
  • melhoria dos processos logísticos como um todo.

O objetivo principal é identificar oportunidades de melhoria, reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir a satisfação dos clientes através de uma cadeia de suprimentos eficiente.

A consultoria logística pode ser contratada por empresas de diversos setores, desde pequenas e médias até grandes corporações que desejam aprimorar suas operações logísticas.

Container

O container é uma caixa de aço ou alumínio, voltada para o transporte de cargas pesadas e grandes volumes por diversos modais: terrestre, marítimo ou aéreo.

Estima-se que um container possa ter uma durabilidade de até 100 anos de vida útil, fora do mercado náutico. Sua construção robusta e resistente permite aguentar longas viagens.

CRM

O CRM é uma sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Em seu uso mais comum, esse software atua como um grande facilitador entre o vendedor/empresa e o cliente, seja ele já consolidado ou um potencial lead para a empresa.

O CRM organiza e centraliza todos os dados e informações obtidas sobre o cliente em seus primeiros contatos com a empresa, de uma forma que os responsáveis por contatar essa pessoa ou empresa cliente, possuem todo um histórico com essas informações catalogadas e disponíveis para que montem seus próprios critérios na hora da abordagem antes ou mesmo depois da venda.

Uma coisa que precisa ficar clara aqui é que o CRM não é uma ferramenta de venda, embora ajude bastante a construir essa jornada até o cliente, mas seu principal objetivo é estreitar a relação entre a empresa e o cliente, inclusive na pós-venda.

CT-e

Sigla para Conhecimento de Transporte Eletrônico, é um dos mais importantes documentos digitais emitidos para o transporte de mercadorias.

Independente do modal utilizado para o transporte de cargas (marítimo, aéreo ou terrestre), deve-se apresentar essa documentação que cobre todo o território federal.

Para isso, as empresas precisam estar regularizadas em todos os Estados onde atuarem e especificamente no Estado em que estão situadas, precisam se credenciar na Secretaria da Fazenda.

O documento que possui validade jurídica, além de possibilitar o controle e fiscalização do Governo, atua como um facilitador nos processos contábeis e burocráticos.

Após a implantação do CT-e no território nacional, 6 documentações que antes eram exigidas, foram excluídas do fisco, já que o CT-e já abrange todas as suas obrigações.

  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 27;
  • Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7 (quando utilizada em transporte de cargas);
  • Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;
  • Conhecimento Aéreo, modelo 10;
  • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;
  • Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 9.

Cubagem

A cubagem é um conceito fundamental no transporte de carga, especialmente quando se lida com mercadorias volumosas.

Refere-se ao cálculo do espaço tridimensional ocupado por uma carga em um veículo de transporte, levando em consideração suas dimensões físicas (comprimento, largura, altura) e seu peso.

O cálculo da cubagem ajuda a determinar a capacidade de carga efetiva de um veículo, permitindo que as empresas maximizem a utilização do espaço e otimizem o planejamento de carregamento.

Na prática, o cálculo de cubagem não é algo tão complexo, embora possa variar por quantidade de produtos sob demanda para o transporte, mas resumidamente, temos a seguinte fórmula:

Comprimento x largura x altura x fator de cubagem.

Baseado nesse cálculo, vamos usar o modal rodoviário no qual o fator de cubagem é estabelecido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) como 300Kg.

Agora que temos a equação, vamos supor que o produto cuja cubagem será calculada tenha as seguintes dimensões:

  • 40 cm de largura;
  • 20 cm de altura;
  • 15 cm de comprimento.

Agora que temos os valores a serem aplicados, vamos calcular.

CálculoPeso cubado
0,15 x 0,40 x 0,20 x 300 =3,6 kg

Lembrando que esse é um cálculo simples baseado em apenas um volume, para usar como exemplo, no caso de mais volumes do mesmo tipo de mercadoria, adicionamos a quantidade de volumes no meio dessa equação.

Custo Logístico

Todo tipo de gasto relacionado à logística de uma empresa é chamado de custo logístico. 

Embora a logística muito tenha a ver com o transporte da mercadoria até chegar nas mãos do cliente, os custos logísticos envolvem muito mais que isso:

  • Gastos com embalagem;
  • Gastos com armazenagem;
  • Gastos com mão de obra;
  • Tarifas e impostos;
  • Custos com tecnologias que melhorem a produção.

Cut-off

Conhecido na gestão de estoque e na contabilidade, como teste de corte, é uma técnica de auditoria representada pelo corte de operações ou transações para apurar de forma dinâmica um processo.

Isso quer dizer que a partir do ponto de interrupção daquela operação, os dados dali em diante não serão levados em conta.

No estoque, o cut-off é realizado para determinar se os registros contábeis batem com o levantamento de inventário e a documentação apresentada.

Cross Docking

Algumas empresas não fazem armazenamento de mercadorias nos Centros de Distribuição, no lugar disso, existe o Cross Docking que é uma rápida movimentação de carga, com um veículo descarregando a mercadoria em uma doca e outro já sendo abastecido por essa.

É uma operação que visa ganhar tempo e para isso precisa ser feita com exatidão nos tempos de entrada e saída.

Algumas atividades podem ocorrer no Cross Docking, mesmo o produto não sendo armazenado:

  • separação;
  • etiquetagem;
  • roteirização;
  • Recebimento.

D

DANFE

É uma representação simplificada da nota fiscal eletrônica, impressa em papel comum e de via única, usada para fins de fiscalização de transporte de mercadorias. 

Sua versão eletrônica é o próprio documento, conhecido como NF-e, em formato XML.

Dashboard

Dashboard é um termo em inglês que significa “painel de controle” ou “painel de indicadores“.

Na área de tecnologia da informação, dashboard é uma interface gráfica que apresenta informações de forma visual e resumida, com o objetivo de facilitar a compreensão e análise dos dados.

Os dashboards podem ser utilizados em diversos contextos, como em empresas para monitorar desempenho financeiro, em aplicativos para acompanhar métricas de uso, em sistemas de saúde para avaliar a performance de hospitais ou em redes sociais para exibir informações sobre usuários.

Em geral, os dashboards são compostos por gráficos, tabelas, medidores e outros elementos visuais que permitem aos usuários ter uma visão geral das informações em tempo real.

Eles também podem ser personalizados para atender às necessidades específicas de cada usuário, permitindo que as informações sejam apresentadas de maneira clara e intuitiva.

Descentralização

Embora seja um conceito muito conhecido dentro da política, também é aplicado na área privada em alguns casos.

Consiste em retirar o poder total das mãos de um só indivíduo ou organização e distribuir esse poder de decisão para vários outros sem que haja necessariamente uma hierarquia a ser seguida.

Isso significa que em suas devidas áreas de atuação, as decisões são de inteira escolha e responsabilidade deles.

Desembaraço aduaneiro

É basicamente a liberação de uma mercadoria, após as devidas taxas serem pagas. 

Independente se trata-se de entrada ou saída para outro país, desde que todas as formalidades e obrigatoriedades com as taxas tenham sido quitadas.

Todo o processo é regulamentado e executado pelo órgão federal competente a isso.

Desova de Container

É o ato de descarregar toda a mercadoria posta no interior de um container, seja em um porto ou em um pátio logístico.

A desova é feita após o veículo com o container chegar ao local de descarga.

A conferência de documentação é feita e se tudo estiver em ordem, o lacre de segurança do container é rompido para iniciar assim, a desova dos produtos.

Tudo é feito de maneira ágil, mas com extrema segurança. Ripas de madeiras são retiradas e as empilhadeiras entram em ação para retirar os pallets do container.

Após o processo de desova terminar, outro veículo coleta as mercadorias deixadas ali para que sejam levadas para  a Last Mile, isto é, a última etapa que consiste na entrega para o cliente final.

Despacho

O despacho de uma mercadoria é a etapa que liga diretamente a saída do produto do estoque do Centro de Distribuição com o início da operação de carga.

Nele, o despachante confere documentação e todas as informações apresentadas previamente, com as que ele tem em mãos, identificando problemas ou liberando para que comece a parte do carregamento.

Despacho aduaneiro

O despacho aduaneiro é o procedimento de fiscalização onde ocorre o desembaraço aduaneiro.

É nele que é verificada a legitimidade dos dados, documentos e informações declaradas a respeito da mercadoria por parte do importador.

O despacho aduaneiro é dividido em quatro etapas.

  • Parametrização.
  • Conferência Aduaneira.
  • Desembaraço Aduaneiro.
  • Entrega da Mercadoria.

Diárias de Transporte

São as taxas impostas pela Legislação, referentes aos atrasos das entregas de produtos, seja pelo embarcador ou destinatário. Nesse caso o motorista é remunerado pela sua permanência enquanto aguarda no local.

O tempo máximo para operações de carga e descarga hoje em dia tem uma tolerância de 5 horas a partir do momento em que o motorista chega no destino de coleta/descarga.

Digitalização

Um conceito bem simples, mas que é facilmente confundido com outro parecido, a digitalização é o ato de realizar qualquer tarefa de forma puramente digital, sem utilização de papel, ou ainda, transferir do papel para o ambiente digital (exemplo do scanner de fotos).

Digitização

Aqui estamos nos referindo a tornar tecnológico e virtual a maior parte ou todo um processo, negócio ou modelo de serviço.

Isso implica em mudanças na forma de atuar no mercado, implantação de novas tecnologias, investimento nessa área e uma atualização constante sobre o mercado em que atua.

Distribuição física

A distribuição física está ligada à movimentação do produto, enquanto o canal de distribuição é a intermediação do produto.

A distribuição envolve as operações de transporte e entrega com o objetivo de alimentar os pontos de venda e outros canais, após o processo de produção.

