Condomínios Logísticos: o que são e como funcionam 

pátio de condomínios logísticos
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Um condomínio logístico é um espaço para hospedagem e operação de uma ou mais empresas para fins logísticos. 

É preciso economizar.

Essa é uma máxima que acreditamos que todos estão de acordo. De 2020 para cá a situação financeira de muitas empresas precisou se adaptar para sobreviver dentro do mercado.

O gasto consciente, buscando sempre o custo benefício, passou a ser a chave para isso.


Construídos para atender uma ou várias empresas do setor, os condomínios logísticos podem desafogar seu negócio e ainda fornecer a eficiência que você precisa.

Os condomínios logísticos passaram a ser uma grande saída para muitas empresas que não podiam arcar com altos custos de infraestrutura e também não podiam esperar muito.

Algumas empresas hoje em dia investem nesses espaços, como é o caso da Fulwood, que é uma incorporadora de galpões e condomínios logístico-industriais e presta serviço para outras empresas de logística.

Além disso, atualmente na construção de um condomínio logístico, leva-se muito em consideração o fator ESG (Governança ambiental, social e corporativa). 

Um exemplo disso é a Log Commercial Properties, que tem 39 condomínios logísticos espalhados por 18 Estados do país, e cujos dois projetos atuais (localizados em Itapeva/MG e Viana/ES), tem foco total em conseguir o certificado LEED, mundialmente reconhecido pela sustentabilidade.

Outra empresa que tem investido pesado no desenvolvimento sustentável de seus projetos é a Retha Imóveis.

A empresa adere à construção pré-fabricada, o que gera menos resíduos, além de usar energia por painéis solares e ter sistemas próprios de esgoto.

1 → Como funcionam os condomínios logísticos

Os condomínios logísticos abrigam dentro deles várias empresas que fazem uso do seu espaço e dividem suas despesas.

Dentro de um condomínio logístico, tanto estocagem, quanto distribuição podem ser feitos por diferentes empresas, dependendo do modelo do condomínio.

Sendo assim, podemos dividir os condomínios por suas funções.

Armazenagem

É comum vermos em um condomínio logístico inúmeros espaços destinados ao estoque de empresas que contratam o serviço. O motivo? O custo benefício como principal vantagem.

ter seu estoque localizado em um condomínio logístico, na prática, sai mais barato, já que toda a infraestrutura do local e seus gastos são de responsabilidade da construtora, e não sua.

O ritmo de trabalho na armazenagem de um condomínio logístico também é diferente do modelo de armazém clássico, onde as mercadorias são deixadas empilhadas e só quando for o momento de despacho, são mexidas.

Isso acontece porque muitas vezes o condomínio realiza tanto o processo de armazenagem quanto o de Cross Docking, como veremos a seguir.

Carga e descarga

O sistema mais utilizado de carga e descarga em um condomínio logístico é o Cross docking.

A praticidade no aproveitamento do espaço fornecido no sistema de distribuição Cross Docking é uma grande vantagem, pois como não utiliza-se estocagem e armazenamento nesse sistema, o espaço do condomínio pode ser melhor administrado e dividido para fins específicos de cada empresa.


Você sabia?

No modelo de distribuição Cross docking, não há armazenamento das mercadorias descarregadas na doca, pois elas já vão para lá com o pedido feito por um cliente, sendo transferidas direto para o carregamento, assim que chegam no lugar.

Imagine que um caminhão com determinados produtos já saia do fabricante para descarregá-los na doca da empresa reservada para descarga. 

Assim que a mercadoria é descarregada nesta doca, será transferida para uma doca especialmente reservada para o carregamento, e após fazê-lo, partirá já em rota de entrega para o cliente.


Industrial

Nesse modelo de utilização do condomínio logístico, ambos os serviços citados acima são utilizados em um mesmo espaço, dependendo do que a empresa precisa.

É normal que em um dia, por exemplo, o espaço seja utilizado apenas para armazenagem, e no outro já seja adaptado para o carregamento/descarregamento de mercadorias.

Essa flexibilidade permite que o lugar seja adaptado às diferentes necessidades das empresas que atende diariamente.

A personalização das instalações aqui é um grande diferencial, permitindo que seja usado por manufactura.

Misto

Muito semelhante ao Industrial. Aqui, o espaço é compartilhado entre as funções de armazenagem e distribuição de carga, porém, de forma simultânea.

É muito utilizado por redes varejistas.

2 → Quais os tipos de condomínios logísticos?

Individual

Como o próprio nome sugere, nesse condomínio, sua utilização pertence a apenas uma empresa que alugou seus serviços.

A vantagem desse tipo de condomínio logístico é que sua personalização enquanto usado pela respectiva empresa que o contratou, será voltada única e exclusivamente para ela.

Sua adaptação de serviços, o aproveitamento do seu espaço, a infraestrutura, tudo gira em torno do negócio da empresa que contratou esse condomínio logístico.

Em contrapartida, se ficar vago futuramente, o processo de readaptação para outra empresa acaba sendo mais oneroso e muito provavelmente repassado no custo final de sua locação para o novo cliente.

