As soluções de IoT ou Internet das Coisas (ou IoT, do termo inglês Internet of Things), segundo pesquisa da Economist Intelligence Unit (EIU), é a revolução silenciosa, cuja hora finalmente chegou.
O que significa Internet das Coisas?
A origem do termo Internet das Coisas é atribuída a Kevin Ashton, empreendedor do MIT. Ele usou o termo em uma apresentação para a P&G em 1999 e, mais tarde em 2009, ele referenciou novamente o termo em um artigo para o RFIDJournal .
Segundo Kevin, a partir do momento que os computadores fossem capazes de reunir dados relevantes a respeito de um objeto sem qualquer ajuda humana, nós seríamos capazes de rastrear e contar tudo que existe, reduzir desperdícios e custos.
Através de cálculos pré-programados, saberíamos de forma automática o exato momento de agir, seja essa ação substituir uma peça, reparar uma máquina, recuperar um objeto furtado, dentre infinitas possibilidades.
Resumindo, Internet das Coisas é a capacidade de conectar qualquer objeto à rede mundial de computadores, também conhecida como Internet. Essa é basicamente uma das definições mais aceitas para a Internet das Coisas, ou IoT.
O momento de soluções de IoT já chegou.
Hoje podemos conectar tudo que existe. Podemos obter inúmeros dados de objetos de acordo com nossas necessidades, otimizando processos, maximizando lucros e aumentando a produtividade.
A Internet das Coisas pode melhorar a sua vida, a sua cidade e a produtividade da sua empresa. Inclusive já falamos aqui no Blog do quanto ela pode melhorar a experiência dos viajantes.
E a Trackage com isso?
A Trackage surgiu exatamente no boom de soluções de IoT e hoje é considerada referência no setor.
O insight para a criação da startup ocorreu no fim de 2013, quando o treinador do Atlético Mineiro teve sua bagagem extraviada ao viajar para um campeonato e, segundo alguns torcedores, essa foi a causa da derrota do time. Veja a história completa na reportagem do G1.
Solução IoT para o usuário final
A Trackage surgiu com a proposta de proporcionar maior segurança às malas despachadas em aeroportos, vendendo um dispositivo diretamente ao usuário final, o viajante.
Através do dispositivo GPS, as malas são conectadas à internet e o viajante pode acompanhar pelo próprio smartphone a localização exata da sua mala (evitando extravio) e também receber alertas de violação em tempo real.
O dispositivo já está em pré-venda no site da empresa, com o custo de R$ 349,00.
Solução para Empresas
O que nem a própria Trackage conseguiu prever no início (comum no mercado de startups) é a quantidade de demanda que existe para sua tecnologia. Utilizar Internet das Coisas, hoje em dia, passou a ser uma necessidade e vantagem competitiva.
Em poucos meses, a startup passou a vender soluções de IoT personalizadas de monitoramento inteligente para várias empresas, inclusive multinacionais. Algumas delas nem faziam ideia do quanto a tecnologia poderia otimizar seus processos.
A proposta atual da Trackage vai muito além de vender um dispositivo. É de rastrear e fornecer informações de TUDO que é importante.
A revolução apontada por Kevin Ashton, onde seríamos capazes de rastrear e contar qualquer coisa, finalmente aconteceu.
Dentre a carteira de clientes da Trackage já figuram grandes nomes, como Latam, Porto Seguro e April.
Saiba mais sobre a Trackage.
Setores
A Internet das Coisas permite o monitoramento de absolutamente qualquer coisa. Por enquanto, a Trackage identificou quatro setores (Automobilístico, Turismo, Cargas e Ativos) que necessitam da tecnologia e já está oferecendo diversas soluções a eles. Saiba quais são:
Automobilístico
Soluções de Geolocalização em tempo real de autos, otimização e acompanhamento de rotas, velocidade, aceleração e relatórios de como o motorista está dirigindo (Perfil de Direção).
Turismo
Geolocalização em tempo real de malas, além de alertas de extravio e violação das mesmas via aplicativo mobile. Conheça nossos planos empresariais para revenda.
Cargas
Geolocalização em tempo real de cargas, alertas em caso de roubo ou violação, controle de rotas e relatórios de ociosidade.
Ativos
Monitoramento de ativos patrimoniais via etiquetas com identificação por radiofrequência (RFID), sendo possível determinar a exata localização de cada ativo via web ou smartphone.
Deseja monitorar algo diferente? Fale com um consultor Trackage!
Isso é Internet das Coisas!
Um mundo de possibilidades de avanço tecnológico nas mais diversas áreas, com uma previsão de crescimento que desperta nosso interesse e ativa nossa imaginação. TUDO pode ser conectado e consequentemente melhorado.
Aguarde os próximos capítulos.
Até a próxima!