Doca

Muito falamos aqui sobre as Docas quando o assunto é gestão de pátio e o uso dos YMS, mas você sabe o que é, afinal, uma doca?

Docas são os espaços físicos dentro de um pátio de cargas e descargas, reservados para o encaixe dos caminhões (com a caçamba virada para dentro da doca) da melhor forma possível para o motorista e para os operadores responsáveis pela operação que terá início ali.

Nos portos, é chamada de marina.

Dock Scheduling

É o Sistema de Agendamento voltado para docas.

Nele, sua operação de carga e descarga é mais prática, eliminando filas de caminhões do lado de fora do pátio e dando uma visão mais assertiva em tempo real, para o gestor e responsáveis pelo gerenciamento das docas.

A Trackage possui o Trackage Agendamento, com esse mesmo propósito. Nele, as operações de carga e descarga se tornam algo prático de resolver e garante uma economia de tempo enorme entre as operações.

Dropshipping

O Dropshipping é um modelo de negócio no qual o vendedor não mantém um estoque físico dos produtos que comercializa. Em vez disso, quando um cliente faz uma compra, o vendedor repassa o pedido ao fornecedor ou fabricante, que então envia diretamente o produto ao cliente.

Dessa forma, o vendedor não precisa se preocupar com o armazenamento, embalagem e envio dos produtos.

O dropshipping oferece algumas vantagens, como baixo investimento inicial, já que não é necessário adquirir um estoque de produtos antecipadamente, e a flexibilidade de operar um negócio online de qualquer lugar, uma vez que não há necessidade de gerenciar um local físico.

No entanto, também existem desafios no modelo de dropshipping.

Um dos principais é a dependência dos fornecedores, já que o vendedor não tem controle direto sobre o estoque e a qualidade dos produtos. Além disso, a concorrência pode ser acirrada, pois o modelo é de fácil entrada para novos empreendedores.

É importante destacar que o sucesso no dropshipping geralmente está relacionado à seleção cuidadosa de fornecedores confiáveis, ao marketing eficiente para atrair clientes e à prestação de um bom serviço pós-venda.

Drop size

É a quantidade que o fornecedor entrega para cada cliente, ou a quantidade total vendida dividida pelo número de entregas realizadas.

Para encontrar o Drop Size, de forma simplificada, nós temos que dividir o peso ou volume pela quantidade de entrega.

DRP – Distribution Requirements Planning

O DRP (ou em português, Planejamento de Distribuição) auxilia na distribuição de produtos de forma eficiente, facilitando a relação entre centros de distribuição e pontos de venda. 

A ferramenta tem o objetivo de facilitar o equilíbrio entre o consumo e a armazenagem, evitando rupturas, excessos de mercadorias e retirando a necessidade de fazer promoções para queimar estoques e com isso, reduzir sua margem.

Dumping

É quando empresas vendem um produto ou serviço por um valor extremamente abaixo do mercado, com objetivo de eliminar concorrentes e pegar uma fatia maior do mercado em que estão inseridos.

DSE

Sigla para Declaração Simplificada de Exportação.

Segundo o próprio site da Receita Federal:

Aos bens contidos em remessa postal internacional ou encomenda aérea internacional, até o limite de US$ 50.000, 00 (cinqüenta mil dólares dos Estados Unidos da América) ou o equivalente em outra moeda, será admitido o registro de DSE por solicitação, respectivamente, da ECT ou de empresa de transporte internacional expresso porta a porta (courier).

Basicamente, é um procedimento simples com o objetivo de facilitar a exportação para itens de até cinquenta mil dólares.

O documento deve ser preenchido antes do embarque da mercadoria e é necessário para o despacho aduaneiro no processo de exportação.


E

Efeito chicote

É quando existe uma diferença entre o que foi previsto e as reais demandas dos consumidores, gerando gargalos.

Fatores que contribuem para que isso aconteça:

  • Variações de preço: geralmente quando varejistas fazem muitas promoções e aplicam muitos descontos, essa informação deturpada causa um desequilíbrio na produção, já que gera um aumento de consumo durante um período de tempo específico que não reflete com precisão na rotina.
  • Produtos em excesso: outro fator que ocorre por conta dos varejistas que às vezes, com medo de que um produto fique escasso, fazem pedidos bem maiores do que o comum.

    Como resultado, tendem a não fazer novos pedidos por um período de tempo, enquanto a indústria acaba ficando com o excesso do que foi fabricado pela informação gerada com a última demanda.

Empilhadeira

Uma máquina usada para – como o nome sugere – empilhar paletes, transportar mercadorias de um ponto a outro dentro do espaço de armazenamento e auxiliar na organização dos produtos.

Existem diversos modelos, mas os mais comuns em centros de distribuição e galpões são as elétricas e de combustão a gás.

Para operar uma empilhadeira o operador deve obter a certificação NR-11.

Empowerment

Visto como um modelo de gestão extremamente útil hoje em dia, com uma logística e uma cadeia de processos dinâmica, é uma prática onde as empresas procuram descentralizar boa parte do poder de decisão, distribuindo entre os funcionários.

Isso não significa o fim da hierarquia corporativa ou que não terá um líder como referência para validar a palavra final, mas sim que todas as opiniões dos envolvidos sejam válidas e levadas em conta.

Em termos práticos, isso ajuda a agilizar bastante as tomadas de decisões, pois elimina boa parte da burocracia dos processos.

E-procurement

E-procurement, em português Procura Eletrônica, é um exemplo de como a tecnologia e a internet trouxe benefícios e praticidade para a logística.

O E-procurement é uma modalidade de compra que funciona como um sistema ou ambiente digital, voltado para que empresas e fornecedores realizem negociações de compra e venda de suprimentos ou serviços.

Em termos de comparação, é quase como um catálogo online onde as empresas que buscam algo encontram com facilidade fornecedores parceiros.

Os fornecedores também se beneficiam com isso, já que seu alcance também é ampliado e a variedade de negócios que podem ser feitos também aumentam, igual aos seus clientes.

Não há um modelo de comprador e cliente definido por regra, sendo que até mesmo o cliente final ou o setor público, podem fazer do E-procurement uma forma de facilitar os negócios, porém, é mais comum para o comércio B2B.

ERP

Já falamos no Blog com mais informações sobre o uso do ERP, caso queira conferir. Basicamente é um Sistema de Gestão Empresarial que centraliza todas as informações de todos os departamentos da empresa em um só lugar.

Essa integração entre várias áreas facilita a tomada de decisão e torna muito mais prático e rápido localizar dados necessários para aquele momento específico.

Isso deixa todo o fluxo logístico mais orgânico, fazendo com que tudo funcione em conjunto.

“Um bom ERP, devidamente parametrizado, traz um ganho operacional relevante para qualquer operação, inclusive a financeira. Do ponto de vista de gestão, as informações fluem com maior velocidade e acuracidade, trazendo mais segurança para as tomadas de decisão do dia a dia”, afirma Pedro Henrique Delforno, Diretor Financeiro da Trackage.

ESG

A sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (traduzido a grosso modo como Meio ambiente, Social e Governança), são as práticas ambientais, sociais e de governança em uma corporação.

O ESG é tido como uma jornada de transformação dos negócios que envolve a construção de uma sociedade e um mundo mais inclusivo e ambientalmente sustentável, com o objetivo de garantir uma qualidade de vida melhor.

Depende das habilidades das empresas em criarem e desenvolverem práticas de negócios que não só façam lucro, mas também tenham transparência no cuidado ao meio ambiente.

“Antes se tinha a sustentabilidade de um lado e o mercado financeiro de outro, que se movia sem qualquer métrica que pudesse avaliar se algo era sustentável ou ético. E o ESG veio justamente com esse olhar de curto prazo para riscos e métricas, enquanto a sustentabilidade tem um olhar de longo prazo para a estratégia do negócio. O ESG é uma ferramenta para as empresas e instituições alcançarem a sustentabilidade por meio de indicadores e investimentos”, explica Daniely Andrade, Gerente ESG da Rumo Logística.

Estocagem

Estoque, ou estocagem, é o serviço usado para guardar matérias-primas e produtos semiacabados ou até mesmo mercadorias prontas para o consumo. 

É comum e presente em diversas atividades, desde o varejo até a indústria.

Estoque

São as mercadorias e produtos, estejam prontos ou inacabados, que uma empresa possui armazenados em um determinado local. 

Também pode incluir materiais e suprimentos para a produção do seu produto, não se limitando apenas ao produto em si.

Estoque em trânsito

São os produtos adquiridos pela empresa, isto é, já comprados, mas que ainda estão em trânsito para serem entregues e armazenados na estocagem.

Mesmo que ainda não tenham chegado, já são considerados parte do estoque. Também conhecido como estoque de canal.

Estufagem de container

A estufagem é a prática de preencher completamente os espaços vazios no interior de um container.

O objetivo é fazer com que a mercadoria carregada em seu interior se mantenha firme e justa, mesmo com os constantes movimentos do container (por guindastes e caminhões), sem correr riscos de bater nas paredes do interior da estrutura de metal.

O grande desafio dessa prática não é apenas preencher os espaços vazios e manter a carga segura, mas também não passar dos limites de carregamento, impostos pela legislação.

ETA

Sigla para Estimated Time of Arrival ou em português, Tempo Estimado de Atraque, faz referência à data e hora que um navio chegará em um porto para realizar a atracagem.

Importante citar que esse tempo não diz respeito à movimentação de carga, pois isso só ocorre após o navio estar realmente atracado.

O ETA é definido por contrato entre o dono da mercadoria transportada e o responsável pelo transporte.

