Transportando sucesso: como a Braskem reduziu as filas na portaria

Transportando sucesso DHL Braskem
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Líder na produção de resinas termoplásticas nas Américas, a Braskem é uma empresa petroquímica brasileira de atuação global, com 40 unidades industriais no mundo, sendo 29 delas instaladas no Brasil. 

A marca tem como propósito criar soluções sustentáveis da química e do plástico para a melhoria da vida das pessoas em setores como moradia, alimentação e mobilidade.

Com duas de suas plantas petroquímicas localizadas na unidade de Duque de Caxias (RJ), a operação da Braskem expede cerca de 3,4 mil toneladas por dia, utilizando uma frota de 136 veículos, só na filial carioca. 

Para isso, a empresa conta com os serviços da DHL, operadora logística que atende as operações de ensaque e expedição das unidades da Braskem no Rio de Janeiro e em Triunfo (RS). 

E é na Baixada Fluminense que a parceria entre Braskem, DHL e Trackage iniciou, com a implantação do YMS Trackage Maestro, no início de 2022. 

Os detalhes e resultados você confere no artigo abaixo! 

1 → Desafios na pandemia 

Um dos maiores desafios na gestão de um pátio é evitar atrasos na operação, sendo um dos principais gargalos do processo as filas de caminhões na portaria para alcançar esse objetivo. 

De acordo com Alessandra dos Santos Fortes, Supervisora de Operações da DHL, a aglomeração na entrada da unidade da Braskem, em Duque de Caxias (RJ), se intensificou com a pandemia e passou a gerar uma espera média de 40 a 50 minutos. 

Com isso, além de afetar a segurança das pessoas envolvidas, a fila de caminhões também causava atrasos nas operações. 

“Antes da implementação do YMS Trackage Maestro, localizar e entrar em contato com cada motorista era uma demanda DHL. E quando havia um atraso,  isso impactava desde o reagendamento ─ que dependendo da janela poderia ficar para o dia seguinte ─, até a jornada dos demais caminhões”, explica Alessandra. 

Segundo ela, na tentativa de ter uma comunicação em tempo real com motoristas e reduzir a aglomeração na portaria, foram adotados pagers, que eram entregues aos profissionais. Porém a ação não foi efetiva. 

A solução veio por meio de uma visita às operações de outro cliente da DHL, a L’oréal, que utiliza o sistema logístico da Trackage desde 2020 e alcançou resultados significativos na otimização de seus processos.

2 → Parceria de sucesso

Ao conferir o desempenho do software na L’oréal, o mapeamento dos processos da Braskem deu o pontapé inicial para a implementação do YMS Trackage Maestro. 

“Nossa equipe visitou as plantas para conhecer de perto a realidade da unidade. Dessa forma, foi possível entender melhor a demanda e como o produto poderia ajudar a operação”, conta Júlia de Araújo, Coordenadora de Sucesso do Cliente da Trackage.

Em pouco tempo, de acordo com Alessandra, o sistema eliminou definitivamente a aglomeração de motoristas na entrada da unidade e ainda trouxe outros benefícios para a operação, como a visibilidade em tempo real e a possibilidade de trabalhar de forma antecipada. 

O controle e monitoramento por meio da ferramenta também tornou a operação da Braskem mais independente, diminuindo a necessidade constante de conferir papéis, manter contato por rádio ou acionar a DHL. 

“O acesso à informação é muito rápido e fácil. Com o YMS Trackage Maestro, a equipe consegue saber o status de um veículo em um clique. Isso faz toda a diferença”. 

Autonomia, segurança e comodidade para motoristas

Outro destaque é para a melhora na comunicação com motoristas e as vantagens que isso trouxe para os próprios profissionais. 

Segundo ela,  o sistema logístico oferece dinamismo e independência, uma vez que, por meio do aplicativo, os profissionais conseguem visualizar o horário da sua janela de agendamento e recebem notificação de cada etapa do processo. 

“O motorista é totalmente autônomo, totalmente independente”. 

Por serem plantas com grau de periculosidade, Alessandra explica que o motorista tem sua saída do caminhão controlada. E com o acompanhamento das etapas em tempo real, a ferramenta evita a necessidade do profissional de descer frequentemente do veículo para conferir a carga e o processo ─ o que antes era comum ─, garantindo mais segurança a todos.

Painel de status

A unidade da Braskem ainda conta com uma sala para motoristas que optam por aguardar o processo, com dois televisores no ambiente, sendo um deles exclusivamente para o painel de status do YMS Trackage Maestro. 

“Em uma das TVs eles podem assistir a um esporte ou notícia e, na outra, conferir o status da sua carga. Por mais que recebam a notificação via app, os motoristas gostam de acompanhar seus nomes e essa comodidade foi algo bem valioso para a operação”, pondera Alessandra. 

Mais eficiência e economia 

Entre os demais impactos positivos que a solução Trackage gerou à operação da Braskem, também foi possível reduzir o uso de combustível e digitalizar processos. 

Com isso, a operação ganhou mais eficiência com relação ao planejamento de estratégias e agilidade nas tomadas de decisão, além de obter economia na cadeia de suprimentos.

“Nosso principal objetivo ao contratar a ferramenta não era esse, mas quando se tem um melhor controle do pátio o processo se torna mais ágil e dinâmico, eliminando os pontos de ociosidade e gerando economia”, explica Alessandra. 

Além disso, segundo Alessandra, ao visualizar toda a operação por meio do sistema, a equipe também tem um maior controle sobre o tempo de permanência do veículo no pátio, eliminando o risco de multas para a empresa.  

3 → Inovação a caminho de Triunfo 

Com os resultados positivos obtidos em Duque de Caxias (RJ), o objetivo agora é rodar o YMS Trackage Maestro também na unidade que atende as plantas da Braskem em Triunfo, no Rio Grande do Sul.

De acordo com Júlia de Araújo, Coordenadora de Sucesso do Cliente da Trackage, o próximo passo é conhecer o fluxo da unidade para iniciar a implementação do software com base no que foi criado para as plantas de Duque de Caxias. 

A ideia é padronizar toda a operação com o auxílio do YMS Trackage Maestro, tornando a gestão de pátio em ambas as unidades muito mais eficiente.

Segundo Alessandra, a implementação do software na unidade da Braskem é considerada um case de sucesso dentro da própria DHL. 

“É uma ferramenta muito simples e intuitiva de usar e entrega o resultado que esperamos. Ela veio para agregar e isso é só o início”, finaliza.