Vale lembrar que em um condomínio logístico individual, sua construção pode ser feita sob encomenda pela empresa que o contratar, não se limitando apenas ao aluguel de um espaço já existente.

Flex

Nesse tipo de condomínio logístico, sua utilização é feita com o objetivo de atender todos os tipos de demandas dos mais diversos clientes.

Armazenagem e distribuição de carga podem ser feitas dentro do seu espaço e mais de uma empresa utiliza seus serviços.

No planejamento de construção desse tipo de condomínio, os investidores o fazem sem ter nenhuma empresa em vista, ou seja, diferente do condomínio individual que muitas vezes é feito sob encomenda para uma empresa específica, aqui não há garantia de locação.

3 → Vantagens de atuar em condomínios logísticos

Redução de custos

Vamos começar falando daquilo que mais chama a atenção de qualquer um que pretenda investir em tempos de crise: redução de custos.

Pois é, em um lugar onde a infraestrutura e todos os seus gastos não são mais de responsabilidade da sua empresa, já era de se esperar que financeiramente fosse bem mais em conta.

Gastos como segurança, reformas do espaço físico, compra de terreno, colaboradores externos (como equipe de limpeza e refeitório), e muitos outros ficam por conta da construtora, dona do local.

Isso livra a empresa de um gasto muito maior, caso optasse por investir em um local próprio, além do tempo que seria empregado nisso, podendo levar meses.

Segurança

Outro diferencial no condomínio logístico é a segurança do local.

Geralmente feita por uma empresa externa contratada pela construtora, as mercadorias são  monitoradas por uma equipe voltada para isso, evitando o risco de furtos e roubos de cargas.

Infraestrutura

Quando se fala em infraestrutura, a primeira coisa que nos vem à mente é o local físico e todas as condições operacionais que ele fornece aos clientes. Porém, dentro disso, também há outros serviços de grande importância, como alimentação, higiene, acomodações.

É comum encontrar refeitórios, estacionamentos, vestiários e até mesmo salas de reuniões dentro dos condomínios logísticos. 

Não é nem uma questão de conforto, e sim de utilidade para as empresas, já que o principal diferencial de um condomínio logístico é eliminar a necessidade do cliente precisar procurar outros serviços por fora.

Localização

Condomínios logísticos sempre estão próximos à rodovias e áreas que facilitam bastante o processo de entrada e saída de veículos, assim como a distribuição de cargas.

Essa construção e localização estratégica dá ao cliente que aluga os serviços do lugar, uma grande vantagem por não precisar se preocupar com a logística de tráfego dos veículos em áreas urbanas.

4 → Como escolher um condomínio logístico

Como sempre falamos aqui, não adianta ter a melhor ferramenta nas mãos, se não entender seu uso.

Compreender por completo seu negócio e quais são as necessidades dele, é o primeiro passo para poder escolher um condomínio logístico que possa atender o que sua empresa precisa.

Tendo isso em mente, podemos citar a localização primeiramente, como um dos fatores mais importantes para essa escolha.

Analisar a rotina de tráfego de distribuição e as rotas dos motoristas é importante para ter uma noção de onde será o melhor local que atenda a maior quantidade possível dos seus motoristas.

Depois disso, se identificada qual a maior necessidade dentro da gestão logística da sua empresa, é necessário ver que serviço mais carece de melhorias.

É o armazenamento? Se for o caso, ver se o espaço fornecido pelo condomínio logístico de seu interesse, realmente comporta tudo que sua empresa precisa armazenar, é essencial.

A armazenagem está em dia, mas sua empresa carece de melhorias na parte de distribuição?

Nesse caso, analisar o espaço reservado para a distribuição e se o condomínio realiza Cross Docking (no caso da sua empresa precisar para economizar com armazenagem) é importante, assim como entender como funciona dentro do galpão (se o modelo do condomínio faz mudanças diárias de estrutura ou se realiza armazenagem ao mesmo tempo).

Algo que ainda pode melhorar e muito a logística de distribuição é o uso de um YMS para gerenciar as docas do condomínio.

Você tem o custo benefício de um local alugado que te livra dos encargos com infraestrutura e demais responsabilidades, aliado à praticidade e economia a médio e longo prazo de um software de gestão como o YMS Trackage Maestro.


É preciso se reinventar todos os dias dentro da logística. Na verdade, é preciso se reinventar dentro de qualquer mercado se quiser superar a concorrência e ser referência na sua área de atuação.

Sempre falamos sobre a tecnologia da logística 4.0 aqui como principal diferencial competitivo nos tempos atuais, mas o custo benefício também é peça fundamental para não só evoluir dentro do setor, como também não se afundar em gastos desnecessários, ainda mais em tempos em que não se pode arriscar jogar dinheiro fora.

Nós da Trackage estamos aqui para informar e ajudar você, gestor, operador ou amante da logística, a compreender a melhor forma de investir dentro dessa área complexa e importante para o nosso dia-a-dia.