Expedição

Atividade do armazém que verifica se a mercadoria está com todos os requisitos aprovados para ser transportada em direção ao cliente final.

Nessa etapa, que é a última antes do embarque, são verificados documentos, pesagem, quantidade de volumes e calculados os custos de envio.


F

FCA

Free Carrier (traduzido como Transportador Livre) é uma modalidade de frente onde o vendedor da mercadoria se isenta de todos os riscos e responsabilidades sobre ela a partir do momento em que a entrega para o transportador.

Isso significa que os custos, seguros, responsabilidades e riscos são repassados para o transportador e qualquer ocorrência no percurso é tratada por ele.

FEFO

Sigla para a expressão “First expire, first out”.

Traduzindo literalmente seria “O primeiro que expira, é o primeiro que sai”. Como o nome sugere, é um método de armazenagem que usa o tempo de validade e vencimento das matérias estocadas ali, como indicador para saber quais devem sair primeiro.

Não importa há quanto tempo os itens estão ali, sua movimentação será decidida de acordo com seu prazo de validade.

FIFO

Também utilizado como um método de organização, a sigla FIFO significa “First in, first out”.

Como dá pra ver, o primeiro a entrar é literalmente o primeiro a sair. Nesse sistema de organização forma-se uma fila onde a saída dos produtos depende da sua entrada, sendo os primeiros a entrar no estoque, os primeiros também na hora de serem expedidos.

First Mile

Como o nome sugere, é a primeira milha de entrega.

Traduzindo de forma mais clara, é o termo utilizado para definir a primeira etapa logística da transferência de um produto, diferente da Last Mile, que é literalmente a última etapa (quando o produto já está no último trajeto a caminho da sua casa.

Porém, é bom lembrar que esse termo pode ser interpretado de formas um pouco diferentes, dependendo do modelo de negócio.

Em um e-commerce D2C, ou seja, aquele modelo de vendas que não usa distribuidores e vende direto ao cliente final, a first mile considera o trajeto desde a fábrica até o CD.

Em modelos como B2C, a first mile é considerada o trajeto do CD até o ponto de retirada/cliente final.

FOB

Sigla para Free On Board, em português “Livre a bordo”. 

Se no frete CIF boa parte dos custos ficam por conta do fornecedor, aqui isso é repassado ao comprador no preço final do produto.

Ou seja, os custos com frete e seguro são de responsabilidade do tomador de serviço, na maioria das vezes o destinatário.

O frete FOB é utilizado mais por empresas do modelo de negócios B2B (Empresa para Empresa), o setor industrial, na compra de insumos comprados de outras organizações e o transporte sempre realizado por empresas já definidas.

Frete

Como explicamos neste artigo completo sobre cálculo de frete, o frete é o valor que se paga pelo transporte de uma mercadoria de um ponto a outro, envolvendo todos os custos que fazem parte do transporte.

O frete existe independente do tipo de transporte utilizado, podendo ser por terra (caminhões ou trens), água (embarcações) ou ar (aviões).

Entre os principais tipos de frete, temos:

  • direto ou normal;
  • subcontratação;
  • redespacho;
  • redespacho intermediário;
  • vinculado ao multimodal.

Frota

Uma frota é um grupo de veículos ou embarcações pertencentes a uma empresa, organização ou governo.

Esses veículos são geralmente usados para uma finalidade específica, como transporte de mercadorias, passageiros, materiais ou equipamentos.

As frotas podem incluir uma variedade de veículos, desde carros, caminhões e ônibus até barcos e aviões.

Empresas de logística e transporte, organizações governamentais e militares são exemplos de entidades que frequentemente possuem frotas.

Fullfilment

Fulfillment é um termo em inglês que embora não tenha uma tradução literal, pode ser interpretado como “realização”, fazendo referência ao cumprimento de todo o caminho que o produto faz até chegar nas mãos do consumidor.

Seu significado prático é exatamente o mesmo, sendo o processo que parte desde a emissão do pedido do cliente, até a entrega em suas mãos.
É basicamente o conjunto de processos logísticos envolvidos na gestão e entrega de pedidos aos clientes.


G

Gargalo

Um gargalo é um ponto onde a linha de produção “trava”, fazendo com que as tarefas não aconteçam conforme o esperado. 

Ele impede a continuidade da produção, ou faz com que ela aconteça em uma velocidade muito baixa.

Gestão

Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

Gestão ou administração é algo que pode ser aplicado em qualquer área de atuação, desde a logística de pátio até a área financeira.

Gestão de Pátio

A Gestão de Pátio é a administração e o controle de tudo que envolve as atividades dentro de um pátio logístico.

As atividades de carga e descarga de mercadorias, a organização dos locais usados para armazenamento de materiais e até mesmo o transporte dos produtos estão ligados à gestão de pátio.

“A Gestão de Pátio garante que não existam sombras na operação. Integrada à cadeia, uma boa gestão de pátio permite medir pontos que, no transporte, muitas vezes são negligenciados. Ela auxilia a torre de controle com informações precisas para a tomada de decisão”, explica Carlos Eduardo Santos, Gerente Corporativo de Logística da Rodonaves.

Giro de estoque

Indicador usado para verificar o desempenho de um estoque na empresa. 

Indica também a qualidade dos produtos armazenados e a quantidade vendida dentro de um período de tempo. Os dados servem ainda para avaliar a saúde financeira do negócio. Isso pode ser feito de forma muito mais prática com o auxílio de um WMS.

GPS

Sigla em inglês para o Sistema de Posicionamento Global

O sistema de navegação GPS permite, através de satélites, que saibamos a localização geográfica de objetos ou pessoas pelo campo terrestre.

Como isso é feito?

Através da emissão de ondas de rádio do satélite que são captadas por aparelhos receptores desse sinal, aqui na Terra. Ao receber os sinais, eles são decodificados e traduzidos em coordenadas de latitude, longitude e altitude.

GRIS

É uma taxa que é cobrada no valor da nota fiscal e apresentada de forma percentual.

Seu objetivo é cobrir os gastos com a prevenção de roubo de cargas durante todo o transporte das mercadorias.

Como é calculado o GRIS?

Embora vários aspectos sejam levados em conta no processo para definir a taxa, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) determina um valor médio como base para o início dos cálculos.

A referência para esse valor é de 0,30% do valor total da NF-e, sendo obrigatório que a cobrança tenha um valor mínimo de R$ 3,00 para cada CT-e.

A partir daí, é feito uma análise sobre o tipo de produto transportado para saber qual o risco de roubos para sua categoria, podendo então sofrer um acréscimo ou decréscimo na taxação.

Cargas como medicamentos, alimentos e eletrônicos são geralmente as mais visadas em roubos. 

Abaixo, um exemplo simples, mas prático de GRIS aplicado em uma mercadoria real:

  • Valor total da mercadoria (Notebook): R$3.500,00
  • Ad valorem: 0,3%
  • Cálculo: 3.500 X 0,3% = R$10,50

H

Hand Helders

Os Hand Helders são coletores de dados portáteis, ou seja, aparelhos que rastreiam as informações contidas nas etiquetas das embalagens.

Depois de coletadas, as informações são enviadas para um computador central através de radiofrequência.

Hinterland

A Hinterland é a área que envolve desde o porto até o último ponto de entrega do produto fretado. 

Basicamente ela cobre da origem até o destino final do produto. Sua definição geográfica é também baseada em questões comerciais.

Boa parte dos produtos que entram tem sua definição baseada nos consumidores, enquanto os que saem são baseados nas zonas de produção.

Homens Hora

Também conhecido como Custo homens-hora, é uma unidade de medida utilizada na gestão de projetos

Seu objetivo é medir o tempo e o esforço para concluir determinadas tarefas, podendo ser aplicado tanto internamente quanto em times externos, mas não para por aí.

Calculando o custo homens-hora a empresa consegue ter uma métrica de produtividade e entender quais colaboradores são mais produtivos em algumas tarefas, possibilitando uma gestão de pessoal mais assertiva.

Como funciona o cálculo?

Para calcular o custo homem-hora, a empresa pega o valor mensal gasto com determinado funcionário incluindo salário, uniforme, despesas da função e todos os gastos que permitem que ele realize seu trabalho, e divide isso pelo número de horas trabalhadas no período de um mês.

Exemplo: supondo que um gestor de determinado setor custe ao todo R$ 10.000,00 para a empresa e trabalhe por 176 horas em um mês com 22 dias úteis, seu custo homem hora seria de R$ 56,80.

E a produtividade?

Para calcular a produtividade é usado o número de pessoas que realizam uma tarefa, dividido pelo tempo necessário para finalizá-la.

Homologação

É a autorização final para que certo produto ou serviço prestado possa ser comercializado.

Quando se homologa um produto, você está liberando – baseado em avaliações e critérios de conformidade – que esse produto venha ao público e garantindo confiança e proteção aos possíveis consumidores.

Lembrando que são diversos agentes reguladores que atuam no mercado, variando bastante de acordo com os produtos.

Por exemplo, no Brasil nós temos uma agência reguladora responsável pela parte de provedores de internet e telecomunicações. 

A Anatel estabelece de acordo com a Lei Geral de Telecomunicações (nº 9.472, de 16 de julho de 1997) que é proibida a utilização de equipamentos emissores de radiofrequência sem certificação expedida por ela.

Hub Logístico

Os Hubs logísticos são locais estratégicos montados para redistribuição de mercadorias.

Ficam localizados em pontos essenciais para a distribuição dos pedidos, como centros urbanos, visando agilizar as entregas.

Quais os tipos de Hubs logísticos?

CD

Os centros de distribuição também podem, em alguns casos, serem caracterizados como Hubs logísticos, funcionando como catalisadores para Hubs menores.

Lockers

Funcionam como mini hubs, com estruturas bem menores como armários, localizados estrategicamente em centros urbanos e tirando a necessidade de grandes estoques.

São basicamente postos avançados de distribuição de mercadorias encontrados em centros urbanos, uma característica inviável na maior parte das vezes para grandes CDs.

Transit Points

Parecido com os Lockers, o Transit Point também pode ser localizado em grandes centros urbanos, com a vantagem de que não tem todas aquelas etapas do processo de armazenagem, como picking, expedição, etc.

Isso ocorre porque as entregas que passam por ele já têm um destino pré-programado, ficando poucas horas no local.


I

Inventário Rotativo

É uma técnica para auditoria de acuracidade de inventário, onde são realizados ciclos (pode ser quinzenal, mensal, dependendo do produto e do valor) ao invés de ocorrer apenas uma vez ao ano.

Geralmente para produtos de alto valor e rápida movimentação ela é feita em janelas de tempo menores, enquanto para produtos de baixo valor e baixa movimentação, ocorrem em ciclos mais distantes.

Inteligência Artificial

Em inglês, AI, a sigla para Inteligência Artificial faz referência à sistemas ou máquinas que imitam, ou chegam o mais próximo possível da inteligência humana.

A IA pode se aprimorar, inclusive, baseada nas informações coletadas.

É o grande desafio e a grande conquista da tecnologia, muito tem a ver com o Machine Learning, uma tecnologia muito útil na logística, baseada na inteligência artificial onde a máquina literalmente aprende com os dados coletados e melhora seu próprio fluxo de trabalho.

“Na logística, o ‘boom’ da inteligência artificial veio com a pandemia, quando o investimento não só em automatização de processos, mas em pesquisas de IA para logística aumentaram em razão do crescimento do mercado digital”, explica Ailton Oliveira, Cientista de Dados da Trackage.

Interoperabilidade

Dentro da tecnologia, o conceito de interoperabilidade é a capacidade que vários sistemas ou dispositivos têm de se conectarem uns aos outros, trabalhando em conjunto e garantindo o compartilhamento de informações entre sistemas e pessoas.


Curiosidade

Dentro da Tecnologia da Informação, interoperabilidade e integração são muitas vezes confundidos ou expostos como uma só coisa, mas na realidade não é bem assim.

Integração refere-se ao processo de conectar dois ou mais sistemas gerando uma dependência tecnológica entre os mesmos.

Interoperabilidade  refere-se ao processo de comunicação de dois ou mais sistemas sem a geração de uma dependência tecnológica entre os mesmos.


Intralogística

A intralogística é uma área da logística que se concentra nas atividades de movimentação, armazenamento e gerenciamento de materiais dentro das instalações de uma empresa.

Ela engloba todas as operações logísticas internas, desde o recebimento de matérias-primas até o processo de produção, armazenamento, preparação de pedidos e distribuição interna.

O objetivo da intralogística é otimizar a eficiência e a produtividade dessas atividades internas, garantindo um fluxo contínuo e suave de materiais, minimizando erros, reduzindo custos operacionais e maximizando a utilização dos recursos disponíveis.


J

Jidoka

Um termo muito utilizado na indústria com origem oriental. É uma prática que tem como objetivo garantir a qualidade dos produtos expedidos e entregues ao consumidor final.

São quatro os princípios desse método:

  • Descoberta de uma anormalidade
  • Parada do processo
  • Resolução do problema imediato
  • Investigação e correção da causa raiz

Ao adotar o método Jidoka, qualquer pessoa na operação pode imediatamente parar a linha de produção ao encontrar um problema que possa gerar defeitos nos produtos.

O método foi implementado pela primeira vez em 1896 por Sakichi Toyoda, inventor japonês que mais tarde seria o fundador da gigante Toyota.

JIT

Um sistema de inventário que dita o volume de produção de acordo com as demandas, evitando desperdícios no estoque.

A principal vantagem que na verdade reúne várias, é eliminar desperdícios.

Quando dizemos várias, é porque não é só o desperdício de dinheiro e recursos que é eliminado, mas também o de tempo, mão de obra voltada para as operações de estoque e produção, a própria produção de mercadorias que não será feita além do necessário.


K

Kanban

Muito utilizado por times de produto, o Kanban é uma ferramenta de organização e gestão estratégica.

O visual do Kanban (ou sua dashboard, no caso das versões digitais replicadas em softwares) é caracterizado por post-its coloridos e divisões em colunas que permitem visualizar os trabalhos em andamento.

Geralmente o modelo de Kanban mais utilizado é dividido em três colunas:

  1. A fazer → indica as próximas tarefas que devem ser feitas no fluxo de trabalho.
  2. Fazendo → indica o que o time está fazendo neste momento.
  3. Feito → inclui as tarefas finalizadas.

Kitting

É a ação de reunir todos os componentes que farão parte do produto, em um pacote direcionado para a linha de produção ou montagem, para assim ser feito o pedido.

O processo de Kitting deve ser feito de forma antecipada para que não haja de forma alguma interrupções na linha de montagem. 

KPI (Key Performance Indicator)

Sigla para Key Performance Indicator (Indicadores chave de performance).

Indicadores de desempenho são métricas que nascem a partir de dados coletados e são usadas para medir a eficiência de diversos processos.

Alimentam uma base de dados que é utilizada pela gestão, tanto em níveis operacionais, quanto administrativos, sendo importante na tomada de decisões com mais precisão.


L

Last Mile

É a entrega de última milha

Consiste na última etapa de transporte e entrega de uma mercadoria até as mãos do cliente.

É importante em vários segmentos, principalmente no e-commerce, já que implica diretamente no relacionamento com o cliente.

Embora pareça simples, é uma etapa delicada, pois são várias as situações que podem impactar diretamente a operação e o cumprimento dos prazos. 

A falta de motoristas, o trânsito travado, a chuva e o roubo de cargas são situações que podem atrapalhar esta etapa e, consequentemente, a experiência final do cliente.

Lead Time

Na produção, existe o termo lead time que é basicamente todo o tempo utilizado para percorrer todo o ciclo de produção até a entrega do produto.

E aqui é bom termos em mente que a lead time do cliente é diferente da lead time da empresa.

A Last Mile é, como costumamos dizer dentro da logística, a parte visível para o cliente. É aquela que ele realmente tem contato, por conta da entrega final.

A lead time também carrega esse conceito de que não é tudo que o cliente enxerga dentro de todo o ciclo. 

Na visão do cliente, a lead time se resume basicamente no tempo entre a emissão do pedido e a entrega do produto em sua casa.

Na visão da empresa, é o tempo gasto do início de produção de uma mercadoria, passando por todas as etapas logísticas, até que ela chegue nas mãos do cliente.

Lei da Balança

Conhecida popularmente como Lei da Balança, essa legislação tem fundamento nas resoluções nº 210/2006 e nº 211/2006 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Ela define os limites de peso de carga de um caminhão, para que ele circule pelas rodovias do país, sendo importante para controlar e preservar a qualidade das rodovias que já sofrem bastante com o alto tráfego diário de veículos de grande porte.

Ainda sim, a Lei da Balança tem certa flexibilidade, tendo um limite de 5% a mais do que o tolerado do Peso Bruto Total (veículo + carga). 

Passando disso, o veículo pode ser multado.

Lei dos Caminhoneiros

A Lei dos Caminhoneiros é uma legislação específica que regula as atividades dos motoristas de caminhão e as operações de transporte rodoviário de carga em um determinado país.

Essas leis geralmente abordam questões como limites de jornada de trabalho dos motoristas, tempo de descanso obrigatório, normas de segurança nas estradas, regulamentações de transporte de cargas perigosas e regras de contratação e pagamento.

O objetivo principal dessas leis é garantir a segurança nas estradas, proteger os direitos dos motoristas e promover práticas justas na indústria de transporte.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A Lei Geral de Proteção de Dados é uma legislação de privacidade que regula o tratamento de informações pessoais no Brasil.

Ela estabelece direitos e responsabilidades para empresas que coletam, armazenam e processam dados pessoais.

Na logística, a LGPD é relevante, pois empresas que lidam com informações de clientes e parceiros de negócios devem estar em conformidade com essa lei para proteger a privacidade e a segurança dos dados.

LIFO

Assim como seus dois outros irmãos, LIFO também é um método de organização de estoque que se opõe diretamente ao FIFO.

Isso porque enquanto no FIFO os primeiros a entrarem são os primeiros a saírem, no LIFO essa lógica é diferente.

A sigla significa “Last in, first out”, ou seja, o último a entrar, será o último a sair. Isso abre oportunidade para poder armazenar por mais tempo produtos com validades maiores.

LMS – Learning Management System 

LMS ou Sistema de Gestão de Aprendizado é uma ferramenta utilizada por muitas empresas na área de recursos humanos, formação e educação continuada da sua força de trabalho.

Como várias inovações de tecnologia da informação nas últimas décadas, o Learning Management System é capaz de elevar a eficiência de sistemas de aprendizagem de uma organização.

LMS (Logistic Management System)

Consiste em uma ferramenta composta por outros sistemas de gestão em um mesmo software.

Geralmente, a LMS une dois principais processos de gerenciamento logístico – armazenamento e transporte – de forma integrada, automatizada e contínua.

Isso torna toda a administração desses setores algo prático e fornece uma visibilidade mais ampla das operações.

Nesse sistema, as bases de dados são unificadas e as informações de cada processo são utilizadas para alimentar o próximo.

Benefícios da ferramenta:

  • controlar precisão de estoque;
  • visibilidade total de todos os movimentos das operações;
  • redução do tempo de viagem dos motoristas;
  • mais precisão nos pedidos;
  • maior precisão dos pedidos;
  • controlar o estoque de vários clientes em um mesmo armazém;
  • informação inteligente.

Logística

A Logística envolve muitas atividades, mas seu conceito se baseia em dois principais processos: 

  • armazenamento  
  • transporte de mercadorias.

Ela tem como objetivo garantir que matérias primas ou mercadorias sejam entregues do ponto de origem ao ponto final.

Dentro desses processos, temos várias atividades que contribuem para que o trabalho seja feito de maneira eficiente. 

No transporte, por exemplo, temos a documentação, carregamento dos veículos, entre outros.

Já no armazenamento, temos o controle de estoque e as tecnologias usadas para isso. As notas de entrega que acompanham cada pedido, e vários outros que formam o processo.

Logística de planta

A logística de planta envolve todas as atividades, partindo desde o recebimento de matéria prima até a fabricação e entrega dos produtos. 

Nesse tipo de modelo, todos os aspectos da cadeia de suprimentos são gerenciados pela empresa, assim como a racionalização dos materiais para produção.

Logística Inbound

Também conhecida como logística de abastecimento, ela tem como foco o planejamento e a gestão dos suprimentos, matérias-primas e mercadorias utilizadas para manter os recursos da empresa.

Garante que não falte materiais, controlando seu armazenamento e transporte. 

O responsável por essa área precisa manter uma relação próxima com os fornecedores, além de gerenciar o recebimento de cargas.

Logística Integrada

A logística integrada é uma abordagem estratégica para a gestão da cadeia de suprimentos que visa unificar e otimizar todos os aspectos relacionados à movimentação de produtos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega ao cliente final.

Isso envolve a coordenação eficiente de processos de transporte, armazenagem, gerenciamento de estoque, distribuição e até mesmo a comunicação entre os diferentes parceiros da cadeia de suprimentos.

O objetivo da logística integrada é melhorar a visibilidade, a eficiência e a capacidade de resposta da cadeia de suprimentos como um todo.

Logística Omnichannel

A logística omnichannel é uma abordagem que visa integrar perfeitamente os canais de venda e distribuição de uma empresa, incluindo lojas físicas, comércio eletrônico, aplicativos móveis e outros pontos de contato com o cliente.

Isso permite que os clientes tenham uma experiência consistente de compra, independentemente de como e onde escolham comprar produtos.

A logística omnichannel exige uma gestão logística altamente eficiente e sistemas de informação integrados para atender às expectativas dos clientes em relação à conveniência e disponibilidade de produtos.

Logística Outbound

Logística de distribuição ou Outbound é a responsável pelo planejamento de entregas e saída de produtos para os centros de distribuição.

Nessa divisão, entram funções como a criação de rotas de entrega, rastreamento de entregas, contratação de motoristas e gestão de transportadoras.

A supervisão da carga e descarga além da reposição do estoque também entram aqui. 

Logística Reversa

Trabalhando com a simples, mas eficiente ideia de que “tudo que vem, volta”, a Logística Reversa é o conjunto de ações que tratam do descarte, reuso e reciclagem dos resíduos e produtos durante o processo logístico.

Na prática, a Logística Reversa é um conjunto de procedimentos que visa recolher e encaminhar produtos, embalagens ou resíduos devolvidos, com objetivo de reaproveitá-los, evitando até mesmo custos futuros com matéria prima.

Logística Verde

A logística verde se refere a práticas e estratégias sustentáveis aplicadas à gestão da cadeia de suprimentos.

Isso inclui a redução das emissões de carbono, a otimização do uso de recursos naturais, a adoção de veículos e embalagens ecologicamente corretos e o uso de fontes de energia renovável.

A logística verde visa minimizar o impacto ambiental das operações logísticas, ao mesmo tempo em que atende às demandas de sustentabilidade.

LTL (Less-than-truckload)

É o modelo de carga fracionada. Nesse modelo de carga, as mercadorias de diversos embarcadores são acomodadas em um mesmo veículo, e dessa forma o frete é dividido entre todos.


M

Manifesto de Carga

Desde 2016, a Legislação determina que o documento de Manifesto de Carga é obrigatório nos transportes de mercadorias.

Ele reúne as principais informações de dois documentos importantes: o Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) e a Nota Fiscal eletrônica (NFe), sendo aplicado somente em ambiente digital, isto é, pela internet.

Metaverso 

O metaverso é um conceito que se refere a um ambiente digital tridimensional onde pessoas podem interagir, criar, explorar e realizar atividades similares à vida real, por meio de avatares virtuais.

Embora o termo seja mais associado à tecnologia e entretenimento, a logística pode explorar o metaverso para simular cenários de operações logísticas, treinamento de equipes e colaboração global.

Middle Mile

O middle mile envolve o trajeto intracontinental, isto é, quando varejos e atacadistas transportam mercadorias dos centros de distribuição até centros de transbordo.

Ao chegar no centro de transbordo, ocorre o chamado cross docking, com identificação e distribuição de pedidos para rotas de entrega.

Milk Run

É um sistema de suprimento que consiste na realização de uma coleta entre os fornecedores de peças ou componentes de forma programada, percorrendo rotas que também foram definidas com antecedência, com o propósito de reduzir os custos de estoques e, ao mesmo tempo, os custos de transporte, sem deixar de abastecer o cliente.

É chamado também de sistema de coleta programada.

A sua característica principal consiste no cliente, que é quem vai procurar os produtos (matérias-primas, peças, componentes) diretamente nos fornecedores. 

Para isso, o próprio cliente define as datas, horários e quantidades a serem coletadas, bem como confecciona uma sequência de retiradas nos fornecedores, estabelecendo a rota a ser seguida.

Modais de Transporte

Basicamente os meios de transporte em que podemos levar uma carga. Atualmente, temos cinco: aéreo, ferroviário, dutoviário, rodoviário e aquaviário.

Embora uns sejam bem menos utilizados que outros, cada um tem suas particularidades e adequações quanto ao que podem transportar.

Modularidade

Sendo um conceito bem mais antigo do que imaginamos, a modularidade surgiu lá na década de 60 como uma vantagem competitiva na indústria de computadores.

Consiste em uma estratégia na criação de processos e produtos mais complexos através de subsistemas que são criados individualmente, porém, com funcionamento integrado.

Na indústria automobilística vem sendo uma tendência bastante utilizada por conta da complexidade dos produtos e o difícil controle dos seus fornecedores.


N

NF-e

NF-e significa Nota Fiscal Eletrônica e é um documento fiscal digital que substitui a antiga nota fiscal em papel. A NF-e é emitida e armazenada eletronicamente e serve como comprovante de venda de um produto ou prestação de serviços.

A NF-e é emitida por meio de um software autorizado pelo governo e é assinada digitalmente para garantir a autenticidade e a integridade dos dados. Ela contém informações sobre o emitente, o destinatário, a descrição dos produtos ou serviços vendidos, o valor da transação e os impostos cobrados.

Nível de estoque

Dentro da gestão de estoque, o nível de estoque é tudo que uma empresa precisa armazenar para poder operar, independente se é mantido no seu mínimo ou máximo.

É preciso acompanhar os níveis de estoque para não perder o controle, e para isso é necessário conhecer os dois tipos.

Permanente: sempre que o limite mínimo do nível de estoque é atingido, deve-se prever uma reposição.

Periódico: aqui o estoque atende a demanda em quantidade mínima, até que uma próxima reposição seja realizada.

No Moving

Muito ligado à gestão de estoque, esse termo se refere aos produtos que têm uma saída bem irregular ou demanda pré-determinada de acordo com a época do ano (promoções por exemplo).

Geralmente são as mercadorias que superam os 30 dias para serem vendidas.

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida é a combinação de dois modelos de nuvem – privada e pública – para atender as demandas.

Uma das grandes estratégias das empresas ao adotarem esse modelo híbrido é poder expandir seus recursos de computação, ao mesmo tempo que limitam os enormes custos de gerenciamento de picos na demanda.

Outra coisa interessante é poder limitar o acesso à nuvem pública, reservando-a apenas para quando ocorre um excedente no tráfego, garantindo assim uma maior segurança digital.


O

OCT

Sigla para Order Cycle Time, é outro indicador importante e sensível dentro da logística.

Esse indicador mede o tempo total do pedido desde o momento que ele foi feito, até o produto chegar às mãos do cliente.

Pode parecer uma métrica simples, mas é uma das mais importantes dentro do comércio, principalmente no e-commerce onde o fator entrega é cada vez mais cobrado por agilidade e eficiência.

OMS

Sigla para Order Management System, ou em português: sistema de gestão de pedidos.

É um software presente em muitos ERPs que tem a função de gerir pedidos e vendas.

Muito utilizado hoje em dia no e-commerce, o OMS, assim como vários outros softwares de gestão dentro da logística, automatiza vários processos. Um deles, inclusive, é a logística reversa da empresa.

Algumas vantagens no uso da ferramenta:

  • processar os pedidos em diversos canais;
  • opção de “compra online/retirada na loja”;
  • rastrear itens e automatizar devoluções;
  • agendamento de entregas e serviços.

Operadores Logísticos

Operadores logísticos são empresas responsáveis por assumir a responsabilidade sobre uma ou todas as etapas da Supply Chain.

Basicamente, empresas que terceirizam todo o serviço de logística de uma outra empresa.

Os operadores logísticos atuam no ramo e possuem conhecimento na cadeia de suprimentos para cuidar de cada etapa do processo, desde o armazenamento até a entrega do produto nas mãos do consumidor. 

É o famoso know how, ou seja, o conhecimento técnico, prático e teórico de empresas especializadas no que se propõem a fazer.

OTD

Sigla para On Time Delivery, esse indicador tem certa semelhança com o OCT, pois mede a eficiência dos seus produtos na parte da distribuição, usando como parâmetro, o prazo estabelecido com o cliente no momento da venda.

Além disso, com o OTD é possível também avaliar a eficiência do serviço dos parceiros de transporte que prestam serviços para a empresa.

OTIF

Fazendo parte dos diversos KPI’s existentes dentro da logística, esse indicador de desempenho é usado para acompanhar e medir a qualidade das entregas dos produtos.

Sua sigla significa On Time In Full e seu objetivo é sempre aumentar a satisfação do cliente, fidelizando cada vez mais a clientela da empresa.

Entendendo a sigla

On Time

Faz referência ao prazo (data e horário) e também ao local que a empresa e o cliente entraram em acordo para definir.

In Full

É referente à entrega do produto dentro das condições e informações que foram passadas ao cliente no momento da compra do produto (tamanho, peso, embalagem, qualidade, quantidade, etc).


P

Pagamento antes da entrega

Também conhecido como CBD (Cash Before Delivery), é quando o comprador paga o preço do produto antes mesmo dele ter sido entregue.

É uma das maiores modalidades de venda conhecidas e utilizadas atualmente.

No CBD, o importador assume todos os riscos, como recusa do produto pelo cliente, problemas ocasionados por uma entrega problemática ou ainda a devolução por problemas no produto.

Paletização

A paletização é um método de armazenagem e transporte de mercadorias no qual os produtos são organizados e empilhados em paletes (plataformas de madeira, plástico ou metal) de forma padronizada.

Esse processo facilita a movimentação de mercadorias com empilhadeiras e paleteiras, aumenta a eficiência na estocagem e na carga e descarga de caminhões, reduzindo danos aos produtos e agilizando o manuseio.

Parceiro logístico

Um parceiro logístico é uma entidade ou empresa especializada em fornecer serviços abrangentes de gestão da cadeia de suprimentos e logística para outras empresas.

Esses parceiros desempenham um papel fundamental na otimização das operações logísticas, oferecendo uma ampla gama de serviços, como transporte, armazenamento, embalagem, gerenciamento de estoque e distribuição.

Eles trabalham em estreita colaboração com seus clientes para projetar soluções logísticas personalizadas que visam aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente.

Pátio Logístico

O pátio é a área externa destinada à operação de carga e descarga de veículos, geralmente anexa à empresa. 

Com espaço para manobra e estacionamento, é onde motoristas aguardam e se preparam para o processo de carregamento ou descarregamento. 

Cada empresa e operação, dependendo do seu tamanho, irá possuir um tipo ou área distinta de pátio. 

Operações pequenas, como supermercados, geralmente possuem um pátio restrito onde é permitida a entrada apenas para atracar na doca e realizar a operação.

Em locais como esse, em geral, embora haja filas, a operação busca atender a demanda de entregas em um período. 

Já em empresas de maior porte, considerando o transporte rodoviário, o pátio pode receber inúmeros veículos, onde a fila de espera pode se estender por dias devido à complexidade da operação e o número de envios e recebimentos efetuados.

PCP

Sigla para Planejamento e Controle de Produção.

Com um sistema PCP, você pode programar operações de produção.

Um sistema PCP permite que você controle o tempo de fabricação, defina a quantidade de itens que precisam ser produzidos, assim como a ordem dos produtos para ser produzida e quais e quantas matérias primas serão utilizadas.

Pé direito

Dentro da logística, a definição de pé direito se refere à distância entre o piso e o teto do galpão.

Na construção civil ele se divide pelas medidas:

  • padrão: entre 2,5 e 2,8 metros de altura;
  • alto: entre 3 e 4,5 metros de altura;
  • duplo: a partir de 5 metros;
  • triplo: acima de 8,4 metros.

E dentro do setor de armazenagem, é bem comum utilizar as opções duplas, triplas ou ainda maiores, dependendo da necessidade de empilhamento de produtos da empresa.

Piggyback

Um jargão inglês do setor de transporte que significa em uma tradução literal, algo como “carregar nas costas”.

Essa referência é porque no piggyback os produtos e mercadorias são carregados de forma combinada, isto é, veículos como caminhões e carretas são alocados em vagões ferroviários devidamente equipados para isso.

É mais comum na Europa.

POP

Sigla para Procedimento Operacional Padrão, é uma documentação que funciona quase como um manual de instruções.

Seu objetivo é padronizar as operações, baseado em qualidade e organização. Desta forma, as seguintes informações precisam estar contidas nele:

  • Descrição da atividade;
  • Responsável pela atividade;
  • Equipamentos, peças, máquinas e materiais usados para a prática da atividade;
  • Um descrição detalhada dos procedimentos que devem ser realizados e também dos que não devem na operação;
  • Registro de inspeções dos equipamentos utilizados no processo.

Portaria

Na logística, o termo “portaria” se refere a regulamentos ou normas governamentais que afetam o setor de transporte e logística.

Essas portarias podem abordar uma variedade de questões, como requisitos de segurança, regras de emissão de licenças, limites de peso de carga, regulamentações alfandegárias e muito mais.

As portarias desempenham um papel crucial na organização e operação das atividades logísticas, uma vez que estabelecem diretrizes que as empresas de transporte e logística devem seguir para garantir a conformidade legal e a segurança nas operações.

PTAX

A PTAX é uma taxa de referência para as operações de câmbio no mercado financeiro. É considerada a taxa de câmbio mais usada no Brasil e tem sua divulgação diária feita pelo Banco Central.

Segundo o próprio Banco Central, a PTAX além ser referência para realizar transações internacionais que utilizam a conversão do real para o dólar americano, o mercado de câmbio também a utiliza para:

  • Contratos em real nas bolsas de mercadoria do exterior, como a Chicago Mercantile Exchange (CME) dos EUA;
  • Análises econômicas;
  • Operações estrangeiras de compra e venda de moeda em espécie pelo público em geral, assim como em importações e exportações.

Q

QFD

Durante o processo de desenvolvimento de um produto, existem algumas ferramentas de qualidade que podem auxiliar. A QFD é uma delas, uma ferramenta voltada para a melhoria contínua.

Sigla para Quality Function Deployment (ou em português Desdobramento da Função de Qualidade), foi criado em 1966 no Japão, mas só ficou amplamente conhecido na década de 80, quando o método foi adotado pela Ford e pela Xerox.

A principal vantagem do QFD é traduzir a chamada “voz do cliente” na “voz do processo”.

O QFD converte as demandas dos consumidores em características de qualidade, levando em conta os atributos de cada componente do projeto e das operações.

Quarteirizador Logístico

Derivado do conceito de terceirização, a quarteirização logística está diretamente ligada aos PSL (ou Prestadores de Serviços Logísticos).

Quando uma empresa terceiriza frotas de veículos, rotas, e outros serviços, ela precisa ter um controle desses agentes terceirizados.

É aí que entra a quarteirização logística, que pode ser um sistema, um funcionário ou uma empresa especializada.

A escolha vai depender do porte da empresa que necessita desse controle e do tamanho de suas operações.

QR Code

Em pleno 2022, é muito difícil que você não tenha tido contato com essa tecnologia em algum momento do seu dia a dia, mas, você sabe o que ela faz?

QR Code é a evolução daquilo que usamos por tanto tempo: o código de barras.

A diferença é que sua usabilidade é muito mais ampla hoje em dia, do que em seu formato antigo que só servia para compras. 

Enquanto o código de barras consistia na leitura de informações apenas em uma dimensão (vertical), o QR Code armazena informações em duas dimensões, vertical e horizontal.

A alta capacidade de armazenamento e redirecionamento de informações o fez migrar da indústria automotiva, onde foi criado originalmente para acompanhar peças de carros, para diversos outros segmentos.


R

Radiofrequência

A Radiofrequência, além de ser muito utilizada no rastreamento das etiquetas inteligentes, como falaremos logo abaixo, também é muito utilizada para a comunicação dentro de um armazém.

Através de um teclado do terminal (também é possível utilizar por voz), os operadores do armazém confirmam cada operação realizada e, imediatamente, recebem uma nova ordem. 

A Anatel estabelece de acordo com a Lei Geral de Telecomunicações (nº 9.472, de 16 de julho de 1997) que é proibida a utilização de equipamentos emissores de radiofrequência sem certificação expedida por ela.

Retorno sobre Investimento (ROI)

O retorno sobre investimento é uma métrica financeira que avalia o desempenho de um investimento, comparando os ganhos obtidos em relação aos custos incorridos.

Na logística, o ROI é usado para determinar a eficácia de investimentos em tecnologia, equipamentos, processos e outros aspectos da gestão da cadeia de suprimentos.

Um ROI positivo indica que o investimento está gerando lucro, enquanto um ROI negativo sugere que o investimento não está sendo eficaz.

RFID

É a sigla em inglês para Identificador por Radiofrequência.

Acompanha aquilo que conhecemos hoje em dia como etiquetas inteligentes, recurso muito usado dentro da indústria e da logística 4.0.

Os famosos e já ultrapassados códigos de barra, estão dando lugar às smart tags, ou etiquetas inteligentes, como são conhecidas por aqui.

As etiquetas inteligentes quando surgiram eram reféns da tecnologia bluetooth, mas hoje em dia, já vemos a Radiofrequência (RFID) sendo aplicadas nelas, o que entre várias vantagens, aumenta principalmente o alcance com que os dados são transmitidos para os dispositivos de controle.

Em alguns casos, é possível identificar até 1.000 tags por segundo em um estoque, variando para mais ou para menos, dependendo das condições de interferência do local.

Rodotrem

O Rodotrem é um caminhão composto por um cavalo mecânico e dois ou mais semi reboques.

Assim como seu comprimento, a sua capacidade de carga é absurdamente grande, chegando até 74 toneladas.

O Rodotrem, assim como o Bitrem, possui dois semi-reboques, mas utiliza nove eixos, ampliando sua distribuição de carga ao longo do veículo.

Assim como o Bitrem, esse modelo de caminhão só pode ser usado com um cavalo mecânico trucado. 

Esses tipos de carreta precisam de uma Autorização Especial de Trânsito (AET) para rodar  nas estradas.

Seu uso é variado, mas geralmente é para cargas que não tem o tempo como fator limitante, pois como a capacidade de carga quase sempre é altíssima em sua utilização, é um veículo mais lento.

No nosso blog nós temos esse artigo voltado exclusivamente para os tipos de caminhões.

Romeu e Julieta

Não é nenhum clássico da literatura e muito menos um doce de Minas Gerais. Acredite, estamos falando de um caminhão.

O Romeu e Julieta é um tipo de caminhão trucado simples que é composto por dois reboques.

Os reboques são conectados por um dolly (peça) aparafusado. 

Embora algumas pessoas confundam Romeu e Julieta com o Bitrem, existem algumas diferenças nas estruturas dos dois que servem para separá-los. 

A principal é que o Bitrem é formado por um cavalo mecânico e mais dois semirreboques, enquanto o Romeu e Julieta é um caminhão trucado com apenas um reboque.

Roteirização 

A roteirização é o processo de planejamento de rotas otimizadas para veículos de transporte, como caminhões de entrega.

Envolve a seleção eficiente de caminhos, a ordem de entrega das paradas, a consideração de restrições de tempo e a minimização de custos, como combustível e tempo de viagem.

A roteirização é fundamental para otimizar as operações logísticas, reduzir os custos de transporte e melhorar a eficiência da entrega.


S

Same Day Delivery 

O Same Day Delivery, ou entrega no mesmo dia, é um serviço de transporte que garante a entrega de produtos ao cliente no mesmo dia em que o pedido é feito.

Essa opção de entrega rápida é popular no comércio eletrônico e requer planejamento logístico eficiente, estoque próximo ao cliente e uma rede de distribuição ágil para atender a essa demanda por entregas extremamente rápidas.

Set Up

Dentro de uma linha de produção, é todo o trabalho necessário para mudar o maquinário, operador, recurso e tudo relacionado à última peça da produção A até o início da primeira peça da produção B.

SFS – Ship from store

Nesse método de distribuição, os varejistas usam os estoques de suas próprias lojas físicas para atender os pedidos feitos online, ou seja, ao invés de utilizar um centro de distribuição para atender o e-commerce, a própria loja se encarrega disso.

Muito disso se dá por conta da necessidade que as lojas têm atualmente de atender ao same day delivery. Olhando por esse lado, implantar o SFS traz vários benefícios para a logística e para o cliente final.

SIL (Sistema de Informação Logística)

Mais uma ferramenta disponível para auxiliar os gestores logísticos. Ela interliga as atividades logísticas em um processo integrado (semelhante ao ERP).

Possui quatro níveis de funcionalidade:

  • Transação
  • Controle de gestão
  • Análise de decisão
  • Planeamento estratégico

Silo

Reservatório responsável pelo armazenamento de produtos agrícolas que não estão ensacados.

Sua construção, dimensão e formato varia de acordo com o que irá armazenar e às necessidades de cuidado com o produto específico.

Pode ser construído tanto acima, quanto abaixo do solo.

Sistema de duas caixas

É um sistema de controle onde o estoque é armazenado em duas caixas fisicamente diferentes.

Conforme os pedidos são feitos, os itens são retirados da primeira caixa até que ela se esvazie e então a segunda caixa passe a ser utilizada pra as remessas de pedidos.

Assim que a segunda caixa entra em utilização, a primeira recebe um pedido de abastecimento.

SKUs

Stocking Picking Unit ou em tradução livre, Unidade Estocada em Depósito.

É um número de identidade de um produto no depósito, facilitando assim a gestão do armazém de modo geral.

Smart City

Smart City (cidade inteligente, em português) é um conceito que descreve uma cidade que utiliza tecnologia avançada e inovação para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e tornar suas operações mais eficientes e sustentáveis.

O objetivo de uma Smart City é usar a tecnologia para resolver problemas urbanos e melhorar a vida das pessoas, incluindo questões como mobilidade, segurança, sustentabilidade e acesso a serviços públicos.

Software Logístico

Conhecidos também como softwares de gestão logística, eles chegaram com força total, pois são o auxílio que durante tanto tempo os gestores logísticos precisaram.

Seja um TMS, um YMS, um WMS ou algum ERP, todos os softwares de gestão ajudam a medir o desempenho de determinadas áreas sem precisar gastar tempo com planilhas, papéis ou operadores para coletar e organizar os dados.

Além disso, possuem funções que auxiliam em uma área específica, como gestão de pátio, armazém, transporte, finanças, entre tantas outras.

Sortage center

Funcionando como um centro de triagem, o sortage center atende os pedidos que são feitos para as lojas locais, através da internet. 

O principal objetivo do sortage center é aumentar a capacidade de atendimento das lojas, diminuir os custos na last mile e tornas as entregas mais rápidas, retirando a classificação dos produtos dos fundos da loja.

O sortage center pode ser usado em conjunto com um sorter, aumentando ainda mais a eficiência dos processos.

Sorter

Dentro da logística e da tecnologia, existe um recurso chamado sorter que é um software de classificação automática de pedidos, de acordo com os locais de entrega.

Depois que os pedidos são separados, eles são encaminhados para esse sistema que é encarregado de distribuir automaticamente cada pacote ou caixa para as portas de transporte.

Os parâmetros de classificação que ele segue dependerá do que a empresa exige e de sua participação na cadeia de suprimentos. Nos correios, por exemplo, isso é feito de acordo com rotas e códigos postais.

Startup

Conhecidas como empresas pequenas que tem um potencial de crescimento gigantesco com produtos e ideias inovadoras, esses negócios tendem a chamar a atenção de investidores que veem neles, um futuro promissor.

A Trackage nasceu como uma Startup de tecnologia com serviços focados na logística e vem se tornando cada vez mais referência dentro da área, atendendo empresas de renome mundial como DHL e 3M.


T

TAC

Transportador Autônomo de Cargas. É nada mais do que o caminhoneiro autônomo. Nesse modelo de trabalho, o profissional é responsável pelo seu próprio veículo, bem como o controle da própria rotina.

TEF

Sigla para Transferência Eletrônica de Fundos.

Dentro da tecnologia de informações, a TEF refere-se ao compartilhamento de dados para transações financeiras entre pessoas físicas ou jurídicas.

Sabe o cartão de crédito ou débito que você utiliza ao pagar algo pela internet ou por um estabelecimento comercial na maquininha de cartões?

Então, existe um software por trás desse processo que estabelece uma comunicação entre a empresa administradora do cartão e a loja que realizará a venda.

Além de, teoricamente, ser uma forma segura para ambas as partes (quem compra e quem vende), é uma forma de sair na frente em lucratividade e competitividade com os concorrentes.

Telemetria

Dentro da indústria, é a tecnologia que possibilita fazer medições remotas, através de ondas de rádio ou sinais de satélite.

De certa forma, todos os sistemas de controle e rastreio que utilizamos dentro da logística, são uma forma de telemetria.

TMS

Podemos definir o TMS como o software de gestão e organização dos transportes, suprindo todas as necessidades associadas a eles.

Por isso, o sistema de gestão de transportes é fundamental para que a operação tenha êxito para trazer e levar cargas do ambiente interno da empresa para os pontos de distribuição e vice-versa.

Torre de Controle logística

Também conhecida como control tower, ou em português, apenas torre de controle, é a central de informações sobre todas as operações de pátio e transporte da empresa.

De forma prática, é uma sala onde os responsáveis por controlar e acompanhar as operações ficam, com atenção voltada para os KPI ‘s fornecidos pelos sistemas de gestão logística.

Importante diferenciarmos aqui as conhecidas centrais de monitoramento, das torres de controle.

As centrais de monitoramento podem ser várias e se dividem ao longo das regiões, suas funções são semelhantes, mas todas respondem a uma torre de controle específica.

Sendo assim, uma empresa pode ter várias centrais de monitoramento espalhadas pelo país, com o objetivo de dar mais suporte ao motorista, mas terá apenas uma torre de controle.

“A função da torre de controle é mostrar de forma antecipada onde estão os pontos de atenção e melhoria. Se engana quem pensa que a torre de controle é uma pessoa na frente de uma televisão, ela tem um coração por trás e tem muito planejamento. Ela é uma parte de um ecossistema que envolve pessoas, processos e tecnologia”, explica  Carlos Eduardo Santos, Gerente Corporativo de Logística da Rodonaves.

TPV (Tempo de Permanência de Veículo)

TPV, ou tempo de permanência de veículo, é uma métrica usada para medir quanto tempo um veículo permanece estacionado em um determinado local.

Geralmente, essa métrica é usada em pátios logísticos para controle de entrada e saída de veículos, bem como para cobrança de taxas de estacionamento com base no tempo de permanência.

O TPV pode ser medido de diferentes maneiras, como por meio de sensores de presença no solo ou com o uso de câmeras de vigilância que registram a entrada e saída dos veículos.

Esses dados são registrados em sistemas como um YMS, que calculam o tempo de permanência e geram relatórios de uso para análise de dados e tomada de decisões.

Track and Trace 

Track and trace, traduzido literalmente como rastreamento e rastreio, é um processo que envolve o monitoramento e localização de produtos ou remessas ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde o ponto de origem até o destino final.

Por meio de tecnologias como códigos de barras, RFID (identificação por radiofrequência) e sistemas de rastreamento, as empresas podem acompanhar o status e a localização das mercadorias em tempo real, fornecendo visibilidade e transparência aos clientes e às partes envolvidas no processo logístico.

Isso permite um melhor controle e gerenciamento das operações, além de possibilitar a identificação rápida de problemas ou atrasos, garantindo uma entrega eficiente e confiável.

Trackage

A Trackage é uma empresa de tecnologia voltada para a logística, dona do YMS que atende gigantes do setor como DHL e 3M, o YMS Trackage Maestro.

O produto passou por vários testes dentro das operações da DHL, tendo como projeto piloto a operação da 3M.

Desde então, a Trackage alcançou inúmeros clientes dentro e fora do Brasil. 

Além da DHL, 3M, Jeep, CSN, Shopee, ArcelorMittal, Whirlpool e Tigre, outras 3000 organizações utilizam a Trackage para otimizar suas operações de pátio (docas, portaria, agendamento, gestão de recursos, etc).

“Com funcionalidades que permitem à pessoa operadora ter uma torre de controle em tempo real, o Trackage Maestro traz visibilidade de ponta a ponta da Gestão de Pátio para tomadas de decisão tanto emergenciais quanto de planejamento”, explica  Igor Espírito Santo Moreira, CCO da Trackage.

Transbordo

No transporte de mercadorias o transbordo de cargas é a transferência dessas mercadorias de um meio de transporte para outro.

É uma opção muito utilizada no caso de multimodalidade de transporte.

É muito comum quando, por exemplo, um caminhão que transporta uma carga é parado pela fiscalização e é constatado o excesso de peso. Nesse caso, parte da mercadoria é transferida para outro veículo, distribuindo assim o peso da mesma.

Nos centros de distribuição também pode ocorrer, quando uma carga muito grande chega no CD e precisa ser dividida entre veículos no que chamamos de capilarização de entregas.

Transit Time 

O transit time, ou tempo de trânsito, refere-se ao período de tempo necessário para que uma mercadoria viaje de um ponto de origem para um destino final, passando por todas as etapas da cadeia de suprimentos, incluindo coleta, transporte e entrega.

O conhecimento preciso do transit time é crucial para o planejamento logístico, pois afeta o compromisso de entrega e a gestão de estoque.

Transportadora

Uma transportadora é uma empresa especializada em transportar mercadorias de um lugar para outro.

As transportadoras são responsáveis por coletar a carga do remetente, transportá-la por meio de caminhões, navios, aviões ou outros meios de transporte e entregá-la ao destinatário no destino final.

Transporte multimodal

O transporte multimodal é a utilização de mais de um modal de transporte (rodoviário, aéreo, aquaviário ou ferroviário) para a realização de uma entrega.

Isso pode ocorrer por diferentes questões, como por exemplo, a necessidade de distribuição de carga ou a agilização da entrega em grandes distâncias.

No transporte multimodal tudo é feito em uma única operação e sob um único contrato.

Tri-trem

Semelhante ao Bi-trem, é uma combinação de veículo de carga (CVC), formada por três semi-reboques que são conectados através de uma quinta roda.

O peso suportado por essa combinação chega a 74 toneladas, igual ao rodotrem, mas com características bem específicas (suas plataformas de carga dos semi-reboques medem cerca de 6 metros, tamanho das toras de madeira) dedicadas ao transporte florestal.

TRT

Sigla para Taxa de Restrição de Trânsito.

Essa taxa é utilizada para cobrir custos adicionais no caso de haver alguma restrição quanto à circulação de veículos de carga dentro de determinado município.

A Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística recomenda que essa taxa já seja repassada no valor do frete nas regiões metropolitanas, pois mesmo que no local de entrega não haja restrições, são grandes as chances do veículo ao longo do percurso passar por regiões que as tenham.


U

Umland

É todo o ambiente físico e os componentes de um porto.

Inclui infraestrutura como cais, espaço de atracação e profundidade; superestrutura como maquinários e armazéns e as tarifas e despesas geradas pelas operações do porto.


V

Valor Agregado

O valor agregado é aquele algo a mais que sua empresa oferece ao cliente.

Podendo ser desde brindes na compra de produtos, até serviços oferecidos gratuitamente, essa estratégia de venda tem como objetivo reforçar e fidelizar o cliente para garantir seu retorno.

Importante entendermos aqui que valor agregado são benefícios a mais do que aquilo que foi pago pelo cliente e não são necessariamente obrigatórios por parte da empresa.

Valor Contábil

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) define Valor Contábil como a quantia que um ativo é registrado na contabilidade da empresa.

Os ativos podem ser bens ou direitos que fazem parte do patrimônio da corporação.

Para calcular o valor contábil, primeiramente devemos saber quanto foi gasto em sua aquisição, para só então calcular a depreciação desse ativo com o passar do tempo.

VAN

Sigla para Value Added Networking (em português, Rede de Valor Agregado).

É um serviço privado de hospedagem que fornece às empresas maneiras seguras de enviar, receber e compartilhar informações entre suas partes.

Hoje em dia, com a evolução tecnológica, incluem coisas como criptografia de mensagens, e-mails seguros e relatórios de gerenciamento.

Entre as várias vantagens em seu uso:

  • Promovem o intercâmbio eletrônico de dados entre empresas;
  • Diminuem a quantidade de partes na comunicação, agindo como uma única intermediária;
  • Ajudam e muito a gerenciar a cadeia de suprimentos.

Vantagem competitiva

Esse termo não é restrito à logística, e sim ao mercado em geral. 

Ainda sim, é algo muito analisado em nossa área, pois conhecer as vantagens competitivas ajuda a aprimorar cada vez mais o negócio e suas operações.

De forma prática, é vantagem competitiva tudo que pode colocar a empresa à frente das suas concorrentes.

Dentro da logística, há diversas vantagens logísticas aplicáveis como:

  • menor tempo de entrega do produto;
  • eficiência nas operações de pátio;
  • rapidez no despacho do armazém;
  • adequação dos processos à ESG.

Além disso, a própria logística eficiente é vista como uma vantagem competitiva, por exemplo, no varejo.

Virtualização

Na tecnologia existe um conceito chamado virtualização que consiste em basicamente usar os recursos de um hardware disponível em um sistema de computação para simular um ou mais sistemas operacionais dentro dele e executá-los de forma isolada, ou seja, sem que um interfira no outro ou no sistema nativo do computador.

Ambientes virtuais são muito utilizados no sistema operacional Linux para testes (chamados de máquinas virtuais), embora também possa ser feito em Windows.

VPN

Sigla para Virtual Private Network (ou Rede Virtual Privada), é uma ferramenta de acesso à internet que criptografa sua conexão com a internet e disfarça sua identidade na rede.

Em teoria, isso deixa mais difícil que possa rastrear sua conexão e roubar seus dados pela internet.

Quando você acessa a internet por um VPN, o servidor VPN é que se tornará a fonte dos seus dados. 

Na prática, isso significa que se tentarem rastrear sua conexão, não poderão ver quais dados são enviados ou recebidos por você.

É como se o VPN fosse um filtro onde seus dados se tornam ilegíveis e o rastreamento da sua conexão uma coisa inútil.

Além de tornar a conexão mais segura, o uso de um VPN traz benefícios como segurança na transferência de dados e acesso a conteúdos regionais restritos (como streamings esportivos que funcionam apenas na europa, por exemplo).


W

WMS – Warehouse Management System 

O Sistema de Gerenciamento de Armazéns melhora a gestão e controle das tarefas a serem desempenhadas pela equipe, fazendo com que toda a operação seja melhor aproveitada, gerando mais economia de tempo e de recursos.

Nos sistemas mais atuais, ocorre uma grande flexibilidade. As empresas conseguem adaptá-los às suas mudanças de estoque, adotando um jeito próprio de gerenciá-lo.


Y

YMS -Yard Management System

Em português, YMS significa: Sistema de Gerenciamento de Pátio. Uma solução digital criada para empresas que precisam modernizar o monitoramento do setor logístico.

É utilizado por indústrias de diversos segmentos, por ser um modelo de gerenciamento que consegue se adaptar a diferentes setores e necessidades de mercado.Na prática, o YMS atua especificamente na gestão de pátio e dá ao gestor uma visão completa de toda a movimentação desde a chegada de um veículo na portaria (check in) até a sua liberação (checkout).

“Para a gestão de pátio, o YMS precisa ter e dar visibilidade de ponta a ponta dentro da cadeia logística. Desde o momento que o veículo sai para buscar ou deixar uma carga, enquanto ele está no pátio, o momento de entrada e saída da portaria, se cumpriu a janela do horário, tudo que possa proporcionar um menor tempo possível dentro do pátio”, explica Victor Hugo, CEO e fundador da Trackage. 


Z

Zona de Livre Comércio

É um acordo feito entre blocos econômicos compostos por países que querem a isenção de taxas de importação para determinados produtos.

Isso estimula o intercâmbio de produtos e ajuda no desenvolvimento de um bloco econômico.
Essa redução das taxas alfandegárias aumenta a margem de lucro das empresas. Com esse incentivo, as empresas produzem mais e consequentemente mais empreendimentos e postos de trabalho são gerados.